Governo prorroga inscrições do Enem 2026 até 12 de junho
Governo prorroga inscrições do Enem 2026 até 12 de junho
Provas serão aplicadas em todo país em 8 e 15 de novembro
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O governo federal anunciou nesta sexta-feira (5) a prorrogação do prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026. A medida, que será oficializada em edição extra do Diário Oficial da União, visa oferecer mais tempo para os candidatos realizarem seu registro no importante exame educacional.
- Com a alteração, os interessados terão até o dia 12 de junho para efetuar a inscrição por meio da Página do Participante, estendendo o prazo que originalmente se encerraria à 23h59 desta sexta-feira. A prorrogação também impacta outras etapas do cronograma, como a data limite para o pagamento da taxa de participação, embora as provas permaneçam agendadas para 8 e 15 de novembro em todo o país.
Foto: Reprodução | Seduc
O governo federal anunciou nesta sexta-feira (5) a prorrogação do prazo de inscrição para o Enem 2026. A medida será oficializada em edição extra do Diário Oficial da União. Com a alteração, os candidatos terão até o dia 12 de junho para realizar a inscrição por meio da Página do Participante. Inicialmente, o prazo terminaria às 23h59 desta sexta-feira. A extensão do período de inscrições também provocou mudanças em outras etapas do cronograma do exame, incluindo a data limite para o pagamento da taxa de participação. As provas serão aplicadas em todo o país em 8 e 15 de novembro. Todos os interessados devem acessar a Página do Participante, seja estudante ou egresso do ensino médio, ou mesmo concluintes da etapa matriculados na rede pública que têm pré-inscrição automática.
EUA passam a tratar PCC e CV como grupos terroristas
EUA passam a tratar PCC e CV como grupos terroristas
Medida entrou em vigor nesta sexta-feira e abre caminho para sanções financeiras e novas ações de cooperação internacional contra as facções brasileiras.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A decisão do governo dos EUA de classificar o PCC e o CV como organizações terroristas estrangeiras passou a valer oficialmente, ampliando as tensões diplomáticas entre Washington e Brasília.
- A medida permitirá que autoridades americanas adotem mecanismos mais rigorosos contra organizações consideradas ligadas ao terrorismo internacional, o que pode produzir efeitos que vão além da área da segurança pública.
Foto: Casa Branca | Tia Dufour
A decisão do governo dos Estados Unidos de classificar o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas estrangeiras passou a valer oficialmente nesta sexta-feira (5), ampliando as tensões diplomáticas entre Washington e Brasília e abrindo uma nova frente de debate sobre soberania, segurança pública e possíveis impactos econômicos. A medida foi anunciada pelo Departamento de Estado norte-americano no fim de maio e entrou em vigor após a publicação formal nos registros oficiais do governo dos EUA. A classificação permite que autoridades americanas adotem mecanismos mais rigorosos de combate financeiro e operacional contra organizações consideradas ligadas ao terrorismo internacional. O governo brasileiro reagiu de forma crítica à decisão. Integrantes do Palácio do Planalto argumentam que o combate ao crime organizado deve ocorrer por meio da cooperação internacional entre os países, sem interferências que possam ser interpretadas como violação da soberania nacional. Especialistas ouvidos por veículos nacionais e internacionais avaliam que a classificação pode produzir efeitos que vão além da área da segurança pública. Entre as preocupações estão possíveis restrições financeiras, maior rigor em transações internacionais e impactos indiretos sobre empresas e instituições que operam em regiões sob influência das facções criminosas. O tema ganhou ainda mais repercussão diante do cenário político brasileiro. A decisão foi anunciada em meio à aproximação de lideranças da oposição com integrantes do governo norte-americano e ocorre em um contexto de forte polarização política no país. Além das questões relacionadas à segurança, autoridades brasileiras acompanham possíveis reflexos econômicos da medida. Nos últimos dias, surgiram discussões envolvendo comércio exterior, sistema financeiro e relações bilaterais entre os dois países, embora não exista até o momento qualquer anúncio oficial de sanções diretas ao Brasil em decorrência da classificação das facções. Enquanto Washington sustenta que a decisão busca ampliar o combate ao crime organizado transnacional, o governo brasileiro defende que o enfrentamento das facções deve ocorrer por meio do fortalecimento da cooperação policial e judicial, sem medidas que possam abrir precedentes para intervenções externas. O tema promete permanecer no centro das discussões diplomáticas e políticas nas próximas semanas.
Corrida para motel após suposta traição viraliza na internet
Corrida para motel após suposta traição viraliza na internet
Segundo motociclista, passageira pediu que a corrida não fosse cancelada após afirmar ter descoberto uma suposta infidelidade do companheiro.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Uma corrida de aplicativo realizada durante a madrugada se transformou em um dos assuntos mais comentados nas redes sociais após o relato de um motociclista sobre uma passageira que tentava confirmar uma suposta traição do companheiro. De acordo com o profissional, a viagem foi solicitada por volta das 5h da manhã e chamou atenção logo nos primeiros minutos. Ao embarcar na motocicleta, a mulher teria demonstrado nervosismo e pedido, de forma insistente, que a corrida não fosse cancelada em hipótese alguma. A situação surpreendeu o motociclista, que contou ter ficado impressionado com o nível de tensão da cliente durante todo o percurso.
- A corrida rapidamente ganhou repercussão e passou a circular em diferentes plataformas digitais, acumulando milhares de visualizações e comentários. Até o momento, não há informações confirmadas sobre o que aconteceu após a chegada da passageira ao local indicado. Mesmo sem um desfecho conhecido, a história chamou atenção nas redes sociais e se tornou mais um exemplo de situações inusitadas vividas por motoristas e motociclistas de aplicativos no dia a dia, no Brasil.
Foto: Reprodução
Uma corrida de aplicativo realizada durante a madrugada se transformou em um dos assuntos mais comentados nas redes sociais após o relato de um motociclista sobre uma passageira que tentava confirmar uma suposta traição do companheiro. De acordo com o profissional, a viagem foi solicitada por volta das 5h da manhã e chamou atenção logo nos primeiros minutos. Ao embarcar na motocicleta, a mulher teria demonstrado nervosismo e pedido, de forma insistente, que a corrida não fosse cancelada em hipótese alguma. Segundo o relato compartilhado pelo condutor, a passageira afirmou ter descoberto indícios de uma possível infidelidade após acessar informações armazenadas no celular do marido. Convencida de que ele estaria em um motel localizado às margens da BR-060, no município de Anápolis, ela decidiu seguir imediatamente para o endereço indicado. A situação surpreendeu o motociclista, que contou ter ficado impressionado com o nível de tensão da cliente durante todo o percurso. O destino da corrida e a urgência demonstrada pela passageira acabaram despertando a curiosidade do profissional. Ao longo do trajeto, ele gravou vídeos relatando a situação para seguidores nas redes sociais. Nas publicações, descreveu o episódio como uma das corridas mais inusitadas que já realizou e comentou, em tom bem-humorado, que a história era tão intrigante que despertou a vontade de acompanhar pessoalmente o desfecho da situação. As gravações rapidamente ganharam repercussão e passaram a circular em diferentes plataformas digitais, acumulando milhares de visualizações e comentários. Internautas se dividiram entre a curiosidade sobre o resultado do suposto flagrante e as brincadeiras relacionadas ao episódio. Até o momento, não há informações confirmadas sobre o que aconteceu após a chegada da passageira ao local indicado. Mesmo sem um desfecho conhecido, a história chamou atenção nas redes sociais e se tornou mais um exemplo de situações inusitadas vividas por motoristas e motociclistas de aplicativos no dia a dia, no Brasil.
Mulher de 37 anos presa por fingir ser adolescente de 12 usava mamadeira e chupeta para enganar família adotiva
Suspeita viveu 14 meses com identidade falsa em Joinville e adotava comportamento infantil para manter farsa
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Uma mulher de 37 anos foi presa em Joinville, Santa Catarina, após viver por 14 meses sob a falsa identidade de uma adolescente de 12 anos. Ela usava chupeta, mamadeira e adotava comportamentos infantilizados para convencer uma família a acolhê-la.
- A investigação revelou que a mulher já havia aplicado golpes semelhantes em outros estados, incluindo um caso registrado em Nova Iguaçu (RJ) em 2023. Ela confessou o crime e deve responder por estelionato e falsa identidade.
Foto: Reprodução
Uma mulher de 37 anos foi presa em Joinville, Santa Catarina, após viver por 14 meses sob a falsa identidade de uma adolescente de 12 anos. Segundo a Polícia Civil, ela usava chupeta, mamadeira e adotava comportamentos infantilizados para convencer uma família a acolhê‑la. O caso foi revelado pelo G1. A suspeita se apresentava como “Gabriela” e chegou à casa da família após pedir ajuda em uma igreja. Ela contou que havia fugido de casa por sofrer exploração sexual e justificou a aparência mais madura dizendo que usava hormônios. Sensibilizados, membros da comunidade ajudaram a encontrar um lar para ela. Durante mais de um ano, a mulher participou de festas, ganhou comemorações de aniversário e recebeu cuidados médicos pagos pelos responsáveis — incluindo o uso de tirzepatida (Mounjaro), medicamento usado no tratamento da obesidade. Para sustentar a farsa, ela dizia ser autista e portadora de outras condições de saúde. Segundo o delegado Rodrigo Bueno Gusso, a mulher afinava a voz, simulava crises de pânico, dizia ter medo do escuro e exigia mamadeira ou chupeta para dormir. Também usava objetos com cheiro específico para reforçar o comportamento infantil. A suspeita evitava qualquer tentativa de formalização da adoção, alegando que não queria que o suposto “pai biológico” descobrisse seu paradeiro. A versão foi mantida até o fim. A fraude começou a ruir após um parente da família desconfiar da história e procurar a 6ª Delegacia de Polícia de Joinville na última sexta‑feira (29). A investigação revelou que a mulher já havia aplicado golpes semelhantes em outros estados, incluindo um caso registrado em Nova Iguaçu (RJ) em 2023. Ela confessou o crime e deve responder por estelionato e falsa identidade. A Polícia Civil segue investigando se outras pessoas foram enganadas pela suspeita.
INSS publica regras para concessão de pensão a filhos de vítimas de feminicídio
INSS publica regras para concessão de pensão a filhos de vítimas de feminicídio
Portaria estabelece pagamento de um salário mínimo a menores de 18 anos em situação de vulnerabilidade e detalha procedimentos para solicitação.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oficializou, por meio da Portaria PRES/INSS nº 1.961, uma nova regulamentação para a concessão de pensão especial. Destinado a filhos e dependentes de mulheres vítimas de feminicídio, o benefício equivale a um salário mínimo mensal e será concedido a menores de 18 anos que preencham critérios de vulnerabilidade social, como renda familiar per capita limitada a um quarto do salário mínimo.
- A norma abrange filhos biológicos, enteados, menores sob guarda e tutelados com dependência econômica comprovada, além de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. A solicitação pode ser realizada via site ou aplicativo Meu INSS e Central 135, exigindo documentos pessoais, inscrição no CadÚnico e comprovação do feminicídio. A regulamentação destaca que o benefício pode ser concedido para casos anteriores à lei, contempla dependentes de mulheres transgênero e impede que autores do crime representem os beneficiários, com o INSS oferecendo canais de orientação sobre os requisitos.
Foto: Reprodução | Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou uma nova regulamentação que estabelece as regras para a concessão de pensão especial destinada a filhos e dependentes de mulheres vítimas de feminicídio. A medida foi oficializada por meio da Portaria PRES/INSS nº 1.961, divulgada na última sexta-feira (29). O benefício corresponde ao valor de um salário mínimo mensal e será destinado a menores de 18 anos que atendam aos critérios de vulnerabilidade social previstos na norma. Entre as exigências está a comprovação de que a renda familiar por pessoa seja igual ou inferior a um quarto do salário mínimo. Além dos filhos biológicos, a regulamentação contempla enteados, menores sob guarda judicial e tutelados, desde que seja comprovada a dependência econômica em relação à vítima. A portaria também garante o acesso ao benefício para crianças e adolescentes acolhidos por instituições do Estado. Para solicitar a pensão, o representante legal deverá apresentar documentos pessoais do dependente, inscrição atualizada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e documentos que comprovem a relação do caso com o crime de feminicídio. Entre os documentos aceitos estão auto de prisão em flagrante, inquérito policial, denúncia do Ministério Público, decreto de prisão preventiva ou decisão judicial. O pedido poderá ser realizado pelo site ou aplicativo Meu INSS, além do atendimento telefônico por meio da Central 135. Conforme a regulamentação, o pagamento será devido a partir da data do requerimento. A norma também estabelece que autores, coautores ou participantes do crime não poderão representar os dependentes durante o processo de solicitação do benefício. Nos casos de acolhimento institucional, a representação poderá ser feita pelo responsável legal da instituição. Outro ponto destacado pela portaria é que o benefício poderá ser concedido mesmo quando o feminicídio tiver ocorrido antes da criação da lei que instituiu o direito. A regulamentação ainda prevê a concessão da pensão para filhos e dependentes de mulheres transgênero, desde que o crime seja reconhecido legalmente como feminicídio. Segundo o INSS, famílias que tenham dúvidas sobre os critérios ou sobre a documentação necessária podem buscar orientação nas agências da Previdência Social ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), responsáveis por auxiliar na atualização do CadÚnico e no acesso a benefícios sociais.
Prejuízo dos Correios sobe para R$ 3,16 bilhões no primeiro trimestre de 2026
Prejuízo dos Correios sobe para R$ 3,16 bilhões no primeiro trimestre de 2026
Resultado foi impactado por provisões trabalhistas bilionárias, aumento das despesas financeiras e queda nas receitas de serviços e encomendas.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Os Correios encerraram o primeiro trimestre de 2026 com um prejuízo de R$ 3,16 bilhões, o que representa quase o dobro das perdas registradas no mesmo período do ano anterior, intensificando a crise financeira da estatal. Os números, divulgados nas demonstrações financeiras da empresa, refletem uma combinação de queda nas receitas, aumento nas despesas e um significativo reconhecimento de passivos judiciais que pressionaram o balanço.
- A receita bruta da companhia caiu 2,2% no período, somando R$ 4,04 bilhões, impactada pela retração nos segmentos de encomendas, mensagens e postagens internacionais. Apesar da redução em custos operacionais e gastos com pessoal, o balanço foi severamente afetado pelo reconhecimento de uma provisão adicional de R$ 1,06 bilhão para ações trabalhistas e pelo salto nas despesas financeiras. Em operação no vermelho desde 2022, os Correios buscam reverter o cenário através de um amplo processo de reestruturação e modernização.
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
Os Correios encerraram o primeiro trimestre de 2026 com prejuízo de R$ 3,16 bilhões, resultado que representa um agravamento da crise financeira enfrentada pela estatal. O valor é quase o dobro das perdas registradas no mesmo período do ano passado, quando o resultado negativo ficou em R$ 1,7 bilhão. Os números foram divulgados nas demonstrações financeiras da empresa e refletem um cenário de queda nas receitas, aumento das despesas e reconhecimento de passivos judiciais que pressionaram o balanço. Entre janeiro e março deste ano, a receita bruta com vendas e prestação de serviços somou R$ 4,04 bilhões, uma redução de 2,2% em comparação ao mesmo período de 2025. Os principais segmentos da companhia — encomendas, mensagens e postagens internacionais — registraram retração, afetando diretamente o faturamento. Apesar da redução das receitas, a empresa conseguiu diminuir parte dos custos operacionais. As despesas relacionadas aos serviços prestados caíram 7,6%, enquanto os gastos com pessoal tiveram redução de 4,1%. Segundo a estatal, o Programa de Demissão Voluntária (PDV) implementado anteriormente contribuiu para esse resultado. O principal impacto negativo veio da revisão de processos trabalhistas. Os Correios reconheceram uma provisão adicional de R$ 1,06 bilhão referente a ações judiciais, elevando o valor total reservado para contingências trabalhistas para R$ 4,66 bilhões. A medida atende a recomendações de órgãos de controle que questionavam a retirada dessa obrigação dos balanços anteriores. Outro fator que pesou nas contas foi o avanço das despesas financeiras, que saltaram de R$ 283 milhões para R$ 985 milhões na comparação anual. O resultado ocorre após a estatal registrar prejuízo recorde de R$ 8,5 bilhões em 2025. Desde 2022, os Correios operam no vermelho e tentam recuperar o equilíbrio financeiro por meio de um amplo processo de reestruturação. A atual gestão aposta na reorganização das contas e na modernização das operações para reverter o cenário nos próximos anos.
Anvisa autoriza volta das atividades da fábrica da Ypê
Anvisa autoriza volta das atividades da fábrica da Ypê
Empresa corrigiu parte das irregularidades apontadas pela fiscalização, mas alguns lotes de produtos seguem proibidos para venda e uso.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta sexta-feira (29) a retomada das atividades da fábrica da Ypê, localizada em Amparo (SP). A decisão foi tomada após uma nova inspeção que constatou a adoção de medidas corretivas para parte das falhas sanitárias identificadas anteriormente. Com a liberação, a fabricante Química Amparo está apta a reiniciar imediatamente a produção de produtos como detergentes líquidos, lava-roupas e desinfetantes, que poderão ser comercializados normalmente se fabricados a partir de 1º de abril de 2026.
- Apesar da retomada geral, a Anvisa mantém a suspensão de lotes específicos de detergentes, sabões líquidos para roupas e desinfetantes (lotes terminados em “1” e fabricados até 31 de março deste ano), que devem permanecer armazenados aguardando novos laudos. A suspensão original da fábrica ocorreu após a identificação de 76 irregularidades sanitárias e risco de contaminação microbiológica, incluindo a bactéria Pseudomonas aeruginosa. A agência reguladora informou que continuará monitorando a empresa para assegurar o cumprimento permanente das exigências sanitárias.
Foto: Reprodução
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta sexta-feira (29) a retomada das atividades da fábrica da Ypê, localizada em Amparo, no interior de São Paulo. A decisão foi tomada após uma nova inspeção constatar que a empresa adotou medidas para corrigir parte das falhas sanitárias identificadas anteriormente. Com a liberação, a fabricante Química Amparo está autorizada a retomar imediatamente a produção de seus produtos. A avaliação foi realizada em conjunto por equipes da Anvisa, da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, do Grupo de Vigilância Sanitária de Campinas e da Vigilância Sanitária de Amparo. Segundo a agência reguladora, a empresa apresentou um plano para atender 76 exigências sanitárias apontadas durante uma fiscalização realizada em abril. Entre as adequações cobradas estavam melhorias nos processos de fabricação, controle de qualidade, rastreabilidade dos produtos e monitoramento de riscos. A Anvisa informou que produtos fabricados a partir de 1º de abril de 2026, incluindo detergentes líquidos, lava-roupas e desinfetantes, poderão voltar a ser comercializados normalmente. Apesar da retomada da produção, parte dos produtos da marca continua suspensa. A restrição permanece para detergentes, sabões líquidos para roupas e desinfetantes com lotes terminados em “1”, fabricados até 31 de março deste ano. Esses produtos deverão permanecer armazenados até a apresentação de novos laudos laboratoriais aprovados pelo órgão. A suspensão da fábrica ocorreu após a identificação de 76 irregularidades sanitárias e do risco de contaminação microbiológica em produtos fabricados na unidade. O caso ganhou repercussão após registros anteriores envolvendo a bactéria Pseudomonas aeruginosa, microrganismo que pode representar riscos principalmente para pessoas com baixa imunidade. Mesmo com a liberação, a Anvisa informou que continuará monitorando a empresa para garantir o cumprimento permanente das medidas corretivas exigidas.
Comissão ligada ao governo conclui que JK foi assassinado pela ditadura militar
Comissão ligada ao governo conclui que JK foi assassinado pela ditadura militar
Relatório aprovado pela Comissão de Mortos e Desaparecidos contesta versão histórica de acidente na Via Dutra em 1976
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Comissão Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) aprovou um relatório que conclui que o ex-presidente Juscelino Kubitschek foi assassinado em 1976, durante a ditadura militar. O relatório, elaborado pela historiadora Maria Cecília Adão, sustenta que JK foi morto por atentado político, contrariando a versão oficial que atribuía a morte a um acidente automobilístico.
- A conclusão da comissão é baseada no princípio do "in dubio pro victima", que significa "na dúvida, em favor da vítima", e rejeita a tese de que um ônibus teria atingido a traseira do Opala em que estava o ex-presidente. A reabertura do caso foi realizada com o objetivo de buscar esclarecimentos sobre a verdade histórica envolvendo a morte de JK, que completou 50 anos em 2026.
Foto: Divulgação
A Comissão Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos, aprovou nesta sexta-feira (29) um relatório que conclui que o ex-presidente Juscelino Kubitschek foi assassinado durante a ditadura militar. O parecer, elaborado pela historiadora Maria Cecília Adão, foi aprovado por seis votos favoráveis e uma abstenção. Segundo nota divulgada pelo Ministério Público Federal (MPF), o documento sustenta que JK “foi morto pela ditadura em 1976”, contrariando a versão oficial mantida desde a época, que atribuía a morte a um acidente automobilístico. A conclusão da comissão rejeita a tese de que um ônibus teria atingido a traseira do Opala em que estava o ex-presidente. Essa hipótese havia sido adotada pelas investigações conduzidas durante o regime militar e posteriormente reforçada pela Comissão Nacional da Verdade. Reanálise do caso - O novo posicionamento ocorre no ano em que se completam 50 anos da morte de JK. O reexame feito pela comissão não trouxe novas perícias ou investigações inéditas, mas reuniu análises anteriores, com destaque para o inquérito conduzido pelo MPF entre 2013 e 2019, divulgado em 2021. Na ocasião, os investigadores descartaram a colisão entre o ônibus e o carro de JK, mas afirmaram não ser possível confirmar nem afastar a hipótese de atentado por falta de provas materiais sobre o que provocou a perda de controle do veículo. Mesmo sem novos elementos conclusivos, a relatora utilizou fundamentos jurídicos baseados no princípio do “in dubio pro victima”, expressão que significa “na dúvida, em favor da vítima”, para sustentar a responsabilização do Estado. Morte na Via Dutra - JK morreu em 22 de agosto de 1976, quando viajava pela Via Dutra acompanhado do motorista e amigo Geraldo Ribeiro. O Opala em que os dois estavam perdeu o controle, atravessou o canteiro central e colidiu com uma carreta na pista contrária. Ambos morreram no local. As investigações conduzidas ainda durante a ditadura concluíram que o acidente ocorreu após uma tentativa de ultrapassagem envolvendo um ônibus da Viação Cometa. Essa mesma versão foi mantida por uma comissão externa da Câmara dos Deputados, em 2001, e pela Comissão Nacional da Verdade, em 2014. Por outro lado, outras apurações passaram a defender a hipótese de atentado político. Relatórios das comissões da verdade de São Paulo e de Minas Gerais, além da Comissão Municipal da Verdade de São Paulo, apontaram indícios de que não houve colisão com o ônibus e levantaram suspeitas de sabotagem mecânica, disparo de arma de fogo ou envenenamento do motorista. Segundo a CEMDP, a reabertura do caso teve como objetivo buscar esclarecimentos sobre a verdade histórica envolvendo a morte do ex-presidente.
Conta de luz terá cobrança extra em junho com bandeira amarela, anuncia Aneel
Conta de luz terá cobrança extra em junho com bandeira amarela, anuncia Aneel
Mudança ocorre após quatro meses de bandeira verde e reflete redução das chuvas e aumento dos custos de geração de energia
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira a aplicação da bandeira tarifária amarela nas contas de energia elétrica a partir de junho. Com essa medida, os consumidores enfrentarão um custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A decisão é justificada pela redução das chuvas durante a transição para o período seco, o que diminui a capacidade de geração das hidrelétricas e demanda o uso de usinas termelétricas, que possuem custo operacional mais elevado.
- Este cenário marca uma mudança após quatro meses consecutivos (janeiro a abril) de bandeira verde, período sem cobranças adicionais devido às condições favoráveis de geração. O sistema de bandeiras tarifárias, instituído em 2015, visa informar os consumidores sobre os custos reais da produção de energia elétrica, indicando que a bandeira amarela adiciona R$ 1,88 por 100 kWh e as bandeiras vermelhas impõem encargos ainda maiores. A retomada da bandeira amarela reflete a piora das condições de geração no país.
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária amarela será aplicada nas contas de energia elétrica do mês de junho. Com a medida, os consumidores pagarão um adicional de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. De acordo com a agência, a mudança foi motivada pela redução das chuvas durante a transição do período chuvoso para o período seco, cenário que diminui a capacidade de geração das hidrelétricas e exige o acionamento de usinas termelétricas, cuja produção tem custo mais elevado. Entre janeiro e abril deste ano, a bandeira tarifária permaneceu verde, sem cobrança adicional nas contas de luz, devido às condições favoráveis para a geração de energia no país. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar aos consumidores os custos reais da produção de energia elétrica. Na bandeira verde não há cobrança extra. Já na bandeira amarela, é aplicado um acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos. Nos casos de bandeira vermelha, os custos são ainda maiores. No patamar 1, a cobrança adicional é de R$ 4,46 por 100 kWh consumidos, enquanto no patamar 2 o valor sobe para R$ 7,87. Após encerrar 2025 com bandeiras vermelhas entre junho e novembro e amarela em dezembro, o sistema voltou à bandeira verde nos quatro primeiros meses de 2026. Agora, a Aneel retoma a bandeira amarela diante da piora das condições de geração de energia no país.
Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta sexta-feira
Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta sexta-feira
Candidatos devem se inscrever pela internet; programa reserva vagas para cotas e beneficiários do CadÚnico
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- As inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) se encerram nesta sexta-feira (29). O processo seletivo, organizado pelo Ministério da Educação, oferece oportunidades para ampla concorrência e cotas específicas destinadas a pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Os interessados devem se inscrever gratuitamente, de forma exclusiva online, pelo Portal Acesso Único, e precisam ter participado do Enem a partir de 2010, obtido média mínima de 450 pontos nas provas, nota superior a zero na redação e renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.
- Um dos pontos relevantes é o Fies Social, que reserva 50% das vagas para estudantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, permitindo financiamento de até 100% dos encargos educacionais. O resultado da chamada única será divulgado em 7 de maio, e os candidatos não selecionados serão automaticamente incluídos na lista de espera, com convocações previstas entre 15 e 29 de maio.
Foto: Marcelo Casal Jr | Agência Brasil
As inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil terminam nesta sexta-feira (29). O processo seletivo, conduzido pelo Ministério da Educação, oferece vagas para ampla concorrência e cotas destinadas a pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no Portal Acesso Único. Para participar, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2010, obtido média mínima de 450 pontos nas provas, nota superior a zero na redação e renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. O Fies Social reserva 50% das vagas para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Nesses casos, o financiamento pode cobrir até 100% dos encargos educacionais do curso. O resultado da chamada única será divulgado em 7 de maio. Os candidatos não selecionados serão incluídos automaticamente na lista de espera, com convocações previstas entre 15 e 29 de maio.
PF faz operação contra descontos ilegais em aposentadorias
PF faz operação contra descontos ilegais em aposentadorias
Investigação apura supostos descontos indevidos em benefícios do INSS por meio de acordos firmados entre associações e o instituto.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (27) uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga suspeitas de descontos ilegais aplicados em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação mobilizou 31 mandados de busca e apreensão nos estados de Pernambuco, São Paulo, Paraíba e no Distrito Federal, com o apoio da Controladoria-Geral da União e autorização do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal.
- As investigações apontam indícios de crimes como organização criminosa, estelionato previdenciário e ocultação de patrimônio. Os principais alvos são indivíduos e associações, como Unibap (com destaque para Gutemberg Tito de Souza e Zacarias Canuto Sobrinho) e Abenprev, que teriam firmado acordos de cooperação com o INSS entre 2021 e 2023 para realizar descontos diretamente nos benefícios sem a devida autorização dos beneficiários.
Foto: Divulgação | Polícia Federal
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (27), uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga suspeitas de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social. Ao todo, estão sendo cumpridos 31 mandados de busca e apreensão nos estados de Pernambuco, São Paulo, Paraíba e no Distrito Federal. A operação conta também com apoio da Controladoria-Geral da União. A decisão que autorizou a ação foi assinada pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal. Segundo a Polícia Federal, as investigações apontam indícios de crimes como organização criminosa, estelionato previdenciário e ocultação de patrimônio. Os principais alvos são pessoas ligadas a associações que mantinham autorização para realizar descontos diretamente nos benefícios pagos pelo INSS. Entre os investigados estão Gutemberg Tito de Souza e Zacarias Canuto Sobrinho, ligados à Unibap. Pessoas vinculadas à Abenprev também foram alvo da operação. As associações investigadas teriam firmado acordos de cooperação com o INSS entre os anos de 2021 e 2023. A suspeita é que descontos indevidos tenham sido aplicados em aposentadorias e pensões sem autorização regular dos beneficiários. A PF informou que a investigação segue em andamento e que o material apreendido será analisado para aprofundar as apurações sobre o suposto esquema.
Brasil alcança maior índice de desenvolvimento humano
Brasil alcança maior índice de desenvolvimento humano
Relatório aponta avanço histórico do IDH brasileiro em 2024
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O Brasil alcançou o patamar de muito alto desenvolvimento humano, de acordo com o Radar IDHM 2026. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) brasileiro subiu de 0,744 em 2012 para 0,805 em 2024, com avanços nas áreas de longevidade, educação e renda. No entanto, as desigualdades raciais ainda são significativas no país.
- O estudo aponta que as diferenças regionais persistem, com as unidades federativas do Norte, Nordeste, Sul e Sudeste apresentando resultados distintos em termos de desenvolvimento humano. A renda é um dos principais desafios do país, com o IDHM relacionado à renda tendo crescido menos do que os demais indicadores.
Foto: Divulgação
O Brasil atingiu pela primeira vez o patamar de muito alto desenvolvimento humano, segundo dados do relatório Radar IDHM 2026, divulgado nesta terça-feira (26) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O levantamento mostra que o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) brasileiro saltou de 0,744 em 2012 para 0,805 em 2024, alcançando o maior nível da série histórica. O indicador avalia três dimensões principais: longevidade, educação e renda. O estudo utiliza dados da Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e foi elaborado em parceria com a Fundação João Pinheiro. Segundo o relatório, houve avanço nas três áreas analisadas, com destaque para a educação, que apresentou o maior crescimento médio anual ao longo do período. Mesmo com a melhora dos indicadores, o estudo aponta que as desigualdades raciais continuam significativas no país. Entre a população branca, o índice passou de 0,804 para 0,851 entre 2012 e 2024. Já entre negros, o avanço foi de 0,694 para 0,774. Apesar da redução da diferença entre os grupos, o levantamento destaca que negros e mulheres ainda permanecem em faixa inferior de desenvolvimento humano quando comparados à média nacional. O relatório também analisou o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal Ajustado à Desigualdade, que considera diferenças internas de renda, educação e acesso a oportunidades. Nesse recorte, o Brasil saiu da classificação de baixo desenvolvimento humano em 2012 para médio desenvolvimento humano em 2024. O estudo aponta ainda que a renda segue como um dos principais desafios do país. O IDHM relacionado à renda apresentou crescimento menor que os demais indicadores e sofreu impacto direto da crise econômica iniciada em 2015 e da pandemia de Covid-19. Entre os estados brasileiros, todas as unidades federativas alcançaram patamar de alto ou muito alto desenvolvimento humano em 2024. Ainda assim, permanecem diferenças regionais importantes entre Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. O relatório destaca que a expectativa de vida, renda domiciliar e acesso ao ensino superior continuam apresentando diferenças expressivas entre os estados brasileiros, especialmente entre o Distrito Federal e unidades do Norte e Nordeste.
Justiça condena prefeitura por exposição de servidora em figurinha de WhatsApp
Justiça condena prefeitura por exposição de servidora em figurinha de WhatsApp
Justiça do Paraná entendeu que houve omissão da prefeitura diante da exposição vexatória sofrida por uma guarda municipal dentro do ambiente profissional.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Justiça do Paraná condenou a Prefeitura de Cascavel ao pagamento de R$ 5 mil por danos morais a uma guarda municipal que teve imagens transformadas em figurinhas ofensivas de WhatsApp. O processo foi motivado pela circulação de fotografias da servidora em formato de 'stickers' com expressões vexatórias e humilhantes. A guarda municipal afirmou ter tomado conhecimento da situação em maio de 2023 e decidiu buscar reparação judicial.,
- A 4ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Paraná manteve a condenação contra a prefeitura, considerando que houve omissão do poder público ao não impedir a exposição da servidora e a violação da honra e da imagem dela no ambiente profissional. Além da indenização por danos morais, a prefeitura foi condenada ao pagamento de honorários advocatícios fixados em 20% sobre o valor da condenação.
Foto: Reprodução
A Justiça do Paraná condenou a Prefeitura de Cascavel ao pagamento de R$ 5 mil por danos morais a uma guarda municipal que teve imagens transformadas em figurinhas ofensivas de WhatsApp dentro do ambiente de trabalho. A servidora, que atua na corporação desde 2017, acionou a Justiça após descobrir que fotografias dela circulavam em formato de “stickers” — figurinhas usadas em aplicativos de mensagens — acompanhadas de expressões consideradas vexatórias e humilhantes. Segundo o processo, o conteúdo era compartilhado em computadores da Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal e aparecia armazenado nas abas de “favoritos” e “usadas com frequência” dos equipamentos utilizados pelos agentes. A guarda municipal afirmou ter tomado conhecimento da situação em maio de 2023. Após identificar a circulação das imagens, decidiu buscar reparação judicial por danos morais. Durante a ação, a Prefeitura de Cascavel negou responsabilidade e alegou não existir comprovação de que o material tivesse sido criado ou compartilhado por servidores públicos. Mesmo assim, a 4ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Paraná manteve, de forma unânime, a condenação contra o município. Na decisão, o juiz convocado Marco Vinícius Schiebel afirmou que depoimentos e documentos anexados ao processo comprovaram que as figurinhas estavam armazenadas em computadores de acesso restrito da Guarda Municipal e eram compartilhadas entre colegas de trabalho. O magistrado também entendeu que houve omissão do poder público ao não impedir a exposição da servidora e a violação da honra e da imagem dela no ambiente profissional. Além da indenização por danos morais, a prefeitura foi condenada ao pagamento de honorários advocatícios fixados em 20% sobre o valor da condenação.
Inscrições para o Enem 2026 começam nesta segunda; confira como participar
Inscrições para o Enem 2026 começam nesta segunda; confira como participar
Provas serão realizadas em novembro e taxa de inscrição permanece em R$ 85
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 começam nesta segunda-feira (25) e seguem abertas até 5 de junho. Estudantes que concluirão o ensino médio em 2026, pessoas que já terminaram os estudos em anos anteriores e estrangeiros podem se inscrever.
- O pagamento da taxa de inscrição permanece em R$ 85 e deve ser realizado até 10 de junho pelos candidatos que não conseguiram isenção. O resultado dos pedidos de atendimento especializado será divulgado em 19 de junho.
Foto: Brenda Rocha | Shutterstock
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 começam nesta segunda-feira (25) e seguem abertas até às 23h59 do dia 5 de junho. O cadastro deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, disponível no portal do Inep. As provas serão aplicadas em todo o Brasil nos dias 8 e 15 de novembro. O cronograma também prevê o período para pagamento da taxa de inscrição, pedidos de atendimento especializado e solicitação de uso do nome social. Podem participar estudantes que concluirão o ensino médio em 2026, pessoas que já terminaram os estudos em anos anteriores, candidatos que pretendem obter certificação do ensino médio e os chamados “treineiros”, que fazem a prova apenas para autoavaliação. Estrangeiros também podem se inscrever, desde que apresentem documento oficial com foto. A taxa de inscrição permanece em R$ 85. O pagamento deverá ser realizado até 10 de junho pelos candidatos que não conseguiram isenção. Para acessar o sistema, é necessário utilizar uma conta Gov.br vinculada ao CPF e senha do participante. O resultado dos pedidos de atendimento especializado será divulgado em 19 de junho. Quem tiver a solicitação negada poderá apresentar recurso entre os dias 22 e 26 do mesmo mês. O resultado final dos recursos será publicado em 3 de julho.
Operação Mute apreende 534 celulares ilícitos em presídios do país
Operação Mute apreende 534 celulares ilícitos em presídios do país
Ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública ocorreu em 23 estados e faz parte da estratégia nacional de combate às organizações criminosas dentro dos presídios.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A 11ª fase da Operação Mute, realizada entre 18 e 21 de maio em presídios de 23 estados, resultou na apreensão de 534 celulares ilegais e mobilizou 2.854 policiais penais. A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) informou que a ofensiva ocorreu em 49 unidades prisionais, revistando 2.611 celas com o objetivo central de coibir a comunicação de facções criminosas e reduzir a emissão de ordens para crimes como tráfico de drogas, homicídios e extorsões.
- Desde seu início em 2023, a operação já apreendeu mais de 8,5 mil celulares, contando com a participação de mais de 41 mil policiais penais em 680 estabelecimentos. O governo federal também anunciou o Programa Padrão Segurança Máxima, um investimento de R$ 324 milhões em equipamentos e tecnologia para 138 presídios, visando enfraquecer financeiramente as organizações criminosas. Novas fases da Operação Mute devem ocorrer ao menos duas vezes por mês em diferentes estados, conforme adiantou o secretário nacional de Políticas Penais.
Foto: Tom Costa/MJSP
O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou nesta sexta-feira (22) o balanço parcial da 11ª fase da Operação Mute, realizada em presídios de 23 estados brasileiros entre os dias 18 e 21 de maio. A ofensiva resultou na apreensão de 534 celulares ilegais dentro de unidades prisionais e mobilizou 2.854 policiais penais em todo o país.Segundo a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), a operação ocorreu em 49 presídios que concentram cerca de 65 mil detentos. Ao todo, foram revistadas 2.611 celas durante as ações de fiscalização e inteligência.O principal objetivo da Operação Mute é impedir a comunicação de facções criminosas de dentro dos presídios, reduzindo ordens para crimes como tráfico de drogas, homicídios, extorsões e golpes aplicados por telefone.Desde o início da operação, em 2023, já foram apreendidos mais de 8,5 mil celulares em unidades prisionais brasileiras. No mesmo período, mais de 41 mil policiais penais participaram das ações em 680 estabelecimentos prisionais.O governo federal também anunciou a ampliação dos investimentos no sistema penitenciário por meio do Programa Padrão Segurança Máxima. O pacote prevê R$ 324 milhões em equipamentos, scanners corporais, aparelhos de raio-X e viaturas blindadas para 138 presídios do país.De acordo com o secretário-executivo da pasta, Ademar Borges, o foco é enfraquecer financeiramente as organizações criminosas e ampliar o controle do Estado sobre os presídios. Já o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, afirmou que novas fases da Operação Mute devem ocorrer ao menos duas vezes por mês em diferentes estados brasileiros.
MEC divulga edital do Enem 2026; provas serão em novembro
MEC divulga edital do Enem 2026; provas serão em novembro
Inscrições começam no dia 25 de maio e exame volta a valer como certificado do ensino médio para maiores de 18 anos
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O Ministério da Educação (MEC) publicou o edital oficial do Enem 2026, com provas marcadas para os dias 8 e 15 de novembro. As inscrições estarão abertas de 25 de maio a 5 de junho, e o pagamento deve ser feito até 10 de junho.
- Outras mudanças incluem a pré-inscrição automática para estudantes do 3º ano do ensino médio e a retomada do uso do Enem como forma de certificação do ensino médio para participantes com mais de 18 anos, dependendo da pontuação alcançada.
Foto: Reprodução | Seduc
O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta sexta-feira (22) o edital oficial do Enem 2026. As provas serão aplicadas nos dias 8 e 15 de novembro, mantendo o modelo dividido em dois domingos adotado nas últimas edições do exame. As inscrições estarão abertas entre 25 de maio e 5 de junho. Já o pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito até 10 de junho. O valor continua em R$ 85 para candidatos que não possuem direito à isenção. Entre as mudanças mantidas nesta edição está a pré-inscrição automática para estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio. Esses candidatos precisarão apenas acessar a Página do Participante para confirmar os dados pessoais e escolher a língua estrangeira da prova, entre inglês e espanhol. Já alunos do 1º e 2º ano, além de pessoas que já concluíram os estudos, ainda precisarão realizar a inscrição manualmente. Outra novidade que permanece é a retomada do uso do exame como forma de certificação do ensino médio para participantes com mais de 18 anos, dependendo da pontuação alcançada. A função havia sido retirada do Enem em 2017, quando passou a ser exclusiva do Encceja. O cronograma divulgado pelo MEC também prevê o período para solicitação de atendimento especializado e uso do nome social entre os dias 25 de maio e 5 de junho. O resultado dessas solicitações será divulgado em 19 de junho. No primeiro dia de prova, em 8 de novembro, os participantes responderão questões de linguagens e ciências humanas, além da redação. Já no segundo domingo, em 15 de novembro, o exame terá perguntas de matemática e ciências da natureza. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas começam às 13h30. No primeiro dia, o exame termina às 19h; no segundo, às 18h30. O Enem é atualmente a principal forma de acesso ao ensino superior no país, sendo utilizado em programas como Sisu, Prouni e Fies, além de servir como critério de seleção em universidades públicas e privadas.
Lula realiza acompanhamento médico no Sírio-Libanês
Lula realiza acompanhamento médico no Sírio-Libanês
Segundo hospital, presidente não apresentou intercorrências após procedimentos realizados para tratamento de lesão na pele e tendinite.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou nesta segunda-feira (18) um acompanhamento médico no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, referente a dois procedimentos feitos em abril. O boletim divulgado pela unidade hospitalar confirmou que o presidente apresenta evolução satisfatória e não teve intercorrências após a cauterização para retirada de uma queratose (resultante de um carcinoma basocelular removido anteriormente) e uma infiltração para tratamento de tendinite no polegar da mão direita.
- Após a avaliação médica, Lula permaneceu na capital paulista para cumprir uma agenda oficial. Nesta terça-feira (18), o presidente participará da abertura do Encontro Internacional da Indústria da Construção, pela manhã, e à tarde lançará o programa Move Aplicativos, uma iniciativa do governo federal voltada à criação de linha de crédito para motoristas de aplicativos.
Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve nesta segunda-feira (18) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para realizar acompanhamento médico relacionado a dois procedimentos feitos em abril. Segundo boletim divulgado pela unidade hospitalar, Lula apresenta evolução satisfatória e não teve intercorrências. No dia 24 de abril, o presidente passou por uma cauterização na região da cabeça para retirada de uma queratose, caracterizada pelo acúmulo de pele. O procedimento já havia sido realizado anteriormente, em fevereiro, quando exames identificaram um carcinoma basocelular, tipo de câncer de pele originado nas células basais. A lesão foi removida durante a cirurgia. Na mesma data, Lula também foi submetido a uma infiltração para tratamento de uma tendinite no polegar da mão direita. De acordo com o hospital, o presidente seguirá com suas atividades normais e continuará sendo acompanhado por sua equipe médica. Após a avaliação médica, Lula permaneceu na capital paulista para cumprir compromissos oficiais nesta terça-feira (18). Pela manhã, o presidente participa da abertura do Encontro Internacional da Indústria da Construção, no bairro de Santana. Já no período da tarde, o petista lança, no bairro da Liberdade, o programa Move Aplicativos, iniciativa do governo federal voltada à criação de linha de crédito para motoristas de aplicativos.
Comissão da Câmara aprova suspensão de até 10 anos da CNH para homicídio culposo no trânsito
Projeto também aumenta de quatro para oito anos o tempo máximo de prisão para motoristas condenados
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que aumenta as punições para motoristas condenados por homicídio culposo no trânsito.
- O texto do PL 276/26 amplia a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação para até 10 anos e aumenta a pena de prisão de dois a quatro anos para quatro a oito anos, caso seja aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que aumenta as punições para motoristas condenados por homicídio culposo no trânsito, quando não há intenção de matar.
O texto do PL 276/26, aprovado na última quarta-feira (13), amplia para até 10 anos o período de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e aumenta o tempo de detenção previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Atualmente, o artigo 293 do CTB estabelece suspensão do direito de dirigir entre dois meses e cinco anos para condutores condenados por homicídio culposo. Com a proposta, a punição máxima passa para 10 anos. O projeto também altera a pena de prisão. Hoje, o CTB prevê detenção de dois a quatro anos. O novo texto aumenta a punição para quatro a oito anos de prisão. A autora da proposta, Delegada Ione, afirmou que o aumento do período de suspensão da CNH tem caráter preventivo e busca afastar das ruas motoristas considerados incapazes de conduzir veículos com segurança. O relator da proposta na comissão, Bebeto, manteve o texto original do projeto. Segundo ele, embora o crime continue sendo classificado como culposo, muitas ocorrências envolvem “violações graves do dever objetivo de cuidado”, o que justificaria punições mais severas. O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.
Amigas em tratamento contra leucemia morrem no mesmo dia
Amigas em tratamento contra leucemia morrem no mesmo dia
Jovens de 17 anos enfrentavam a doença há anos e criaram laço durante internações
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Duas adolescentes de 17 anos, Lara Gabriela Noé Diniz Vláxio e Maria Eduarda Ramos, morreram em Rondônia após lutar contra a leucemia. Ambas se conheceram durante o tratamento oncológico e mantinham uma amizade construída ao longo de internações e exames.
- Após anos de quimioterapia, Lara concluiu uma etapa do tratamento em 2024, mas exames recentes indicaram a volta da doença, enquanto Maria Eduarda apresentou uma recaída agressiva, levando ao agravamento do quadro clínico. As duas estavam internadas em Porto Velho quando morreram.
Foto: Reprodução
Duas adolescentes de 17 anos que tratavam leucemia em Rondônia morreram com cerca de uma hora de diferença na segunda‑feira (11). Lara Gabriela Noé Diniz Vláxio e Maria Eduarda Ramos, a Duda, se conheceram durante o tratamento oncológico e mantinham uma amizade construída ao longo de internações, exames e longos períodos em hospitais. Lara, de Porto Velho, recebeu o diagnóstico de leucemia linfoblástica aguda em 2021. Após anos de quimioterapia, chegou a concluir uma etapa do tratamento em 2024, mas exames recentes indicaram a volta da doença. Ela havia iniciado um novo protocolo e aguardava avaliação para transplante de medula. Maria Eduarda, moradora de Cacoal, tratava a doença havia cerca de três anos e meio. Em abril deste ano, comemorou o fim de um ciclo de quimioterapia, mas apresentou piora após uma recaída agressiva. Segundo a família, o câncer atingiu o sistema nervoso central, o que agravou rapidamente o quadro clínico. As duas estavam internadas em Porto Velho quando morreram. A proximidade das datas e horários dos óbitos chamou atenção de familiares e amigos, que acompanharam as trajetórias das adolescentes ao longo dos últimos anos. O velório de Maria Eduarda ocorreu nesta quinta‑feira (14), em Cacoal.
Quaest indica empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro no 2º turno
Quaest indica empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro no 2º turno
Petista tem 42%, e senador aparece com 41% na simulação
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Uma pesquisa divulgada pela Genial/Quaest aponta empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro em um cenário de segundo turno para a Presidência da República. De acordo com o levantamento, Lula tem 42% das intenções de voto, enquanto Flávio tem 41%. Lula lidera contra todos os adversários testados em cenários alternativos de segundo turno.
- Além disso, a pesquisa também mediu a rejeição dos candidatos, com 53% dizendo que não votariam em Lula e 54% rejeitando Flávio Bolsonaro. A pesquisa ouviu 2.004 eleitores entre os dias 8 e 11 de maio, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Foto: Reprodução
Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (13) aponta empate técnico entre o presidente Lula (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL‑RJ) em um cenário de segundo turno para a Presidência da República. O levantamento mostra Lula com 42% das intenções de voto e Flávio com 41%. Na simulação de primeiro turno, Lula aparece com 39%, enquanto Flávio registra 33%. Brancos, nulos e eleitores que afirmam não votar somam 10%, e indecisos são 5%. Segundo o instituto, na rodada anterior, realizada em abril, Flávio tinha 42% no cenário de segundo turno, e Lula, 40%. O levantamento também testou outros nomes no primeiro turno, como Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (PSD), Renan Santos (Missão), Augusto Cury (Avante), Cabo Daciolo (Mobiliza), Samara Martins (UP), Aldo Rebelo (DC) e Hertz Dias (PSTU). Zema e Caiado aparecem com 4% cada; Renan tem 2%; Cury, Daciolo e Samara registram 1%; Aldo Rebelo e Hertz Dias não pontuaram. Em cenários alternativos de segundo turno, Lula lidera contra todos os adversários testados. O petista tem 44% contra 37% de Zema; 44% contra 35% de Caiado; e 45% contra 28% de Renan. Na avaliação do governo, o índice negativo caiu de 42% em abril para 39% em maio. A aprovação oscilou de 31% para 34%, e o percentual que considera o governo regular passou de 26% para 25%. A pesquisa também mediu rejeição. Segundo o levantamento, 53% dizem que não votariam em Lula, e 54% afirmam rejeitar Flávio Bolsonaro. Zema tem 27% de rejeição; Caiado, 32%; Aldo Rebelo, 21%; Renan Santos, 19%; Augusto Cury, 16%; Cabo Daciolo, 27%; Samara Martins, 10%; e Hertz Dias, 7%. A pesquisa ouviu 2.004 eleitores entre os dias 8 e 11 de maio, em entrevistas presenciais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o código BR‑03598/2026.
Brasil terá Dia Nacional das Vítimas da Covid-19
Brasil terá Dia Nacional das Vítimas da Covid-19
Data será celebrada em 12 de março, em homenagem à primeira vítima registrada no país.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (11) a lei que institui o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19. A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, estabelece 12 de março como a data da homenagem, em referência à primeira vítima oficial da doença no país, a técnica de enfermagem Rosana Aparecida Urbano. O objetivo principal da medida é preservar a memória das mais de 716 mil pessoas que morreram em decorrência da covid-19 no Brasil e incentivar a reflexão sobre os impactos da crise sanitária.
- Durante o evento, Lula criticou a condução da pandemia pelo governo anterior, mencionando a disseminação de desinformação e declarações contrárias às vacinas. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enfatizou que a nova data servirá como momento permanente de reflexão sobre os impactos da pandemia e a preparação para futuras emergências, além de buscar fortalecer políticas públicas de prevenção e assistência. Padilha também destacou o recente crescimento dos índices de vacinação infantil, que voltaram a superar 90% em diversas campanhas.
Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (11) a lei que institui o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19. A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto e reuniu autoridades, profissionais da saúde e familiares de vítimas da pandemia. A data escolhida para a homenagem será 12 de março, em referência à morte da técnica de enfermagem Rosana Aparecida Urbano, considerada a primeira vítima da doença registrada oficialmente no país. O projeto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado. Segundo o governo federal, o objetivo é preservar a memória das mais de 716 mil pessoas que morreram em decorrência da covid-19 no Brasil. Durante o evento, Lula voltou a criticar a condução da pandemia pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O presidente afirmou que houve disseminação de desinformação durante o período mais crítico da crise sanitária e citou declarações contrárias às vacinas e ao isolamento social. “Temos que dizer em alto e bom som a quantidade de médicos que receitavam cloroquina”, afirmou Lula durante o discurso. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a nova data servirá como momento permanente de reflexão sobre os impactos da pandemia e a preparação do país para futuras emergências sanitárias. Segundo Padilha, o governo também busca ampliar o debate sobre assistência às famílias afetadas pela covid-19 e fortalecer políticas públicas de prevenção. No mês passado, o Ministério da Saúde inaugurou o Memorial da Pandemia no Centro Cultural do Ministério da Saúde. O espaço homenageia as vítimas da doença e foi reaberto após obras de recuperação. Durante a cerimônia, Padilha também afirmou que os índices de vacinação infantil voltaram a crescer nos últimos anos. De acordo com o ministro, a cobertura vacinal no país ultrapassou 90% em diversas campanhas após queda registrada durante o governo anterior.
Minas Gerais confirma primeira morte por hantavírus no Brasil em 2026
Minas Gerais confirma primeira morte por hantavírus no Brasil em 2026
Vítima é um homem de 46 anos que teve contato com roedores em área rural
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirmou a primeira morte por hantavírus no Brasil em 2026. O caso foi registrado em Carmo do Paranaíba, no interior do estado, e a vítima é um homem de 46 anos que trabalhava em área de lavoura e tinha histórico de contato com roedores silvestres.
- O hantavírus é transmitido principalmente pelo contato com fezes, urina ou saliva de roedores infectados. O Ministério da Saúde informou que os casos registrados no Brasil não têm relação com o surto internacional monitorado pela Organização Mundial da Saúde.
Foto: Reprodução | Reuters
A Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirmou a primeira morte por hantavírus no Brasil em 2026. O caso foi registrado em Carmo do Paranaíba, no interior do estado. A vítima é um homem de 46 anos que trabalhava em área de lavoura e tinha histórico de contato com roedores silvestres. A morte ocorreu em fevereiro, e o diagnóstico foi confirmado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Segundo as autoridades, trata-se de um caso isolado, sem ligação com outros registros da doença no país. O hantavírus é transmitido principalmente pelo contato com fezes, urina ou saliva de roedores infectados. Em humanos, pode causar dificuldade para respirar, tosse seca, queda de pressão e aceleração dos batimentos cardíacos. Não há vacina ou tratamento específico. Nos últimos dias, um surto da doença foi identificado no navio polar MV Hondius, que seguia viagem pela África. Três mortes foram confirmadas entre passageiros, e outros infectados permanecem internados em estado grave. Equipes internacionais investigam onde ocorreu a contaminação. O Ministério da Saúde informou que os casos registrados no Brasil não têm relação com o surto internacional monitorado pela Organização Mundial da Saúde. Em 2025, o país contabilizou 35 casos de hantavirose. Em 2026, até agora, foram confirmados sete.
Infecção grave e alta mortalidade: o que a bactéria encontrada em produtos Ypê pode causar
Anvisa proibiu fabricação e determinou recolhimento de 24 itens após identificar contaminação
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Anvisa suspendeu a fabricação e determinou o recolhimento de 24 produtos da marca Ypê devido à presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa. A decisão foi tomada após uma avaliação técnica que identificou risco sanitário associado à presença da bactéria. A Ypê contestou a decisão e afirmou que os produtos são seguros, mas a Anvisa orienta que o uso dos produtos recolhidos seja interrompido.
Foto: Divulgação
A decisão da Anvisa de suspender a fabricação e determinar o recolhimento de 24 produtos da marca Ypê reacendeu o alerta sobre os riscos da Pseudomonas aeruginosa, bactéria associada a infecções graves e alta taxa de mortalidade, especialmente entre pessoas com o sistema imunológico comprometido. A Pseudomonas é considerada uma ameaça crescente à saúde pública por causa da resistência a antibióticos. O microrganismo pode provocar infecções no sangue, nos pulmões e no trato urinário, além de se espalhar com facilidade em ambientes úmidos, como hospitais. Em 2025, o Ministério da Saúde já havia emitido um alerta sobre o aumento da resistência da bactéria a medicamentos no país. A Anvisa determinou o recolhimento de detergentes, sabões líquidos para roupas e desinfetantes da Ypê com numeração final 1, fabricados pela Química Amparo, em Amparo (SP). A medida também suspende a fabricação, a comercialização, a distribuição e o uso dos produtos. A decisão foi tomada após uma avaliação técnica realizada em conjunto com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e a Vigilância Sanitária de Amparo. A inspeção identificou risco sanitário associado à presença da bactéria. Em nota enviada ao G1, a Ypê contestou a decisão e afirmou que os produtos são seguros. A empresa disse possuir laudos independentes que atestam a qualidade dos itens e declarou confiar na reversão da medida após apresentar informações adicionais à Anvisa. A companhia reforçou que mantém diálogo com as autoridades sanitárias e que está à disposição para prestar esclarecimentos aos consumidores. A Anvisa orienta que o uso dos produtos recolhidos seja interrompido.
Anvisa suspende venda de produtos da marca Ypê em todo o país
Anvisa suspende venda de produtos da marca Ypê em todo o país
Medida atinge detergentes, sabões líquidos e desinfetantes com lotes terminados em 1
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira (7) a suspensão da venda e o recolhimento de diversos produtos da marca Ypê, como detergentes lava-louças, sabões líquidos para roupas e desinfetantes. A medida abrange todos os lotes com numeração final 1, fabricados pela Química Amparo em Amparo (SP), após uma avaliação de risco sanitário identificar falhas críticas nos sistemas de garantia e controle de qualidade na produção, indicando risco de contaminação microbiológica com patógenos.
- A decisão da Anvisa também proíbe a fabricação, distribuição e uso dos itens afetados. A agência orienta os consumidores que possuam os lotes listados na Resolução 1.834/2026 a suspenderem imediatamente o uso e contatarem o Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa para informações sobre o recolhimento. As vigilâncias sanitárias estaduais e municipais devem intensificar o monitoramento para garantir que os produtos afetados sejam retirados de circulação.
Foto: Reprodução
A Anvisa determinou nesta quinta‑feira (7) a suspensão da venda e o recolhimento de produtos da marca Ypê, incluindo detergentes lava‑louças, sabões líquidos para roupas e desinfetantes. A medida vale para todos os lotes com numeração final 1, fabricados pela empresa Química Amparo, em Amparo (SP). A decisão também proíbe a fabricação, distribuição e uso dos itens. Segundo a agência, a medida foi adotada após uma avaliação de risco sanitário realizada em conjunto com o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e a Vigilância Sanitária de Amparo. Durante a inspeção, foram identificadas falhas em etapas críticas da produção, como problemas nos sistemas de garantia e controle de qualidade. As irregularidades indicam risco de contaminação microbiológica, com possibilidade de presença de microrganismos patogênicos. A Anvisa orienta que consumidores que possuam lotes listados na Resolução 1.834/2026 suspendam imediatamente o uso e entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa para informações sobre o recolhimento. As vigilâncias sanitárias estaduais e municipais devem intensificar o monitoramento para impedir a circulação dos produtos afetados.
Prazo para regularizar título de eleitor termina nesta quarta
Prazo para regularizar título de eleitor termina nesta quarta
Serviço pode ser feito presencialmente ou pela internet por quem já tem biometria
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O prazo para emitir o primeiro título de eleitor e regularizar a situação cadastral no Brasil termina nesta quarta-feira (6). Os cidadãos devem atualizar seus documentos e garantir a participação nas eleições de 2026. Sem regularização, eles ficarão impedidos de votar e podem enfrentar restrições, como dificuldade para obter passaporte ou se matricular em instituições públicas de ensino.
- A partir de 7 de maio, o cadastro eleitoral será fechado em todo o país e só será reaberto em novembro de 2026. É importante que jovens que votam pela primeira vez, pessoas que mudaram de cidade e eleitores com título cancelado procurem a Justiça Eleitoral para atualizar seus dados cadastrais.
Foto: Willian Silva | Sudoesta Bahia
O prazo para emitir o primeiro título de eleitor ou regularizar a situação cadastral termina nesta quarta‑feira (6) em todo o Brasil. A data marca o último dia para que os cidadãos atualizem o documento e garantam a participação nas eleições de 2026. O atendimento presencial nos cartórios eleitorais e Centrais de Atendimento ao Público ocorre das 8h às 15h. Quem já possui biometria cadastrada também pode realizar os serviços pela internet, por meio do sistema de autoatendimento da Justiça Eleitoral. O prazo inclui emissão do primeiro título, transferência de domicílio, revisão de dados e regularização de pendências. Para o atendimento, é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado. Homens que completam 19 anos neste ano devem levar comprovante de quitação militar. Quem não regularizar o título até esta quarta ficará impedido de votar em outubro de 2026 e poderá enfrentar restrições, como dificuldade para obter passaporte, tomar posse em cargo público ou se matricular em instituições públicas de ensino. A partir de 7 de maio, o cadastro eleitoral será fechado em todo o país, incluindo o atendimento on‑line, e só será reaberto em novembro de 2026. Devem procurar a Justiça Eleitoral jovens que vão votar pela primeira vez, pessoas que mudaram de cidade, eleitores com título cancelado e quem precisa atualizar dados cadastrais.
Fiel morre após engasgar com chiclete durante culto religioso
Fiel morre após engasgar com chiclete durante culto religioso
Mulher de 40 anos sofreu asfixia e não resistiu após parada cardiorrespiratória
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Uma mulher de 40 anos, Danielle Santos Rissi de Oliveira, morreu após engasgar com um chiclete durante um culto religioso na Assembleia de Deus Nova Aliança, em Cuiabá. Ela participava do culto e sofreu um quadro de asfixia por inalação de alimento, o que impossibilitou sua respiração. Fiéis acionaram o Samu, mas Danielle teve uma parada cardiorrespiratória e não respondeu aos procedimentos de reanimação.
- A causa da morte foi registrada como asfixia por inalação de alimento, resultando em insuficiência respiratória aguda. A Assembleia de Deus Nova Aliança e a cooperativa Sicoob lamentaram a morte da fiel e destacaram a trajetória dela na igreja.
Foto: Reprodução | Redes Sociais
Uma mulher de 40 anos morreu após engasgar com um chiclete durante um culto religioso na noite de sábado (2), em Cuiabá. A vítima foi identificada como Danielle Santos Rissi de Oliveira, coordenadora de Negócios do Sicoob. O caso aconteceu na igreja Assembleia de Deus Nova Aliança, no bairro Santa Cruz. De acordo com a Polícia Civil, Danielle participava do culto quando sofreu um quadro de asfixia por inalação de alimento. Fiéis que estavam no local perceberam que ela não conseguia respirar e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que fez os primeiros atendimentos ainda na igreja. Durante o trajeto até o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), a vítima teve uma parada cardiorrespiratória. Segundo o hospital, a equipe iniciou manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) e Danielle foi encaminhada para a sala cirúrgica para monitoramento, mas não respondeu aos procedimentos. A morte foi confirmada às 18h55. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Conforme laudo médico, a causa da morte foi registrada como asfixia por inalação de alimento, resultando em insuficiência respiratória aguda. Em nota, a Assembleia de Deus Nova Aliança lamentou a morte da fiel e destacou a trajetória dela na igreja. A cooperativa Sicoob também divulgou nota de pesar pela morte da colaboradora.
Começam a valer penas mais rígidas para furto, roubo e receptação
Começam a valer penas mais rígidas para furto, roubo e receptação
Medida busca aumentar o rigor no combate à criminalidade e atualizar a legislação
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A partir desta segunda-feira (4), regras mais rígidas entram em vigor no Brasil para crimes como furto, roubo, receptação e estelionato. As mudanças estão previstas na Lei nº 15.397/2026, que amplia o tempo de prisão e atualiza a legislação para incluir delitos praticados por meios eletrônicos.
- A nova legislação traz alterações significativas para os crimes mencionados, incluindo aumento das penas e aplicação de multa obrigatória em alguns casos. A Lei nº 15.397/2026 entra em vigor em todo o país e é considerada uma medida para fortalecer a luta contra o crime.
Foto: Divulgação | Policia Civil
Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2026 termina nesta quinta-feira
Solicitação deve ser feita até 23h59 na Página do Participante; resultado sai em 13 de maio
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Os candidatos têm até as 23h59 desta quinta-feira (30) para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2026 na Página do Participante. O procedimento contempla também aqueles que conquistaram a gratuidade na edição de 2025, mas precisam justificar a ausência para ter direito ao benefício novamente. Além disso, candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada, com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa, têm direito à isenção.
- A divulgação dos pedidos de isenção está prevista para 13 de maio, com recurso possível até 19 do mesmo mês. O resultado final previsto é para 25 de maio. É importante notar que a inscrição no exame é obrigatória, mesmo com a isenção concedida, e deve ser feita posteriormente dentro do prazo divulgado em edital específico.
Foto: Reprodução | Seduc
Os candidatos interessados em obter a isenção da taxa de inscrição do Enem 2026 têm até as 23h59 desta quinta-feira (30) para fazer o pedido junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O procedimento deve ser realizado exclusivamente pela Página do Participante, com acesso via conta Gov.br. Além dos novos solicitantes, o prazo também contempla quem conseguiu a gratuidade na edição de 2025, mas faltou aos dois dias de prova e precisa justificar a ausência para ter direito ao benefício novamente neste ano. A documentação exigida para comprovação está detalhada no edital do exame. Têm direito à isenção estudantes matriculados no último ano do ensino médio em escola pública em 2026, candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada, com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa, além de inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação. O Inep não envia comunicados por correspondência sobre o resultado das solicitações. Cabe ao candidato acompanhar a situação diretamente na plataforma oficial. A divulgação dos pedidos de isenção está prevista para 13 de maio. Quem tiver o benefício negado poderá apresentar recurso entre os dias 13 e 19 do mesmo mês, com resultado final previsto para 25 de maio. Mesmo com a isenção concedida, a inscrição no exame segue obrigatória e deverá ser feita posteriormente, dentro do prazo que será divulgado em edital específico. Já os candidatos que tiverem o pedido negado em definitivo precisarão pagar a taxa para participar da prova. Principal porta de entrada para o ensino superior no país, o Exame Nacional do Ensino Médio é utilizado em programas como Sisu, Prouni e Fies, além de permitir o acesso a universidades portuguesas conveniadas. Desde 2025, o exame também voltou a servir como certificação de conclusão do ensino médio para candidatos com 18 anos ou mais que atinjam a pontuação mínima exigida.
Lula deve anunciar Desenrola 2.0 nesta semana, diz Durigan
Lula deve anunciar Desenrola 2.0 nesta semana, diz Durigan
Ministro se reuniu com representantes de divernos bancos do país para acordo final das condições do novo programa de renegociação de dívidas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Diogo Zacarias | Ministério da Fazenda
O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta segunda-feira (27) que o o programa Desenrola 2.0 deve ser anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda nesta semana. A fala do ministro é feita após uma reunião final da pasta com bancos do país, para o acordo final das condições do novo programa de renegociação de dívidas. "Vou levar ao presidente amanhã, para que nos próximos dias ele anuncie. O programa exige redução de dívidas de cartão de crédito, CDC [crédito direto ao consumidor] e cheque especial, além de boas práticas de oferta de crédito e de educação financeira, com restrição a jogos e apostas online", disse o ministro em declaração à imprensa. Na manhã desta segunda, Durigan se reuniu com representantes de alguns bancos para pautar detalhes finais do programa e evitar divergências. O encontro reuniu lideranças de instituições como Caixa, Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Nubank e outros. A medida surge diante de dados do próprio governo que mostram que cerca de 70 milhões de famílias brasileiras estão endividadas. A proposta é possibilitar que consumidores possam quitar dívidas de maneira unificada em condições mais vantajosas, reduzindo juros e ampliando prazos de pagamento. O modelo vem sendo analisado entre o governo federal e instituições financeiras, com a possibilidade de criação de faixas de renegociação mais ajustadas a cada perfil de renda.
Pesquisa aponta que 86% apoiam exame toxicológico para CNH A e B
Pesquisa aponta que 86% apoiam exame toxicológico para CNH A e B
Levantamento nacional ouviu 2 mil pessoas; exigência ainda depende de regulamentação.
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Reprodução
Uma pesquisa nacional apontou que 86% dos brasileiros são favoráveis à exigência de exame toxicológico para quem busca a primeira habilitação nas categorias A e B. O levantamento foi encomendado pela Associação Brasileira de Toxicologia e realizado pelo Ipsos-Ipec, com 2 mil entrevistados em 129 municípios. Os resultados foram divulgados na sexta-feira (24).A exigência foi incluída no Código de Trânsito Brasileiro pela Lei 15.153/2025, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar disso, a regra ainda não está sendo aplicada e depende de regulamentação. Hoje, o exame já é obrigatório para motoristas profissionais das categorias C, D e E.Segundo a pesquisa, o apoio ao exame é alto em todas as regiões do país, passando de 80% em todos os recortes. O índice chega a 91% entre pessoas com ensino superior. Para 68% dos entrevistados, a medida pode ajudar no combate ao crime organizado. Outros 69% acreditam que a exigência pode reduzir casos de violência doméstica ligados ao uso de álcool e drogas.Apesar da aprovação popular, o Ministério dos Transportes informou que a medida ainda está em análise técnica. Estudos avaliam impactos como custo ao cidadão, capacidade dos laboratórios e efeitos na segurança viária. Até a conclusão dessa etapa, o governo orienta que os Detrans não exijam o exame para categorias A e B.A discussão ganhou força após a derrubada de veto no Congresso Nacional, que garantiu a validade da lei no fim de 2025. Especialistas defendem que o modelo já aplicado a motoristas profissionais pode ser replicado. Dados da Polícia Rodoviária Federal indicam redução de acidentes após a adoção do exame em categorias de transporte pesado.






















