MP recomenda ações contra paredões em quatro municípios do Sudoeste
MP recomenda ações contra paredões em quatro municípios do Sudoeste
Medida abrange Iuiu, Feira da Mata, Malhada e Carinhanha.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O Ministério Público da Bahia (MP-BA) expediu uma recomendação para combater a poluição sonora em quatro municípios do sudoeste do estado – Iuiu, Feira da Mata, Malhada e Carinhanha. A medida, enquadrada no Procedimento Administrativo nº 064.9.310763/2026, visa reduzir os transtornos causados por sons automotivos ("paredões") e ruídos excessivos em estabelecimentos e residências, reiterando que a poluição sonora é um problema de saúde pública e que a perturbação do sossego pode ocorrer a qualquer horário.
- Assinada pela promotora Michely Queiroz de Oliveira, a recomendação determina que proprietários e condutores de veículos evitem sons audíveis fora dos automóveis em vias públicas. Órgãos como Polícia Militar, Polícia Civil, Guardas Municipais e trânsito foram orientados a intensificar a fiscalização, com blitze, multas e apreensão de veículos, podendo os infratores responder por crime ambiental. As prefeituras têm dez dias úteis para informar ao MP sobre as providências, incluindo fiscalização próxima a hospitais e escolas, e concessão de autorizações para eventos com som automotivo apenas em locais afastados de áreas residenciais.
Igreja Matriz de Carinhanha - Foto: reprodução
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou uma série de medidas para combater a poluição sonora nos municípios de Iuiu, Feira da Mata, Malhada e Carinhanha, no sudoeste do estado. A iniciativa tem como objetivo reduzir transtornos causados por sons automotivos, conhecidos como "paredões", além de ruídos excessivos em estabelecimentos comerciais e residências. A recomendação foi expedida no âmbito do Procedimento Administrativo nº 064.9.310763/2026 e destaca que a poluição sonora é considerada um problema de saúde pública. No documento, o órgão também esclarece que a perturbação do sossego e a poluição sonora podem ser caracterizadas em qualquer horário, independentemente da crença popular de que sons altos seriam permitidos antes das 22h. A recomendação, assinada pela promotora de Justiça Michely Queiroz de Oliveira, determina que proprietários e condutores de veículos evitem utilizar equipamentos sonoros audíveis fora dos automóveis quando estiverem em vias públicas. Para reforçar a fiscalização, a Polícia Militar, Polícia Civil, Guardas Municipais e órgãos de trânsito foram orientados a realizar blitze, aplicar multas, apreender veículos irregulares e encaminhar infratores às delegacias. Dependendo da situação, os responsáveis poderão responder por crime ambiental, cuja pena pode chegar a quatro anos de reclusão. O Ministério Público também recomendou que as prefeituras intensifiquem a fiscalização, principalmente em áreas próximas a hospitais, unidades de saúde e escolas. O documento ainda estabelece que eventuais autorizações para eventos com som automotivo devem ser concedidas apenas em locais afastados de áreas residenciais. Os municípios têm prazo de dez dias úteis para informar ao MP quais providências serão adotadas para cumprir a recomendação.
Polícia Civil amplia operação para o São João no Sudoeste da Bahia
Polícia Civil amplia operação para o São João no Sudoeste da Bahia
Delegacias especiais, equipes táticas e novas viaturas serão empregadas durante os festejos.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Polícia Civil da Bahia montou uma operação especial para reforçar a segurança durante os festejos de São João e São Pedro na região sudoeste do estado. A mobilização ocorre entre os dias 19 e 24 de junho, com ações que seguem até o fim do mês.
- A operação contará com postos especiais próximos aos circuitos das festas, equipes veladas circulando entre o público e policiais atuando de forma ostensiva. Além disso, 20 novas viaturas serão destinadas à região, incluindo dois veículos semiblindados, aumentando a capacidade de atendimento das equipes durante o período festivo.
Foto: Divulgação | Polícia Civil
A Polícia Civil da Bahia montou uma operação especial para reforçar a segurança durante os festejos de São João e São Pedro na região sudoeste do estado. A mobilização ocorre entre os dias 19 e 24 de junho, com ações que seguem até o fim do mês. Entre as medidas adotadas estão a implantação da Sala de Consciência Situacional, o emprego de equipes do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI), além da instalação de Delegacias Especiais de Área (DEA) em cidades com grande fluxo de público. Os municípios de Jequié, Ibicuí e Vitória da Conquista contarão com postos especiais próximos aos circuitos das festas para agilizar o atendimento à população. Nas demais cidades, as Delegacias Territoriais funcionarão em regime de plantão. A operação também contará com policiais atuando de forma ostensiva e com equipes veladas circulando entre o público para prevenir e combater crimes durante os eventos. Segundo a Polícia Civil, o reforço inclui ainda 20 novas viaturas destinadas à região sudoeste, entre elas dois veículos semiblindados, ampliando a capacidade de atendimento das equipes durante o período festivo. O objetivo é garantir mais segurança para moradores e visitantes que participam das celebrações juninas nos municípios da região.
Região: Homem invade igreja e furta dinheiro de cofres de dízimo
Região: Homem invade igreja e furta dinheiro de cofres de dízimo
Ação foi registrada por câmeras de segurança; Polícia Civil investiga o caso.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Polícia Civil investiga o furto ocorrido na noite de quarta-feira (10) na Igreja Matriz da Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita, em Planalto, sudoeste da Bahia. Um homem invadiu o templo por uma janela, teve acesso à secretaria paroquial e furtou uma quantia em dinheiro, deixando os ambientes revirados. A ação foi flagrada por câmeras de segurança, que registraram o momento em que o invasor manipulou cofres de doações. Até o momento, o suspeito não foi identificado, e equipes policiais realizam diligências para localizá-lo.
- A Pastoral de Comunicação da paróquia informou que os cofres destinados à coleta do dízimo foram violados por volta das 23h. A comunidade religiosa manifestou solidariedade ao pároco Alexandre Márcio e aos funcionários. A Arquidiocese de Vitória da Conquista também lamentou o incidente, destacando que o furto afeta não apenas o patrimônio da igreja, mas também os fiéis que contribuem com as atividades paroquiais, e afirmou estar em oração pela comunidade católica de Planalto.
Foto: Reprodução
A Polícia Civil investiga o furto registrado na noite de quarta‑feira (10) na Igreja Matriz da Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita, em Planalto, no sudoeste da Bahia. Segundo a corporação, um homem invadiu o templo por uma janela, teve acesso ao interior da igreja e da secretaria paroquial, furtou uma quantia em dinheiro e deixou os ambientes revirados. Até a última atualização, o suspeito não havia sido identificado. Equipes da Polícia Civil realizam diligências para tentar localizá‑lo. A ação foi registrada por câmeras de segurança instaladas no local. As imagens mostram o momento em que o invasor entra na igreja e manipula um dos cofres usados para guardar doações. Em nota, a Pastoral de Comunicação da paróquia informou que a invasão ocorreu por volta das 23h e que os cofres fixados nas paredes, destinados à coleta do dízimo, foram violados. A comunidade religiosa manifestou solidariedade ao pároco Alexandre Márcio e aos funcionários da secretaria. A Arquidiocese de Vitória da Conquista também lamentou o ocorrido e afirmou que o furto atinge não apenas o patrimônio da igreja, mas também os fiéis que contribuem com as atividades paroquiais. A instituição disse ainda que está em oração pela comunidade católica de Planalto.
Acadepol capacita policiais civis da região Sudoeste
Acadepol capacita policiais civis da região Sudoeste
Curso de 40 horas reuniu delegados e investigadores de cinco coordenadorias regionais, com foco em atendimento tático, armamento e operação com fuzis.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Academia da Polícia Civil da Bahia (Acadepol) concluiu, em Vitória da Conquista, mais uma etapa do Projeto Acadepol Presente, iniciativa que visa a capacitação e o aperfeiçoamento de servidores que atuam no interior do estado. O treinamento, com 40 horas de duração ao longo de quatro dias, reuniu 20 delegados e investigadores das cinco Coordenadorias Regionais de Polícia (Coorpins) da Dirpin/Sudoeste, incluindo a participação de quatro mulheres. A capacitação focou em módulos operacionais, abrangendo Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH), manuseio de pistola Glock G22 e operação dos fuzis Arad 5.56 e Arad 7.
- Segundo o delegado Roberto Júnior, diretor da Dirpin/Sudoeste, a frequência desses treinamentos reforça o compromisso da Polícia Civil com a qualificação permanente, visando fortalecer a atuação dos profissionais e elevar a qualidade dos serviços prestados à população. A investigadora Mônica Celir, uma das participantes, enfatizou a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos nas operações diárias e a importância da crescente presença feminina em cursos operacionais, destacando um avanço na ocupação de espaços e na confiança para o desempenho das funções policiais.
Foto: Divulgação | Polícia Civil
A Academia da Polícia Civil da Bahia (Acadepol) concluiu, nesta quinta-feira (11), em Vitória da Conquista, mais uma etapa do Projeto Acadepol Presente, iniciativa voltada à capacitação e ao aperfeiçoamento de servidores que atuam no interior do estado. O treinamento reuniu delegados e investigadores das cinco Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) que integram a área de atuação da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste). Realizada ao longo de quatro dias, a capacitação contou com carga horária de 40 horas e combinou atividades teóricas e práticas. O conteúdo foi dividido em módulos voltados à atuação operacional dos policiais civis. A programação incluiu treinamento em Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH), manuseio e prática de tiro com pistola Glock G22, além de instruções para operação dos fuzis Arad 5.56 e Arad 7. Ao todo, 20 servidores concluíram o curso com aproveitamento integral. Entre os participantes estavam quatro mulheres, reforçando a presença feminina em atividades operacionais da instituição. Segundo o diretor da Dirpin/Sudoeste, delegado Roberto Júnior, a realização frequente de treinamentos na região demonstra o compromisso da Polícia Civil com a qualificação permanente dos seus quadros. De acordo com ele, a formação continuada contribui para fortalecer a atuação dos profissionais e ampliar a qualidade dos serviços prestados à população. A investigadora Mônica Celir, uma das participantes, destacou a importância da capacitação para o exercício da atividade policial. Ela afirmou que os conhecimentos adquiridos poderão ser aplicados diretamente nas operações e diligências do dia a dia, especialmente em situações que exigem maior preparo técnico e operacional. A servidora também ressaltou a crescente participação das mulheres em cursos dessa natureza. Para ela, a presença feminina em treinamentos operacionais representa um avanço na ocupação de espaços dentro da instituição e reforça a confiança para o desempenho das funções policiais.
Discussão sobre filhos termina em ocorrência policial em Encruzilhada
Discussão sobre filhos termina em ocorrência policial em Encruzilhada
Mulher afirmou ter sido agredida e ameaçada de morte pelo ex-companheiro; arma artesanal carregada foi encontrada durante a ocorrência.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Policiais militares da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionados para atender uma denúncia de violência doméstica na zona rural de Encruzilhada, sudoeste da Bahia, na noite de terça-feira (2). A ocorrência, na comunidade de Vila do Café, envolveu um ex-casal em meio a uma discussão sobre os filhos. A mulher relatou ter sido agredida fisicamente pelo ex-companheiro, que teria usado uma espingarda artesanal para ameaçá-la de morte.
- Após buscas, o homem foi encontrado e apresentou uma versão diferente, alegando legítima defesa contra agressões da ex-companheira. Durante a averiguação, os policiais localizaram uma espingarda artesanal calibre .36 carregada, apesar do suspeito negar ligação com a arma. Diante das versões conflitantes e dos indícios, os envolvidos foram encaminhados para atendimento médico e, posteriormente, apresentados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) em Vitória da Conquista, com o caso sendo registrado sob a Lei Maria da Penha para investigação da Polícia Civil.
Foto: Reprodução
Uma denúncia de violência doméstica levou policiais militares da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) até a zona rural de Encruzilhada, no sudoeste da Bahia, na noite de terça-feira (2). A ocorrência foi registrada na comunidade de Vila do Café e envolveu um ex-casal que teria se desentendido durante uma discussão relacionada aos filhos. Segundo informações apuradas pelas forças de segurança, a equipe foi acionada após relatos de agressão e ameaças no imóvel. Ao chegar ao local, os policiais ouviram a versão da mulher, que afirmou ter sido agredida fisicamente pelo ex-companheiro durante a discussão. Ainda de acordo com o relato da vítima, o homem teria utilizado uma espingarda artesanal para intimidá-la e fazer ameaças de morte. Diante da denúncia, os militares iniciaram buscas para localizar o suspeito e esclarecer os fatos. Ao ser encontrado, o homem apresentou uma versão diferente da ocorrência. Ele alegou que teria reagido após ser agredido pela ex-companheira e sustentou que agiu em legítima defesa. Durante a averiguação, os policiais localizaram uma espingarda artesanal calibre .36 nas proximidades da abordagem. A arma estava carregada com três cartuchos. Apesar da apreensão do material, o suspeito negou qualquer vínculo com o armamento. Diante das versões conflitantes e dos indícios encontrados no local, os envolvidos foram encaminhados inicialmente para atendimento médico e realização dos exames de praxe. Posteriormente, o ex-casal e a arma apreendida foram apresentados no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), em Vitória da Conquista. O caso foi registrado pela autoridade policial responsável, que adotou os procedimentos previstos na Lei Maria da Penha. A Polícia Civil dará continuidade às investigações para esclarecer as circunstâncias da ocorrência e apurar as responsabilidades de cada envolvido.
Região: Homem morre após cair de cavalo durante cavalgada
Região: Homem morre após cair de cavalo durante cavalgada
Vítima foi encontrada às margens da BA‑888; corpo foi levado para o IML de Jequié
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Um homem de 47 anos morreu em um acidente de cavalo durante uma cavalgada em Irajuba, Bahia, no domingo (31). A vítima, identificada como Raiomonildo Souza Santana, foi encontrada sem vida às margens da estrada BA-888.
- A Polícia Militar investigará as causas da morte, que incluem a possibilidade de o homem ter se desequilibrado e caiu do animal.
Foto: Reprodução | Blog Marcos Frahm
Um homem de 47 anos morreu após cair de um cavalo durante uma cavalgada realizada neste domingo (31) em Irajuba, no sudoeste da Bahia. A vítima foi identificada como Raiomonildo Souza Santana. Segundo informações da Polícia Militar, o homem participava do evento quando se desequilibrou e caiu do animal. Ele foi encontrado sem vida às margens da BA‑888, próximo ao local da cavalgada. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié, onde passará por exames. As causas da morte serão investigadas pela Polícia Civil.
Investigado por tráfico é preso com drogas em Maracás
Investigado por tráfico é preso com drogas em Maracás
Homem de 35 anos foi flagrado com porções de maconha, cocaína, balanças de precisão e material ligado à venda de drogas.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Um homem de 35 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas na manhã desta quinta-feira (28) em Maracás, no sudoeste da Bahia. A operação da Polícia Civil, que cumpriu mandados de busca e apreensão em dois imóveis do suspeito, resultou na apreensão de 16 porções de maconha, 21 porções de cocaína prontas para venda, balanças de precisão, duas máquinas de cartão, cinco celulares, documentos e um veículo. A investigação apontava movimentações compatíveis com a comercialização de entorpecentes na cidade.
Foto: Divulgação | Polícia Civil
Um homem de 35 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas na manhã desta quinta-feira (28), durante uma operação da Polícia Civil no município de Maracás, no sudoeste da Bahia. A prisão ocorreu durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão em dois imóveis ligados ao suspeito. Segundo a polícia, a investigação apontava movimentações compatíveis com a comercialização de entorpecentes na cidade. Durante as buscas, os agentes encontraram 16 porções de maconha e 21 porções de cocaína prontas para a venda. Também foram apreendidas balanças de precisão, duas máquinas de cartão, cinco aparelhos celulares, documentos que podem ajudar a identificar clientes e fornecedores, além de um veículo. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito já havia sido preso em 2018 após ser flagrado transportando cerca de 40 quilos de maconha. Todo o material recolhido foi encaminhado para perícia. O homem foi autuado em flagrante e levado para a Delegacia Territorial de Maracás, onde permanece custodiado à disposição da Justiça. A operação foi realizada por equipes da Delegacia Territorial de Maracás, com apoio do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI), Núcleo de Homicídios de Jequié, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e Polícia Militar. As investigações continuam para identificar possíveis envolvidos na rede de tráfico e apurar a origem dos entorpecentes apreendidos.
CPRSO fecha 2025 com menor taxa de homicídios da Bahia, aponta comando regional
CPRSO fecha 2025 com menor taxa de homicídios da Bahia, aponta comando regional
Comando Regional do Sudoeste destaca atuação da PM e cidades com mais de sete anos sem registros de assassinatos.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO) encerrou o ano de 2025 com a menor taxa de homicídios na Bahia. A unidade responsável pelo policiamento de 35 municípios do sudoeste baiano destacou-se pelos índices de redução da violência.
- A redução da violência na região é fruto do comprometimento das equipes da Polícia Militar que atuam diariamente nos municípios atendidos pelo comando.
Foto: Reprodução
O Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), sediado em Vitória da Conquista, encerrou o ano de 2025 com a menor taxa de homicídios entre todos os Comandos de Policiamento Regional da Bahia. A unidade é responsável pelo policiamento de 35 municípios do sudoeste baiano e tem se destacado pelos índices de redução da violência na região. Segundo o comandante do CPRSO, coronel Paulo Henrique Guimarães, o resultado é fruto do comprometimento das equipes da Polícia Militar que atuam diariamente nos municípios atendidos pelo comando. “São policiais que assimilam a filosofia do comando geral e do comando regional e se envolvem de verdade”, afirmou o coronel. O comandante também agradeceu aos policiais militares pelo empenho diário, ao comando geral da PM-BA pelo apoio oferecido às ações operacionais e à população da região sudoeste, que segundo ele, participa e colabora com o trabalho da corporação. “Todos estão envolvidos nesses números obtidos ao final de 2025”, destacou. Ainda conforme o coronel, diversas cidades da área de abrangência do CPRSO já ultrapassam sete anos sem registro de homicídios, reforçando o cenário de tranquilidade em boa parte da região sudoeste da Bahia.
Mulher é presa por vender medicamentos ilegais em Ibicuí
Mulher é presa por vender medicamentos ilegais em Ibicuí
Segundo a Polícia Civil, investigada anunciava produtos para obesidade e diabetes sem autorização sanitária.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Uma mulher de 34 anos foi presa em flagrante em Ibicuí, Bahia, durante a Operação Agirtes, deflagrada pela Polícia Civil. Ela é suspeita de comercializar ilegalmente medicamentos e substâncias para tratamento de obesidade e diabetes tipo 2, utilizando redes sociais para divulgar os produtos sem autorização sanitária ou comprovação de origem. A prisão ocorreu após denúncia anônima e foi conduzida pela Delegacia Territorial de Ibicuí.
- Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência da investigada, foram encontrados produtos sem registro sanitário, seringas e materiais de preparo. A mulher foi autuada pelo crime de falsificação, adulteração ou alteração de produto terapêutico ou medicinal, e permanece custodiada à disposição da Justiça. As investigações prosseguem para identificar fornecedores e a origem dos itens apreendidos.
Foto: Divulgação | Polícia Civil
Uma mulher de 34 anos foi presa em flagrante nesta quarta-feira (27), durante a Operação Agirtes, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia no município de Ibicuí. De acordo com a investigação, a suspeita comercializava ilegalmente medicamentos e substâncias voltadas ao tratamento da obesidade e do diabetes tipo 2. Os produtos eram divulgados por meio das redes sociais, sem comprovação de origem ou autorização dos órgãos de vigilância sanitária. A operação foi conduzida por equipes da Delegacia Territorial de Ibicuí após denúncia anônima. Segundo a polícia, a mulher utilizava perfis na internet para promover os produtos e dar aparência de legalidade à atividade. Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão na residência da investigada, os policiais encontraram substâncias sem registro sanitário, seringas e materiais utilizados na preparação e armazenamento dos produtos. Alguns itens apreendidos tinham identificação nominal. Segundo o delegado Hiran Marcelo Viana Macedo, responsável pelo caso, a comercialização ocorria em desacordo com a legislação sanitária vigente. A mulher foi autuada pelo crime de falsificação, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais. A legislação prevê punição para quem mantém em depósito ou comercializa medicamentos sem registro no órgão competente. Após a prisão, a suspeita foi encaminhada para a sede da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, onde permanece custodiada à disposição da Justiça. A Polícia Civil informou que as investigações continuam para identificar possíveis fornecedores e a origem dos produtos apreendidos.
“Eu Viro Carranca” realiza programação ambiental em Érico Cardoso
“Eu Viro Carranca” realiza programação ambiental em Érico Cardoso
Programação promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco terá oficinas, apresentações culturais e atividades educativas voltadas para crianças e jovens
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizará em 3 de junho uma mobilização ambiental em Érico Cardoso, no sudoeste da Bahia, através da campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico” 2026. A programação incluirá atividades culturais, educativas e ambientais, como exposições, oficinas e jogos interativos voltados para crianças e jovens. Esta ação faz parte das celebrações dos 25 anos do CBHSF, com o tema “Velho Chico. Um rio, muitas mãos”, e ocorrerá simultaneamente em Paracatu, Juazeiro e Canindé de São Francisco.
- Criada em 2014, a campanha consolidou-se como uma iniciativa crucial na defesa do Rio São Francisco, conquistando o Prêmio ANA em 2021. O coordenador do CBHSF, Cláudio Pereira, enfatiza a importância estratégica do rio para o abastecimento de água, agricultura e energia, beneficiando milhões de habitantes. A mobilização busca fortalecer o envolvimento social e incentivar a participação da sociedade civil e do poder público em ações contínuas para a preservação dos recursos hídricos e do ecossistema do Velho Chico.
Foto: Divulgação | CBHSF
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realizará no próximo dia 3 de junho uma mobilização ambiental em Érico Cardoso, no sudoeste da Bahia, por meio da campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico” 2026. A programação contará com atividades culturais, educativas e ambientais, incluindo exposições, apresentações artísticas, oficinas, distribuição de materiais educativos, jogos e ações interativas voltadas principalmente para crianças e jovens. Criada em 2014, a campanha se consolidou como uma das principais iniciativas de conscientização em defesa do Rio São Francisco. Ao longo dos anos, o projeto passou a reunir escolas, universidades, instituições públicas, organizações da sociedade civil e comunidades de diferentes regiões da bacia hidrográfica. Em 2021, a iniciativa conquistou o primeiro lugar no Prêmio ANA, na categoria Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). O coordenador do CBHSF, Cláudio Pereira, afirmou que a campanha busca ampliar o envolvimento social na preservação do Rio São Francisco e de seus afluentes. Segundo ele, o Velho Chico possui importância estratégica para o abastecimento de água, produção agrícola, geração de energia e atividades industriais. Atualmente, o rio atende diretamente mais de 18 milhões de habitantes e alcança cerca de 33 milhões de pessoas quando considerado o projeto de transposição. Cláudio Pereira destacou ainda que a campanha funciona como um chamado à conscientização ambiental e incentiva a participação da sociedade civil e do poder público em ações voltadas à preservação dos recursos hídricos. Neste ano, a mobilização integra as comemorações pelos 25 anos do CBHSF e terá como tema “Velho Chico. Um rio, muitas mãos”. Além de Érico Cardoso, as ações ocorrerão simultaneamente em Paracatu, Juazeiro e Canindé de São Francisco.
Jerônimo anuncia pacote de R$ 211 milhões para Sudoeste e Chapada
Jerônimo anuncia pacote de R$ 211 milhões para Sudoeste e Chapada
Pacote inclui obras de infraestrutura, saúde, educação e abastecimento em cidades do interior da Bahia.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O governador Jerônimo Rodrigues anunciou um pacote de investimentos de R$ 211 milhões em 14 municípios do interior da Bahia. O objetivo é fortalecer a infraestrutura regional, ampliar serviços públicos e impulsionar o desenvolvimento econômico no interior baiano. Entre as obras anunciadas estão pavimentações de rodovias estaduais, construção de creches, unidades básicas de saúde, escolas de tempo integral e melhorias em equipamentos públicos.
- O pacote contempla 21 convênios, quatro ordens de serviço e licitações para novas obras, beneficiando municípios como Barra da Estiva, Cocos e Serrinha.
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
Polícia Civil entrega equipamentos para equipes de Guanambi e região
Polícia Civil entrega equipamentos para equipes de Guanambi e região
Materiais serão utilizados por equipes operacionais de Itapetinga, Brumado, Jequié e Guanambi em ações de investigação e segurança.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Polícia Civil da Bahia entregou, nesta segunda-feira (18), novos equipamentos para fortalecer as ações operacionais das equipes do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (Gattis) no sudoeste baiano. Coordenada pela Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste), a iniciativa beneficiou as sedes de Itapetinga, Brumado, Jequié e Guanambi, visando otimizar a segurança e a capacidade de resposta dos agentes em situações de risco.
- Entre os materiais entregues estão dez kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), gás de pimenta e granadas de efeito moral, luz e som. O diretor da Dirpin Sudoeste, Roberto Júnior, destacou que a medida busca ampliar a segurança dos servidores e que novos investimentos já estão previstos, incluindo coletes velados e do tipo plate carrier, para maior mobilidade e proteção durante as operações policiais.
Foto: Divulgação | Polícia Civil
A Polícia Civil da Bahia entregou, na manhã desta segunda-feira (18), novos equipamentos para fortalecer as ações operacionais das equipes do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (Gattis) do sudoeste baiano. A ação foi coordenada pela Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste). Os equipamentos foram destinados às equipes sediadas em Itapetinga, Brumado, Jequié e Guanambi. Entre os materiais entregues estão dez kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), gás de pimenta, granadas de efeito moral e granadas de luz e som. Segundo a Polícia Civil, os itens serão utilizados em operações específicas e ações consideradas de maior risco. O diretor da Dirpin Sudoeste, Roberto Júnior, afirmou que a medida busca ampliar a segurança dos servidores durante o trabalho operacional e reforçar a capacidade de resposta das equipes em situações críticas. “Estamos estruturando os Gattis não apenas com armamentos, mas também com kits de primeiros socorros e equipamentos menos letais. Isso permite equipes mais preparadas para atuar em qualquer ação e eventualidade”, destacou o delegado. Ainda conforme Roberto Júnior, novos investimentos já estão previstos para os próximos meses. As equipes deverão receber coletes velados, considerados mais leves e de fácil manuseio, além de coletes do tipo plate carrier, utilizados para transporte de placas balísticas rígidas. De acordo com a Polícia Civil, os equipamentos oferecem maior mobilidade e proteção frontal e traseira aos agentes durante operações policiais. A entrega faz parte das ações de fortalecimento das unidades operacionais da região sudoeste, consideradas estratégicas no combate à criminalidade e no apoio às investigações conduzidas pela corporação.
Região: Pai e filha morrem em acidente na BA‑263
Região: Pai e filha morrem em acidente na BA‑263
Carro rodou na pista molhada e bateu de frente com caminhão, segundo a PM
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O empresário Alessandro Barroso Rocha, 35 anos, e sua filha Ana Laura, 5 anos, morreram em um acidente na BA-263, entre Itapetinga e Itambé, Bahia. O carro conduzido por Alessandro rodou na pista molhada e colidiu com um caminhão. A família seguia viagem quando o acidente aconteceu.
- Alessandro era dono de lojas de peças automotivas em Minas Gerais e tinha uma rede de negócios na região. Os sobreviventes, a esposa Aline e o filho Arthur, foram levados para um hospital da região, mas há informações atualizadas sobre o estado de saúde deles.
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
O empresário Alessandro Barroso Rocha, de 35 anos, e a filha dele, Ana Laura, de 5 anos, morreram na manhã deste sábado (2) após um acidente na BA‑263, entre Itapetinga e Itambé, no sudoeste da Bahia. Segundo a polícia, o carro conduzido por Alessandro rodou na pista molhada e colidiu de frente com um caminhão. A batida destruiu a parte dianteira do veículo e fez o caminhão sair da pista. No carro também estavam a esposa de Alessandro, Aline, e o filho do casal, Arthur, que foram socorridos e levados para um hospital da região. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde deles.
Foto: Reprodução | Redes Sociais
A família seguia viagem quando o acidente aconteceu. Nas redes sociais, o irmão de Alessandro, Wellington Mucuri, lamentou a morte dos dois e disse que eles viajavam para descansar. Ele descreveu Alessandro como alguém de “sorriso marcante” e Ana Laura como uma criança “feliz e cheia de vida”. Alessandro era dono de lojas de peças automotivas em Contagem e Teófilo Otoni, em Minas Gerais. Parentes pediram orações pela recuperação dos sobreviventes. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.
Região: Acidente com cinco veículos deixa duas pessoas mortas na BA‑026
Região: Acidente com cinco veículos deixa duas pessoas mortas na BA‑026
Vítimas fatais são um homem de 31 anos e uma criança de 6 anos
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Um acidente envolvendo cinco veículos resultou em duas mortes na BA-026 em Maracás, Bahia. As vítimas fatais foram identificadas como João Pereira de Almeida, de 31 anos, e Rodrigo Pereira Cruz, de 6 anos. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.
- Além das duas vítimas fatais, outras pessoas que estavam nos veículos receberam atendimento médico e foram encaminhadas ao Hospital Geral Prado Valadares (HGPV). Os corpos foram removidos e levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Jequié, onde serão necropsiados.
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
Um acidente envolvendo cinco veículos deixou duas pessoas mortas na BA‑026, na localidade de Covas, em Maracás, no sudoeste da Bahia, na madrugada desta quinta‑feira (30). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, uma das vítimas morreu ainda no local da colisão. A outra foi socorrida em estado grave para o Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, mas não resistiu aos ferimentos após dar entrada na unidade. As vítimas fatais foram identificadas como João Pereira de Almeida, de 31 anos, e Rodrigo Pereira Cruz, de 6 anos. Outras pessoas que estavam nos veículos receberam atendimento do SAMU e foram encaminhadas ao HGPV. Não há atualização sobre o estado de saúde dos feridos. Os corpos foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Jequié, onde serão necropsiados. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.
Operação investiga furto e mineração ilegal em Ribeirão do Largo
Operação investiga furto e mineração ilegal em Ribeirão do Largo
Ação cumpriu mandado em fazenda e apura furto, receptação e crimes ambientais
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Ascom | PCBA
A Polícia Civil da Bahia apreendeu máquinas avaliadas em cerca de R$ 1 milhão durante a Operação Prometeu, realizada nesta sexta-feira (24), em uma fazenda na zona rural de Ribeirão do Largo, no sudoeste do estado.A ação cumpriu mandado de busca e apreensão em uma área ligada à atividade de mineração sob investigação.No local, foram encontrados uma retroescavadeira e um gerador de energia com restrição de furto, segundo a polícia.De acordo com as investigações, o caso apura crimes de furto qualificado, receptação de maquinário pesado e possíveis irregularidades ambientais relacionadas à exploração mineral.Três homens ligados à empresa responsável pela área foram conduzidos à delegacia, prestaram depoimento e foram liberados. Eles seguem sendo investigados.O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou perícia no local para verificar danos ambientais. A área de mineração foi interditada para apuração da regularidade das atividades.A operação foi realizada por equipes da Delegacia Territorial de Itambé, com apoio da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga).
Região: Homem é preso após estuprar adolescente com consentimento do pai da vítima
De acordo com a investigação, o suspeito era próximo da família e frequentava a casa da vítima
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Divulgação | Polícia Civil
Um homem de 42 anos foi preso preventivamente em Jitaúna, no sudoeste da Bahia, suspeito de estupro de vulnerável contra uma adolescente de 12 anos. A prisão ocorreu na quarta‑feira (22), durante uma operação da Polícia Civil. De acordo com a investigação, o suspeito era próximo da família e frequentava a casa da vítima. A Polícia Civil informou que o pai da adolescente, de 53 anos, tinha conhecimento dos abusos e permitia que o crime acontecesse dentro da residência. O caso foi descoberto após a adolescente relatar a situação a um familiar, que procurou a delegacia e formalizou a denúncia. As agressões teriam ocorrido ao longo de 2025. O pai da vítima foi preso em janeiro de 2026. Já o homem apontado como coautor foi detido na sede do município durante a Operação Sentinela, sem oferecer resistência. Os dois permanecem custodiados no sistema prisional e estão à disposição da Justiça.
Região: Jovem morre após colisão entre moto e caminhonete na BA-630
Região: Jovem morre após colisão entre moto e caminhonete na BA-630
Vítima foi arremessada com o impacto, segundo a polícia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
Um jovem morreu na noite deste domingo (19) após um acidente na BA-630, trecho entre o distrito de Quaraçu e o município de Belo Campo, na região sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Militar, a motocicleta conduzida pela vítima bateu de frente com uma caminhonete. A PM informou que o motociclista sofreu múltiplas fraturas e morreu ainda no local. A vítima foi identificada inicialmente como Maicom, morador de Belo Campo. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia na rodovia e encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista, onde passará por exames. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.
Região: Adolescente é apreendido após ferir colega com canivete em escola
Região: Adolescente é apreendido após ferir colega com canivete em escola
Vítima sofreu perfurações no abdômen e no braço, foi socorrida e já recebeu alta; motivação é investigada
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Reprodução
Um adolescente foi apreendido na noite de sexta-feira (17) após ferir um colega com um canivete dentro de uma escola no povoado de Vila do Café, zona rural de Encruzilhada, no sudoeste da Bahia. Segundo a 80ª Companhia Independente de Polícia Militar, o estudante sofreu cortes no abdômen e no antebraço. Ainda segundo a PM, equipes foram acionadas por funcionários da escola após o ataque. Quando os policiais chegaram ao local, a vítima já havia sido socorrida e levada ao hospital municipal, onde recebeu atendimento de urgência. De acordo com a corporação, o quadro clínico evoluiu bem e o estudante recebeu alta após período de observação. A motivação do ataque não foi informada. Durante as buscas, o adolescente suspeito foi encontrado escondido em um dos banheiros da escola. Segundo a 80ª CIPM, o canivete usado no ataque foi apreendido com ele. O jovem foi levado ao Disep de Vitória da Conquista, acompanhado de um responsável.O caso será investigado pela Polícia Civil.
Ônibus invade rodoviária de Itambé e deixa ao menos dois mortos
Ônibus invade rodoviária de Itambé e deixa ao menos dois mortos
Acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira, no sudoeste da Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
Um ônibus invadiu a rodoviária de Itambé, no sudoeste da Bahia, na manhã desta segunda-feira (6), e atropelou diversos passageiros. Pelo menos duas pessoas morreram no local. A ocorrência foi registrada por volta das 7h, em um ponto de apoio às margens da BA-263, em frente a um posto de combustíveis. Segundo a polícia, o veículo pertence à empresa Rota Transportes e fazia a linha Vitória da Conquista–Ilhéus. O ônibus atingiu a área onde passageiros aguardavam atendimento e embarque, além de pessoas que estavam dentro do estabelecimento, causando danos à estrutura do local. Ainda de acordo com as informações iniciais, outras pessoas ficaram feridas e receberam atendimento de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), acionadas por populares que presenciaram o acidente. O Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários (Sindmetro) informou que o motorista relatou uma possível falha mecânica, com perda de freios no momento em que se aproximava para a parada. A causa do acidente ainda não foi confirmada oficialmente. A área foi isolada pela Polícia Militar. O caso será investigado pela Polícia Civil. Esta matéria está em atualização.
Cidades do sudoeste da Bahia entram em alerta laranja para chuvas intensas
Cidades do sudoeste da Bahia entram em alerta laranja para chuvas intensas
Brumado, Caetité, Caculé, Guanambi, Livramento de Nossa Senhora e Macaúbas estão na lista do Inmet
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
Cidades do sudoeste da Bahia, como Brumado, Caetité, Caculé, Guanambi, Livramento de Nossa Senhora e Macaúbas, estão sob alerta laranja de chuvas intensas, segundo aviso divulgado neste domingo (22) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta é válido até a noite de segunda-feira (23). De acordo com o Inmet, o alerta laranja indica previsão de chuvas que podem chegar a 100 milímetros em 24 horas, além de ventos de até 100 km/h. Há risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica e descargas elétricas. Ao todo, mais de 180 municípios baianos estão incluídos no aviso. Além das cidades do sudoeste, o alerta abrange regiões do centro-sul, oeste, sul e extremo sul do estado. O instituto também emitiu alerta amarelo para outras áreas da Bahia, que indica chuvas menos intensas, com volumes de até 50 milímetros por dia, mas ainda com possibilidade de transtornos, como alagamentos pontuais. A orientação é que a população evite áreas alagadas, não se abrigue debaixo de árvores durante tempestades e fique atenta a possíveis mudanças nas condições do tempo. Confira a lista completa: Abaíra, Aiquara, Alcobaça, Almadina, Anagé, Andaraí, Angical, Apuarema, Aracatu, Arataca, Aurelino Leal, Baianópolis, Barra, Barra da Estiva, Barra do Choça, Barra do Rocha, Barreiras, Barro Preto, Belmonte, Belo Campo, Boa Nova, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brumado, Buerarema, Buritirama, Caatiba, Caculé, Caetanos, Caetité, Camacan, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Canavieiras, Candiba, Cândido Sales, Caraíbas, Caravelas, Carinhanha, Catolândia, Caturama, Coaraci, Cocos, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Dário Meira, Dom Basílio, Encruzilhada, Érico Cardoso, Eunápolis, Feira da Mata, Firmino Alves, Floresta Azul, Formosa do Rio Preto, Gongogi, Guajeru, Guanambi, Guaratinga, Ibiassucê, Ibicaraí, Ibicoara, Ibicuí, Ibipitanga, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Ibitiara, Igaporã, Iguaí, Ilhéus, Ipiaú, Iramaia, Itabela, Itabuna, Itacaré, Itaeté, Itagi, Itagibá, Itagimirim, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itamaraju, Itamari, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapitanga, Itarantim, Itiruçu, Itororó, Ituaçu, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Jucuruçu, Jussari, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Lagoa Real, Lajedão, Lajedo do Tabocal, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macarani, Macaúbas, Maetinga, Maiquinique, Malhada, Malhada de Pedras, Manoel Vitorino, Mansidão, Maracás, Maraú, Marcionílio Souza, Mascote, Matina, Medeiros Neto, Mirante, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Muquém do São Francisco, Nova Canaã, Nova Ibiá, Nova Viçosa, Novo Horizonte, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Paratinga, Pau Brasil, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Piripá, Planalto, Poções, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Jânio Quadros, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Ribeirão do Largo, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, São José da Vitória, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho, Tanhaçu, Tanque Novo, Teixeira de Freitas, Tremedal, Ubaitaba, Ubatã, Una, Urandi, Uruçuca, Vereda, Vitória da Conquista e Wanderley.
Região: Motociclista que morreu após batida com caminhonete na BA‑262 é identificado
Vítima era morador de Anagé e morreu no local da colisão
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Reprodução
O motociclista que morreu após um acidente nesta quarta-feira (18) na BA‑262, em Vitória da Conquista, foi identificado como Anderson Lima Dias, morador de Anagé. O caso aconteceu próximo ao povoado de Arapuá, no trecho que liga os dois municípios. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Anderson seguia pela rodovia quando houve a colisão com uma caminhonete. A vítima sofreu múltiplas fraturas e morreu no local. De acordo com o órgão, equipes foram acionadas para controlar o tráfego e registrar a ocorrência. A pista ficou parcialmente interditada durante o atendimento. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local e encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista, onde passará por exames necroscópicos. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.
Região: Motociclista morre após batida com caminhonete na BA‑262
Região: Motociclista morre após batida com caminhonete na BA‑262
Acidente aconteceu próximo ao povoado de Arapuá; vítima morreu no local.
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
Um homem morreu após uma colisão com uma caminhonete na BA‑262, nesta quarta-feira (18), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O acidente ocorreu nas proximidades do povoado de Arapuá, no trecho que liga o município a Anagé. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a batida envolveu uma caminhonete modelo S10 e uma motocicleta. Com o impacto, o condutor da moto não resistiu aos ferimentos, e o óbito foi confirmado ainda no local. De acordo com a PRE, equipes foram acionadas para atender a ocorrência e organizar o tráfego na rodovia. Durante o atendimento, o fluxo da via ficou parcialmente interditado. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local do acidente. Após os procedimentos, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista, onde será submetido a exames necroscópicos. A dinâmica do acidente e a identificação da vítima ainda não foram divulgadas. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.
Região: Casal morre após carro e carreta baterem de frente na BR‑116
Região: Casal morre após carro e carreta baterem de frente na BR‑116
Batida ocorreu na Curva do Lanchão na manhã deste domingo (15).
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
Um casal morreu na manhã deste domingo (15) após a colisão entre um carro e uma carreta na BR‑116, na Curva do Lanchão, trecho da rodovia entre Jequié e Manoel Vitorino, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos bateram de frente e o carro ficou destruído. As vítimas, identificadas como Robson Macêdo e Andressa Silva, ficaram presas às ferragens e morreram no local. A rodovia ficou parcialmente interditada, o que provocou lentidão no trânsito. Equipes da PRF foram acionadas para registrar a ocorrência e organizar o fluxo de veículos. Os corpos foram retirados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Jequié para exames periciais. A Polícia Civil vai investigar as causas do acidente.
Região: Mulher é suspeita de matar companheiro a facadas
Região: Mulher é suspeita de matar companheiro a facadas
Crime aconteceu dentro da casa da vítima na tarde desta sexta‑feira (13)
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Um homem foi morto a facadas na tarde desta sexta‑feira (13) dentro da própria casa, em Manoel Vitorino, no sudoeste da Bahia. A vítima foi identificada como Erivan Rodrigues dos Santos. Segundo a Polícia Militar, testemunhas relataram que a companheira de Erivan é suspeita de cometer o crime. Após o ataque, ela permaneceu no imóvel até a chegada das equipes. O Samu foi acionado, mas o homem já estava sem vida quando o socorro chegou. O corpo foi levado pelo Departamento de Polícia Técnica para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié, onde passará por exames. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar as circunstâncias do homicídio.
Região: Três homens morrem após troca de tiros com a PM
Região: Três homens morrem após troca de tiros com a PM
Confronto aconteceu na região do Caranguejo, no bairro Mandacaru
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
Três homens morreram após uma troca de tiros com policiais militares na tarde desta quarta‑feira (4), na área conhecida como Caranguejo, no bairro Mandacaru, em Jequié, sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Militar, equipes faziam incursões na localidade quando foram alvejadas por disparos feitos por um grupo armado. Os policiais revidaram, e houve confronto. Os três suspeitos foram socorridos e levados ao Hospital Geral Prado Valadares, mas não resistiram aos ferimentos. Informações iniciais apontam que eles seriam ligados ao tráfico de drogas na região. Moradores relataram momentos de medo durante o tiroteio. Após a ação, o policiamento foi reforçado no bairro. O Departamento de Polícia Técnica realizou perícia no local, e os corpos foram encaminhados ao IML de Jequié. A Polícia Civil vai investigar o caso.
Região: Jovem é morto e adolescente fica ferido após ataque a tiros
Região: Jovem é morto e adolescente fica ferido após ataque a tiros
Crime aconteceu durante a madrugada no distrito do Entroncamento
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
Um jovem de 22 anos foi morto e um adolescente de 17 anos ficou ferido após um ataque a tiros na madrugada desta quarta‑feira (4) no distrito do Entroncamento de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia. O crime ocorreu na Rua Castro Alves.Segundo a Polícia Militar, os disparos atingiram Saua Dias Santos, que morreu dentro de uma residência. O adolescente foi baleado na região da virilha e recebeu atendimento do Samu, sendo levado para uma unidade de saúde.A área foi isolada até a chegada do Departamento de Polícia Técnica, que fez a perícia no local. O corpo de Saua foi encaminhado ao IML de Jequié.O caso será investigado pela Polícia Civil.
Fortes chuvas suspendem aulas em Malhada de Pedras e provocam alagamentos em Tanhaçu
Volume de água comprometeu estradas vicinais, dificultou transporte escolar e deixou ruas alagadas; não há registro de desabrigados.
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Reprodução
As fortes chuvas registradas no fim de semana no sudoeste da Bahia provocaram a suspensão de aulas na rede municipal de Malhada de Pedras e alagamentos em diversos pontos de Tanhaçu.Em Malhada de Pedras, a prefeitura anunciou a suspensão preventiva das aulas a partir desta segunda-feira (2). Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o volume de chuva comprometeu as condições das estradas vicinais, principalmente na zona rural, afetando o transporte escolar.A decisão foi tomada após vistoria realizada pelo prefeito Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), conhecido como Beto de Preto Neto, que constatou dificuldades no tráfego em diferentes trechos do município.Já em Tanhaçu, quase 30 milímetros de chuva foram registrados em pouco mais de uma hora na tarde de domingo (1º). Ruas ficaram cobertas pela água e residências em áreas mais baixas foram invadidas.Moradores afirmam que os alagamentos são recorrentes e apontam falhas no sistema de drenagem urbana. Segundo relatos, o escoamento é insuficiente, o que agrava a situação mesmo em chuvas de menor intensidade.Até o momento, não há registro de desabrigados. A previsão de novas chuvas mantém as prefeituras e moradores em alerta.
Região: Professor é preso por suspeita de crimes sexuais contra alunas
Região: Professor é preso por suspeita de crimes sexuais contra alunas
Mandado de prisão preventiva foi cumprido durante operação da Polícia Civil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
Um professor de matemática foi preso nesta segunda-feira (02) em Piripá, no sudoeste da Bahia, durante uma ação da Polícia Civil que cumpriu mandados de prisão preventiva e busca e apreensão. Ele é suspeito de cometer crimes sexuais contra alunas de uma escola municipal.Segundo a Polícia Civil, o inquérito foi aberto em setembro de 2025, após denúncias de que o docente teria aproveitado a função para praticar atos libidinosos contra estudantes de 12 e 13 anos. Os relatos apontam que os episódios ocorreram entre março e novembro de 2025, dentro do ambiente escolar.As investigações reuniram depoimentos de cinco alunas, que relataram toques indevidos durante atividades em sala de aula e situações em que eram levadas para locais isolados da escola. As vítimas também confirmaram os fatos em depoimento especial na Justiça, em janeiro de 2026.A Polícia Civil informou que a prisão foi decretada pela Justiça após indícios de que o professor teria tentado interferir na investigação, procurando ex-alunas para assinarem declarações em sua defesa. Durante o cumprimento dos mandados, o celular do suspeito foi apreendido e será periciado. O professor foi levado para a Delegacia de Condeúba, responsável pelo caso.Ele permanece à disposição da Justiça.
Região: Pescador morre afogado após se enrolar em tarrafa
Região: Pescador morre afogado após se enrolar em tarrafa
Corpo foi encontrado no Rio Mangerona na manhã de domingo
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
Um homem identificado como Pedro morreu enquanto pescava no Rio Mangerona, em Macarani, no sudoeste da Bahia. O corpo foi encontrado na manhã deste domingo (1º) por moradores da região. Segundo relatos de moradores, Pedro havia saído para pescar no sábado (28) e não retornou para casa, o que gerou preocupação. Ele foi localizado já sem vida, enrolado na própria tarrafa, na área onde funciona a captação de água que abastece o município. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), de Itapetinga onde passará por perícia antes de ser liberado para a família. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Região: Filho é suspeito de matar o pai a golpes de machado
Região: Filho é suspeito de matar o pai a golpes de machado
Corpo foi encontrado em matagal e levado ao IML de Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
Um homem de 46 anosfoi encontrado morto na manhã de terça‑feira (17) na localidade de Formosa, zona rural de Itambé, no sudoeste da Bahia. Segundo a polícia, a vítima foi identificada como Ubirandir Souza de Andrade e apresentava ferimentos provocados por golpes de machado. O corpo estava em uma área de matagal, perto de uma cachoeira. O principal suspeito é o filho da vítima, um adolescente de 16 anos. A polícia também apura se outras pessoas participaram do crime. Equipes da 92ª CIPM foram ao local, isolaram a área e acionaram o Departamento de Polícia Técnica, que removeu o corpo para o IML de Vitória da Conquista, onde passará por exames necroscópicos. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar a motivação e identificar todos os envolvidos.
























