Igaporã inaugura centro de cursos, cozinha comunitária e novas sedes da assistência social
Equipamentos reforçam atendimento a famílias vulneráveis e ampliam oportunidades de qualificação profissional no município
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Prefeitura de Igaporã entregou três novos equipamentos públicos para assistência social, segurança alimentar e formação profissional. Os equipamentos incluem novas sedes do CRAS, CREAS e da Secretaria de Assistência Social, além da reabertura do Centro de Cursos Profissionalizantes e da Cozinha Comunitária.
- Os novos equipamentos estão localizados nos bairros Alto do Cruzeiro, Alto da Varginha e Mulungu, e oferecem melhor atendimento, mais acessibilidade e serviços ampliados à população em situação de vulnerabilidade.
Foto: Divulgação | Governo de Igaporã
A Prefeitura de Igaporã entregou, na sexta‑feira (19), três novos equipamentos públicos voltados à assistência social, segurança alimentar e formação profissional. As inaugurações incluíram as novas sedes do CRAS, do CREAS e da Secretaria de Assistência Social, além da reabertura do Centro de Cursos Profissionalizantes e da Cozinha Comunitária. As unidades, distribuídas entre os bairros Alto do Cruzeiro, Alto da Varginha e Mulungu, foram estruturadas para oferecer melhor atendimento, mais acessibilidade e serviços ampliados à população em situação de vulnerabilidade. O Centro de Cursos Profissionalizantes foi totalmente reformado e passa a funcionar como espaço de capacitação e geração de renda. No local também foram instalados equipamentos para duas fábricas de vassouras ecológicas, que utilizarão garrafas PET recicladas. A produção beneficiará catadores da cooperativa municipal e a comunidade quilombola de Passagem da Pedra.
Foto: Divulgação | Governo de Igaporã
Já a Cozinha Comunitária vai garantir refeições diárias para famílias cadastradas, com estrutura de armazenamento, cozinha industrial e área de acolhimento. O serviço integra ações de combate à insegurança alimentar, em parceria com o Governo da Bahia. Para o secretário de Assistência Social, Marcos André, as entregas representam avanço direto na proteção social do município. “As novas instalações fortalecem a assistência e garantem mais dignidade às famílias de Igaporã”, afirmou. Com os novos equipamentos, a gestão municipal amplia o alcance das políticas sociais e reforça o compromisso com inclusão, qualificação profissional e atendimento humanizado.
Homem investigado por tentativa de homicídio é preso na zona rural de Igaporã
Homem investigado por tentativa de homicídio é preso na zona rural de Igaporã
Suspeito de 37 anos foi encontrado em uma fazenda e tinha mandado de prisão preventiva em aberto.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Um homem de 37 anos foi preso na segunda-feira em Igaporã, no sudoeste da Bahia, por tentativa de homicídio. O suspeito foi localizado em uma fazenda da zona rural do município e foi levado para a 22ª Coorpin em Guanambi. A prisão foi solicitada pelo Ministério Público após o investigado descumprir determinações judiciais.
Foto: Divulgação | Policia Civil
Um homem de 37 anos foi preso nesta segunda‑feira (15) em Igaporã, no sudoeste da Bahia, durante o cumprimento de um mandado de prisão preventiva por tentativa de homicídio. A ação foi realizada por equipes da Delegacia Territorial de Igaporã. Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi localizado na Fazenda Lagoa da Torta, na zona rural do município. O mandado está relacionado a uma tentativa de homicídio registrada em agosto de 2025, quando um lavrador de 58 anos foi ferido com golpes de arma branca no pescoço, tórax e mão direita. A vítima foi socorrida por moradores e sobreviveu. A prisão preventiva foi decretada pela Vara Criminal da Comarca de Igaporã após representação do Ministério Público. De acordo com a Polícia Civil, a medida foi solicitada porque o investigado descumpriu determinações judiciais e poderia interferir na investigação. O homem foi levado para a sede da 22ª Coorpin em Guanambi, onde o mandado de prisão foi cumprido. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.
Prefeitura de Igaporã promove Curso de Cuidadores de Idosos
Foto: Divulgação | Governo de Igaporã
A Prefeitura de Igaporã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, desenvolve o Curso de Formação de Cuidadores de Idosos, iniciativa voltada à qualificação profissional e ao fortalecimento das políticas públicas de atenção à pessoa idosa no município. O curso é realizado graças à parceria entre a Prefeitura de Igaporã e o Governo da Bahia, por meio do Programa Qualifica Bahia, ampliando o acesso da população a oportunidades de formação profissional gratuita e de qualidade. O curso tem como objetivo capacitar moradores para atuar no cuidado humanizado de idosos, abordando temas como saúde, higiene, alimentação, primeiros socorros e aspectos psicossociais do envelhecimento. A ação integra as estratégias da gestão municipal para ampliar oportunidades de geração de renda e, ao mesmo tempo, garantir um atendimento mais digno à população idosa. De acordo com o secretário de Assistência Social, Marcos André, a iniciativa representa um avanço importante para o município. “Estamos investindo na formação de profissionais preparados para cuidar com responsabilidade, empatia e respeito. Esse curso também abre portas para o mercado de trabalho e fortalece a rede de proteção social em nossa cidade”, destacou. Segundo a enfermeira Rubia Lopes, instrutora do curso, as aulas serão finalizadas no dia 15 de junho, para a turma atual, formada por pessoas com diferentes objetivos. "Temos alunas que já atuam como cuidadoras, profissionalmente, enquanto outras pretendem iniciar os trabalhos na função. Temos, ainda, pessoas que desejam se especializar para cuidar de familiares. O currículo do curso envolve temas como cuidado com o idoso, saúde bucal, higiene corporal (banhos, troca de fralda etc), alimentação saudável, educação física, principais doenças e uso correto de medicações", comentou. O prefeito Neto Cotrim ressaltou o compromisso da gestão com políticas públicas inclusivas e de impacto social. “Cuidar das pessoas é uma das nossas prioridades. Ao oferecer esse curso, estamos promovendo qualificação profissional e garantindo mais atenção e qualidade de vida aos nossos idosos. É uma ação que beneficia toda a comunidade”, afirmou. A primeira turma possui vinte integrantes e já está participando de duas aulas semanais, com carga horária teórica e prática, no espaço localizado no bairro Alto da Varginha. Todos receberão certificação ao final do curso. A Prefeitura de Igaporã mantém o programa de ações que aliam capacitação profissional e compromisso social, contribuindo para a construção de uma cidade mais justa, inclusiva e preparada para o futuro.
Igaporã realiza primeira edição da Feira Cria Bonito e destaca talentos da economia criativa
Evento reuniu cerca de 50 expositores, promoveu oficinas, música e valorizou produção cultural do município
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A cidade de Igaporã realizou a primeira edição da Feira Cria Bonito, uma iniciativa da Prefeitura Municipal que objetiva fortalecer a economia criativa local e reuniu cerca de 50 expositores da sede e da zona rural. O evento contou com exposição de produtos artesanais, oficinas, palestras e apresentações musicais, entretenimento e a participação da comunidade.
- Além disso, a feira se consolidou como uma vitrine do potencial produtivo de Igaporã, valorizando talentos locais e incentivando iniciativas que geram renda e fortalecem a identidade cultural do município.
Foto: Divulgação | Governo de Igaporã
A cidade de Igaporã realizou a primeira edição da Feira Cria Bonito, iniciativa da Prefeitura Municipal que movimentou a economia criativa local e reuniu cerca de 50 expositores da sede e da zona rural. O evento aconteceu na Praça José de Brito Gondim e foi promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio das pastas de Obras e Agricultura. A feira apresentou ao público uma variedade de produtos feitos por artesãos, produtores e empreendedores da região. A proposta foi criar um espaço de circulação de saberes, troca de experiências e fortalecimento da renda local, aproximando cultura, criatividade e empreendedorismo.
Foto: Divulgação | Governo de Igaporã
Além da exposição e venda de produtos, o Cria Bonito contou com oficinas, palestras e apresentações musicais, que garantiram entretenimento e ampliaram a participação da comunidade. A programação cultural reforçou o caráter integrador do evento, que se tornou ponto de encontro entre artistas, visitantes e moradores. Segundo a organização, a feira se consolidou como uma vitrine do potencial produtivo de Igaporã, valorizando talentos locais e incentivando iniciativas que geram renda e fortalecem a identidade cultural do município. A gestão municipal destacou que a realização do Cria Bonito reafirma o compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável e com o incentivo ao empreendedorismo criativo como ferramenta de transformação social. A expectativa é que novas edições sejam realizadas ao longo do ano, ampliando o alcance do projeto e fortalecendo ainda mais a economia solidária na região.
Foto: Divulgação | Governo de Igaporã
A Prefeitura de Igaporã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu ao longo do mês de maio a Campanha Maio Laranja, iniciativa voltada ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Com o slogan “Juntos por um futuro seguro para nossas crianças. Não se cale, denuncie!”, a mobilização envolveu diversas ações educativas e de conscientização realizadas na sede e na zona rural do município. A campanha contou com o apoio das demais secretarias municipais e de entidades da sociedade civil, reforçando o compromisso coletivo com a proteção da infância e da adolescência. As atividades foram desenvolvidas em todas as escolas da rede municipal, no colégio estadual e em instituições de ensino privadas, além de intervenções em espaços públicos, como a caminhada realizada no dia 18 de maio, data alusiva à luta nacional contra a violência sexual infantojuvenil. De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Marcos André, a campanha foi realizada de forma integrada, com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Conselho Tutelar. “Com uma política de proteção social fortalecida e presente onde mais precisa, conseguimos levar informação e conscientização a toda a comunidade. Proteger nossas crianças é um dever de todos, e o sucesso da campanha reflete o empenho das equipes e o apoio das demais secretarias”, destacou. Além da Secretaria de Assistência Social, também participaram da organização servidores das áreas de Educação, Saúde, Cultura e Turismo, Esporte e Lazer, demonstrando a importância da atuação intersetorial na promoção de políticas públicas eficazes. A gestão municipal priorizou ações voltadas à conscientização, prevenção e proteção, com o objetivo de fortalecer o cuidado, o respeito e a garantia de direitos das crianças e adolescentes. A Prefeitura de Igaporã agradece a todos os profissionais, parceiros, instituições de ensino e à comunidade que contribuíram para o êxito da campanha, reafirmando o compromisso de seguir promovendo iniciativas que assegurem mais informação, respeito e segurança para o público infantojuvenil.
Acidente inusitado deixa carro pendurado ao lado da Prefeitura de Igaporã
Acidente inusitado deixa carro pendurado ao lado da Prefeitura de Igaporã
Veículo subiu a calçada e caiu em desnível ao lado do prédio da Prefeitura; apesar do susto, ninguém ficou gravemente ferido.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- Um acidente de trânsito incomum ocorreu na noite deste sábado (30) em Igaporã, Bahia, quando um carro perdeu o controle e colidiu contra a Prefeitura Municipal. O veículo ficou em uma posição inusitada, com a parte dianteira despencando em um vão ao lado do prédio público e a traseira suspensa no chão. Apesar do impacto, não houve registro de feridos graves.
- As autoridades ainda não divulgaram informações sobre a identidade do condutor e as causas do acidente. O caso será apurado pelos órgãos responsáveis para esclarecer a dinâmica do acidente.
Foto: Reprodução
Um acidente de trânsito incomum chamou a atenção de moradores de Igaporã, no sudoeste da Bahia, na noite deste sábado (30). Um carro de passeio perdeu o controle da direção, subiu o meio-fio e acabou colidindo contra a estrutura lateral da Prefeitura Municipal. Com o impacto e o desnível existente no local, o veículo ficou em uma posição inusitada. A parte dianteira despencou em um vão ao lado do prédio público, enquanto a traseira permaneceu suspensa, deixando as rodas completamente fora do chão. A cena rapidamente atraiu curiosos e gerou repercussão nas redes sociais. Imagens registradas por populares mostram o automóvel praticamente "pendurado" na estrutura da prefeitura, em uma posição que impressionou quem passava pelo centro da cidade. Apesar do forte impacto e dos danos causados ao veículo, não houve registro de feridos graves. As circunstâncias que levaram o motorista a perder o controle da direção ainda não foram esclarecidas. Até o fechamento desta reportagem, as autoridades não haviam divulgado informações sobre a identidade do condutor nem sobre possíveis causas do acidente. O veículo precisou ser removido do local após a ocorrência. O caso deverá ser apurado pelos órgãos responsáveis para esclarecer a dinâmica do acidente.
Neto Cotrim destaca parceria com Governo da Bahia e defende mais investimentos para o Alto Sertão
Prefeito de Igaporã participou do PGP em Guanambi ao lado do governador Jerônimo e de lideranças estaduais
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O prefeito de Igaporã, Neto Cotrim (PT), presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde Alto Sertão, participou do Programa de Governo Participativo (PGP) Alto Sertão, realizado em Guanambi. O encontro, que reuniu o governador Jerônimo Rodrigues, senadores e diversas lideranças regionais, foi palco para Cotrim ressaltar a importância da parceria entre os municípios e o Governo da Bahia, enfatizando o diálogo constante e os investimentos ampliados pelos governos do PT em áreas cruciais como saúde e educação, destacando a proximidade dessas gestões com as necessidades das prefeituras.
- Durante o evento, Neto Cotrim mencionou obras estruturantes que transformaram o atendimento de saúde na região, como a instalação de UTIs em Guanambi, Caetité, Bom Jesus da Lapa e Brumado. Ele também citou políticas administrativas que atraíram investimentos privados, gerando empregos e fortalecendo a economia local. O PGP Alto Sertão, que servirá para incorporar propostas e demandas locais ao planejamento estadual, tem a expectativa de anunciar novas ações conjuntas em infraestrutura, saúde e desenvolvimento econômico, visando melhorar a qualidade de vida da população.
Foto: Divulgação
O prefeito de Igaporã, Neto Cotrim (PT), presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde Alto Sertão, participou no último domingo (24) do Programa de Governo Participativo (PGP) Alto Sertão, realizado em Guanambi. O encontro reuniu o governador Jerônimo Rodrigues, os senadores Otto Alencar e Jaques Wagner, além de deputados, prefeitos, lideranças regionais e representantes da sociedade no Recreio Tênis Clube. Diante do público, Neto Cotrim ressaltou a importância da parceria entre os municípios e o Governo da Bahia para impulsionar o desenvolvimento do interior. Ele afirmou que os governos do PT têm mantido diálogo constante com as prefeituras e ampliado investimentos em áreas de grande demanda popular, como saúde e educação. “Nunca houve governos tão próximos dos prefeitos quanto os governos do PT na Bahia. Desde Jaques Wagner, temos gestores que nos ouvem e com quem podemos dialogar sobre as necessidades reais dos municípios”, disse. O prefeito destacou obras estruturantes que transformaram o atendimento em saúde no Alto Sertão, lembrando que apenas nos governos do PT a região passou a contar com UTIs em Guanambi, Caetité, Bom Jesus da Lapa e Brumado. Segundo ele, esses avanços representam um marco para o atendimento hospitalar e para a segurança da população. Neto também citou políticas administrativas que atraíram investimentos privados para a região, gerando empregos e fortalecendo a economia dos municípios do Alto Sertão. Para ele, a combinação entre investimentos públicos e estímulo ao setor privado tem sido fundamental para ampliar oportunidades e melhorar a qualidade de vida da população. O PGP Alto Sertão reuniu propostas e demandas apresentadas por lideranças locais, que serão incorporadas ao planejamento estadual. A expectativa é de que novas ações conjuntas entre o Governo da Bahia e os municípios sejam anunciadas ao longo do ano, especialmente nas áreas de infraestrutura, saúde e desenvolvimento econômico.
Foto: Divulgação | Governo de Igaporã
Os investimentos da Prefeitura de Igaporã na área de esportes vêm ganhando força e repercussão positiva entre moradores. No último fim de semana, duas grandes atividades movimentaram a cidade: a final do Campeonato Municipal de Futebol e a reinauguração da Arena Society da Praça Baco-Pari, ambas com forte presença do público. A decisão do campeonato levou cerca de 2 mil pessoas ao estádio municipal na tarde de 17 de maio. A equipe Nike Show conquistou o título após vencer o Jardim na final. A Secretaria de Esportes e Lazer distribuiu R$ 5 mil em premiação para o campeão e R$ 3 mil para o vice. Auto Posto Oliveira e Escolinha Bom de Bola Craque na Escola ficaram em terceiro e quarto lugares, respectivamente.
O secretário de Esportes, Arquiles Mendes, destacou o envolvimento das equipes da sede e da zona rural, com representantes do Alecrim, Tamboril e Jardim, e celebrou o nível técnico da competição. No sábado (16), a reinauguração da Arena Society também atraiu uma multidão. O espaço passou por reforma completa e agora conta com grama sintética e estrutura renovada. O evento contou com a presença do prefeito Newton Cotrim, secretários municipais, vereadores e moradores da comunidade. A programação incluiu torneio de futevôlei na quadra de areia e competição de futebol feminino na nova arena. O prefeito Neto afirmou que os resultados reforçam a importância dos investimentos no esporte local. Segundo ele, além de lazer, o esporte funciona como ferramenta de inclusão social e transformação de vidas. O gestor adiantou que a prefeitura tem um cronograma amplo de obras e melhorias em quadras e equipamentos esportivos que serão entregues nos próximos meses.
Foto: Divulgação | Governo de Igaporã
Igaporã lança edital para seleção de projetos culturais financiados pela Política Nacional Aldir Blanc
Município vai investir R$ 119 mil em 63 iniciativas culturais; inscrições seguem até 9 de junho na Secretaria de Cultura e Turismo
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Prefeitura de Igaporã lançou edital para seleção de projetos culturais que serão financiados com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). As inscrições já estão abertas e devem ser feitas presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo até o dia 9 de junho. Cada agente cultural poderá concorrer com apenas um projeto, desde que comprove atuação no setor artístico ou cultural.O edital contempla diversas áreas artísticas e vai destinar R$ 119 mil para apoiar 63 propostas no município. Os recursos serão destinados a ações que envolvem produção artística, formação, preservação de saberes, atividades comunitárias e manutenção de espaços culturais. Em Igaporã, os projetos são uma oportunidade de ampliar o acesso às políticas culturais, fortalecer a diversidade e garantir apoio permanente às iniciativas locais.
Foto: Divulgação | Governo de Igaporã
A Prefeitura de Igaporã, na região sudoeste da Bahia, lançou o edital para seleção de projetos culturais que serão financiados com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A iniciativa contempla diversas áreas artísticas e vai destinar R$ 119 mil para apoiar 63 propostas no município. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo até o dia 9 de junho. Cada agente cultural poderá concorrer com apenas um projeto, desde que comprove atuação no setor artístico ou cultural. De acordo com o edital, podem participar artistas, grupos, coletivos e profissionais que atuam na criação, produção ou promoção de manifestações culturais — incluindo músicos, escritores, cineastas, dançarinos, artesãos, produtores, curadores e gestores de espaços culturais. A PNAB, instituída pela Lei nº 14.399/2022, estabelece um sistema contínuo de financiamento à cultura, com repasses da União para estados e municípios. O objetivo é ampliar o acesso às políticas culturais, fortalecer a diversidade e garantir apoio permanente às iniciativas locais. Em Igaporã, os recursos serão destinados a ações que envolvem produção artística, formação, preservação de saberes, atividades comunitárias e manutenção de espaços culturais. Após o encerramento das inscrições, as propostas serão avaliadas por uma comissão técnica, e o resultado final será divulgado no site oficial da prefeitura. Os editais completos estão disponíveis para consulta nos canais oficiais do município.
Prefeitura de Igaporã abre concurso público com vagas de níveis médio e superior
Prefeitura de Igaporã abre concurso público com vagas de níveis médio e superior
Salários chegam a R$ 3 mil; inscrições estarão abertas de 18 de maio a 16 de junho de 2026
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Prefeitura de Igaporã, localizada na região sudoeste da Bahia, anunciou a abertura de um concurso público para preenchimento de vagas nos níveis médio e superior, com remunerações que podem atingir R$ 3.096,50. O edital, publicado na sexta-feira (15), detalha oportunidades para cargos como Fiscal Ambiental, Fiscal de Tributos, Engenheiro Ambiental, Biólogo e Assistente Social, com cargas horárias variadas.
- As inscrições para o certame ocorrerão entre 18 de maio e 16 de junho de 2026, exclusivamente online, através do site da banca organizadora Innovar Empreendimentos Educacionais. As taxas são de R$ 80 para nível médio e R$ 120 para nível superior, com previsão de isenção para CadÚnico e doadores de medula óssea. A prova objetiva está agendada para 19 de julho de 2026, com validade do concurso por dois anos, prorrogável por igual período.
Foto: Marcos Oliveira | Arquivo Sudoeste Bahia
A Prefeitura de Igaporã, na região sudoeste da Bahia, abriu um concurso público com vagas para níveis médio e superior. O edital foi publicado na sexta‑feira (15) e prevê salários de até R$ 3.096,50. As vagas de nível médio são para Fiscal Ambiental e Fiscal de Tributos, ambos com carga horária de 40 horas semanais. Para nível superior, há oportunidades para Engenheiro Ambiental, Biólogo e Assistente Social, com jornadas entre 20 e 30 horas semanais e remunerações que variam de R$ 2.154,00 a R$ 3.096,50. As inscrições estarão abertas de 18 de maio a 16 de junho de 2026, exclusivamente pela internet, no site da banca organizadora, a Innovar Empreendimentos Educacionais. As taxas são de R$ 80 para nível médio e R$ 120 para nível superior. O edital prevê isenção para inscritos no CadÚnico, famílias de baixa renda e doadores de medula óssea. A seleção será feita por prova objetiva no dia 19 de julho de 2026, em Igaporã. Cargos de nível superior também terão avaliação de títulos. Os locais de prova serão divulgados a partir de 7 de julho. O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. O edital completo estará disponível no site da organizadora. Confira a publicação no Diário Oficial.
Sindicato anuncia acordo com prefeitura de Igaporã sobre promoções do magistério
Sindicato anuncia acordo com prefeitura de Igaporã sobre promoções do magistério
Implementação prevê aumento para professores de 20h e 40h semanais
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Prefeitura de Igaporã, localizada no sudoeste da Bahia, celebrou um acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais, assegurando o pagamento integral das promoções de classe previstas no plano de carreira do magistério. O anúncio, feito pelo presidente da entidade, Amado Benevides, destaca a efetivação de um benefício previsto na Lei 242 desde 2011, mas que ainda não havia sido aplicado, representando uma vitória histórica para a categoria.
- Com a implementação deste acordo, professores com carga horária de 20 horas semanais receberão um acréscimo de aproximadamente R$ 1.200, enquanto os docentes de 40 horas terão um reajuste de quase R$ 2.500. As negociações, iniciadas em 2021 com a gestão do prefeito Neto Cotrim, superaram dificuldades de administrações anteriores e já inspiram outras cidades da região, com mais de 15 sindicatos buscando informações sobre a conquista e a valorização do magistério em Igaporã.
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Igaporã, no sudoeste da Bahia, firmou um acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais para garantir o pagamento integral das promoções de classe previstas no plano de carreira do magistério. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Amado Benevides. Segundo o sindicato, o benefício está previsto na Lei 242, em vigor desde 2011, mas ainda não havia sido aplicado. Com a implementação, professores de 20 horas semanais terão acréscimo de cerca de R$ 1.200, enquanto docentes de 40 horas receberão quase R$ 2.500. A entidade afirma que o acordo foi possível após negociações iniciadas com a gestão do prefeito Neto Cotrim, a partir de 2021. O sindicato relata que, em administrações anteriores, havia dificuldade para avançar nas pautas da categoria. O sindicato também informou que outras cidades da região têm buscado informações sobre o acordo firmado em Igaporã. “Nós consideramos uma situação histórica. Porque dialogamos abertamente com o prefeito. Levamos até ele esse grande desafio e pedimos que a nossa demanda tocasse o seu coração sobre a situação dos professores e o respeito na relação com o servidor público, priorizando a valorização do magistério. Neto atendeu prontamente nossa reivindicação. Como consequência, mais de 15 sindicatos da região já nos procuraram por informações sobre as negociações e a conquista alcançada. Igaporã se transformou em um precedente positivo para o magistério regional”, comentou o sindicalista.
Contas de 2024 da Câmara de Igaporã são aprovadas pelo TCM
Contas de 2024 da Câmara de Igaporã são aprovadas pelo TCM
Tribunal considerou a gestão regular e sem ressalvas
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Câmara de Vereadores de Igaporã teve as contas de 2024 consideradas regulares pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. A gestão do presidente Waldir Pires Ribeiro de Barros cumpriu os limites legais, com despesas dentro do teto previsto na Constituição Federal, incluindo despesas com pessoal abaixo do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
- A Câmara recebeu R$ 3.044.817,60 em duodécimos e registrou despesas de R$ 2.208.174,33, com despesas com pessoal de R$ 1.587.344,95, representando 2% da receita corrente líquida do município.
Foto: Reprodução | Redes Sociais
As contas da Câmara de Vereadores de Igaporã, referentes ao exercício de 2024, foram consideradas regulares pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM). A decisão foi tomada na sessão da 1ª Câmara, realizada na manhã desta quarta‑feira (6). Segundo o tribunal, a gestão do presidente Waldir Pires Ribeiro de Barros cumpriu todos os limites legais. A Câmara recebeu R$ 3.044.817,60 em duodécimos e registrou despesas de R$ 2.208.174,33, dentro do teto previsto no artigo 29‑A da Constituição Federal. As despesas com pessoal somaram R$ 1.587.344,95, o equivalente a 2% da receita corrente líquida do município, que foi de R$ 79.440.918,85 — percentual abaixo do limite de 6% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Prefeito anuncia construção de ponte e canal de drenagem em Igaporã
Prefeito anuncia construção de ponte e canal de drenagem em Igaporã
Obras vão ligar bairros e melhorar escoamento de água na cidade
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- O prefeito Neto Cotrim anunciou duas novelas obras de infraestrutura em Igaporã, Bahia. As intervenções visam melhorar a mobilidade urbana e resolver pontos de alagamento. A prefeitura afirma que as obras complementam intervenções realizadas em 2023 e terão um cronograma de execução divulgado após trâmites técnicos.
- As obras incluem a construção de uma ponte na Avenida Adolfo Fagundes de Brito e a implantação de um canal de drenagem entre a Avenida Luís Eduardo Magalhães e o riacho Baco‑Pari. A gestão municipal afirma que as intervenções terão um objetivo de ampliar a capacidade de escoamento e evitar inundações recorrentes em áreas como o Loteamento Parque da Cidade e a própria Avenida Luís Eduardo Magalhães.
- Essas obras serão executadas em parceria com o governo do estado, reduzindo os transtornos causados por chuvas intensas, já que medidas emergenciais foram tomadas em 2023, diminuindo os efeitos negativos causados.
Foto: Divulgação | Governo de Igaporã
O prefeito Neto Cotrim anunciou nesta terça‑feira (5) duas novas obras de infraestrutura em Igaporã, no sudoeste da Bahia. Os projetos incluem a construção de uma ponte na Avenida Adolfo Fagundes de Brito, que liga os bairros Alto da Usina e Alto da Varginha, e a implantação de um canal de drenagem entre a Avenida Luís Eduardo Magalhães e o riacho Baco‑Pari. De acordo com a prefeitura, as intervenções fazem parte de um conjunto de ações voltadas para melhorar a mobilidade urbana e resolver pontos de alagamento registrados em áreas como o Loteamento Parque da Cidade e a própria Avenida Luís Eduardo Magalhães. A gestão municipal afirma que as obras complementam intervenções realizadas em 2023, quando medidas emergenciais reduziram os transtornos causados por chuvas intensas. A nova etapa tem o objetivo de ampliar a capacidade de escoamento e evitar inundações recorrentes. As obras serão executadas em parceria com o governo do estado. A prefeitura informou que o cronograma de execução será divulgado após a conclusão dos trâmites técnicos.
Prefeitura de Igaporã abre cadastro cultural para 2026
Prefeitura de Igaporã abre cadastro cultural para 2026
Artistas e grupos podem se inscrever até 30 de abril
Por: Redação Sudoeste Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)Resumo
- A Prefeitura de Igaporã, no sudoeste da Bahia, lançou o Cadastro Municipal de Cultura 2026, visando ampliar o reconhecimento de artistas e profissionais da área cultural e facilitar o acesso a políticas públicas.
- O cadastro está aberto até 30 de abril e é destinado a músicos, dançarinos, artesãos, escritores, fotógrafos e outros profissionais da cultura, além de coletivos e grupos locais.
Foto: Divulgação | Governo de Igaporã
A Prefeitura de Igaporã, no sudoeste da Bahia, iniciou o Cadastro Municipal de Cultura 2026. A iniciativa é voltada para artistas, grupos e trabalhadores da área cultural. O prazo para inscrição vai até 30 de abril. Podem participar profissionais como músicos, dançarinos, artesãos, escritores, fotógrafos e atores, além de coletivos culturais, quadrilhas juninas, ternos de reis e bandas locais. Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo, o objetivo é ampliar o reconhecimento dos agentes culturais e facilitar o acesso às políticas públicas do setor. Os interessados devem procurar a secretaria com documento de identidade e, se possível, materiais que representem o trabalho artístico. A prefeitura informou que moradores da zona rural também serão atendidos. Uma equipe percorrerá comunidades do município, com cronograma a ser divulgado em breve.
Mulher grávida de 8 meses é detida suspeita de tráfico de drogas em Igaporã
Mulher grávida de 8 meses é detida suspeita de tráfico de drogas em Igaporã
Porções de cocaína foram encontradas dentro da bolsa da suspeita, diz PM
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Divulgação | Policia Militar
Uma mulher de 33 anos, grávida de oito meses, foi detida na tarde de terça-feira (21) suspeita de tráfico de drogas em Igaporã, no sudoeste da Bahia. Segundo a 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), policiais realizavam rondas na avenida Airton Sena, no centro da cidade, após troca de informações com a Rondesp/MO, quando localizaram a suspeita. Durante a abordagem, ela demonstrou nervosismo, o que levou à revista pessoal. De acordo com a PM, dentro da bolsa da mulher foram encontrados cinco invólucros médios de substância semelhante à cocaína, totalizando cerca de 30 gramas. Ela foi identificada pelas iniciais T.B.F. A mulher foi encaminhada para a Delegacia Territorial de Guanambi, junto com o material apreendido, onde a ocorrência foi registrada. O caso será investigado pela Polícia Civil
Homem é ferido em tentativa de homicídio em Igaporã
Homem é ferido em tentativa de homicídio em Igaporã
Segundo a Polícia Militar, suspeito avançou contra a vítima com arma branca
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Divulgação | Policia Militar
Um homem ficou ferido após uma tentativa de homicídio na tarde desta quarta-feira (15) em Igaporã, no sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Militar, a ocorrência aconteceu na Avenida Tancredo Neves, onde os policiais encontraram a vítima machucada e pedindo ajuda durante patrulhamento. Ele relatou que estava sendo atacado naquele momento. Os militares identificaram o suspeito avançando contra o homem com uma arma branca. A PM informou que interveio rapidamente e conseguiu conter o agressor. O Samu foi acionado, prestou atendimento no local e levou a vítima para o Hospital Municipal José Olinto Cotrim Fernandes. O suspeito foi detido e encaminhado para a Delegacia Territorial de Igaporã.O caso será investigado pela Polícia Civil.
Prefeitura de Igaporã mantém pagamento de salários em dia
Prefeitura de Igaporã mantém pagamento de salários em dia
Município afirma que regularidade foi garantida mesmo em cenário econômico adverso
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Igaporã, no sudoeste da Bahia, informou que tem mantido o pagamento dos salários dos servidores municipais em dia. A ocorrência foi registrada em um período de dificuldades econômicas enfrentadas por municípios em todo o país. Segundo a prefeitura, a regularidade dos vencimentos foi assegurada por meio de medidas de controle de gastos, priorização de despesas essenciais e organização das contas públicas, com foco na responsabilidade fiscal. A administração municipal destacou ainda que ações para melhorar a arrecadação própria e otimizar recursos foram adotadas ao longo do último ano, marcado por impacto econômico negativo em nível nacional. “O nosso compromisso sempre foi cuidar das pessoas e valorizar os servidores, mesmo diante das dificuldades. Trabalhamos com planejamento, responsabilidade e transparência para garantir que os salários fossem pagos em dia. Esse resultado mostra que, com organização e dedicação, é possível superar desafios e avançar”, destacou o prefeito Neto Cotrim.
Delegado Clécio Magalhães assume comando da Polícia Civil em Igaporã
Delegado Clécio Magalhães assume comando da Polícia Civil em Igaporã
Magalhães atuou por cerca de dez anos como coordenador da 22ª Coorpin, sediada em Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
O delegado Clécio Magalhães Chaves foi nomeado pelo Governo da Bahia para assumir a Delegacia Territorial de Igaporã, conforme portaria publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (1º). A publicação informa ainda que a delegada Adriana Silva Santos de Fernandes e Santana, que estava à frente da unidade de Igaporã, foi designada para o Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM) de Guanambi. Clécio Magalhães deixou a 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Guanambi, onde atuou por cerca de dez anos. Para a função, o governo designou o delegado Zanderlan Fernandes, que passa a responder pela coordenadoria.
Atleta de Igaporã supera doença rara e volta aos treinos no futebol paranaense
Atleta de Igaporã supera doença rara e volta aos treinos no futebol paranaense
Atleta de 16 anos enfrentou a síndrome de Guillain-Barré e voltou às atividades após meses de tratamento
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Reprodução | Radio Igaporã
O estudante e atleta Lucas Barros, de 16 anos, natural de Igaporã, no sudoeste da Bahia, voltou a treinar futebol após enfrentar a síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara que pode provocar fraqueza muscular e paralisia. O jovem integra as categorias de base de um clube do futebol paranaense. Segundo informações da Rádio Igaporã, Lucas, conhecido como “Bahia”, começou a apresentar sintomas como formigamento e perda de força nas pernas há alguns meses. Em poucos dias, passou a ter dificuldade para caminhar e precisou ser internado para tratamento intensivo após o diagnóstico da síndrome. Durante o período de internação e recuperação, o atleta passou por sessões frequentes de fisioterapia. A evolução foi gradual e exigiu dedicação contínua até a retomada dos movimentos. Após a alta hospitalar, ele seguiu o tratamento fora do hospital e, posteriormente, conseguiu retornar aos treinos de forma progressiva.
Foto: Reprodução | Radio Igaporã
Ainda de acordo com a Rádio Igaporã, o clube ao qual Lucas está vinculado custeou as despesas médicas. Já os gastos com deslocamento e acompanhamento durante o tratamento foram viabilizados com apoio de amigos e familiares. Após deixar o hospital, o atleta permaneceu sob cuidados de uma profissional ligada ao clube, já que a família não tinha condições de permanecer no Paraná. Apaixonado por futebol desde a infância, Lucas iniciou a trajetória esportiva em uma escolinha mantida pela prefeitura de Igaporã. Ao longo dos anos, participou de avaliações em clubes de diferentes estados, incluindo Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Desde 2023, integra as categorias de base do Cascavel. O retorno aos treinos foi celebrado pelo atleta como uma conquista pessoal. Ele afirma que pretende seguir se dedicando ao esporte e continuar evoluindo dentro do futebol profissional.
Estudantes de Igaporã desenvolvem suplemento com moringa para gado
Estudantes de Igaporã desenvolvem suplemento com moringa para gado
Pesquisa foi desenvolvida por alunos de escola estadual de Igaporã e propõe alternativa acessível para pequenos produtores
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Reprodução
A estiagem prolongada no semiárido baiano segue como um dos principais entraves para a pecuária, sobretudo entre pequenos produtores, que enfrentam dificuldade para manter a alimentação do rebanho durante os períodos de seca. Diante desse cenário, estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral de Igaporã desenvolveram um suplemento alimentar para bovinos à base de Moringa oleifera, planta conhecida pelo alto valor nutricional e adaptação a regiões áridas.O projeto foi conduzido por Lívia Lopes e Pedro Henrique, sob orientação dos professores Poliana Cardoso e Robson Costa. A proposta surgiu a partir da observação das dificuldades enfrentadas por criadores locais, especialmente no período em que o pasto se torna escasso e o custo com ração industrializada aumenta. Segundo os estudantes, a moringa apresenta vantagens como fácil cultivo, baixo custo de produção e elevada concentração de nutrientes, incluindo proteínas, ferro, cálcio e vitaminas.Durante a pesquisa, os alunos realizaram visitas técnicas a quatro propriedades rurais da região. Em duas delas, a planta já era utilizada como complemento alimentar para o gado. Nas demais, predominavam métodos tradicionais, como o uso de capim, palma e cana-de-açúcar. A partir dessas observações, o projeto buscou estruturar uma alternativa viável e sustentável, com potencial para reduzir custos e ampliar o acesso à suplementação alimentar no campo.A iniciativa se insere no esforço de adaptação da produção rural às condições climáticas do semiárido, onde a irregularidade das chuvas impacta diretamente a produtividade e a renda dos produtores.
Mulher é presa suspeita de tráfico de drogas em Igaporã
Mulher é presa suspeita de tráfico de drogas em Igaporã
Suspeita caiu de motocicleta durante tentativa de fuga, segundo a polícia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Divulgação | Policia Militar
Uma mulher de 27 anos foi presa na noite desta quinta-feira (19) suspeita de tráfico de drogas na Avenida Luís Eduardo Magalhães, em Igaporã, no sudoeste da Bahia. A prisão aconteceu após uma denúncia sobre a venda de entorpecentes na região. De acordo com a 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), moradores informaram que dois suspeitos estariam comercializando drogas enquanto circulavam em uma motocicleta cinza. Com base nas informações, os policiais intensificaram o patrulhamento e localizaram o veículo. Durante a tentativa de abordagem, o condutor tentou fugir e acabou derrubando a passageira. A mulher foi abordada no local pelos policiais. Com a suspeita, foram encontradas porções de maconha e cocaína, além de uma balança de precisão, um aparelho celular e R$ 6 em dinheiro. A mulher foi encaminhada para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde a ocorrência foi registrada. O material apreendido foi recolhido e será submetido à perícia. O caso será investigado pela Polícia Civil, que apura a participação de outras pessoas e a origem das drogas apreendidas.
Igaporã inicia regularização jurídica de lotes urbanos
Igaporã inicia regularização jurídica de lotes urbanos
Programa prevê entrega de escrituras e organização de áreas sem documentação.
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Divulgação | Governo de Igaporã
A Prefeitura de Igaporã iniciou a regularização jurídica de lotes urbanos para moradores do município. As ações começaram no domingo (15) e contemplam quadras do bairro Alto da Varginha, onde equipes realizam visitas para identificar os ocupantes dos imóveis. De acordo com o governo de Igaporã, o levantamento permitirá que os moradores recebam a escritura pública emitida pelo município, garantindo a posse legal dos terrenos. A medida atende áreas que aguardavam reconhecimento oficial há vários anos. O programa foi ampliado após a aprovação de uma lei municipal que autoriza a prefeitura a atuar em loteamentos ainda não regularizados. A norma possibilita a execução de obras de infraestrutura e urbanização nessas regiões. A iniciativa segue diretrizes da Lei Federal 13.465/2017, que estabelece regras para regularização fundiária em áreas urbanas. Segundo a administração municipal, muitos moradores enfrentavam dificuldades para acessar serviços públicos por não possuírem documentação dos imóveis. Além da emissão das escrituras, a regularização abre caminho para melhorias como pavimentação, saneamento e iluminação pública. As informações coletadas nas visitas serão analisadas para a conclusão dos processos de regularização.
Vigilância Sanitária apreende 27 kg de carne imprópria para consumo em Igaporã
Vigilância Sanitária apreende 27 kg de carne imprópria para consumo em Igaporã
Produto foi recolhido após fiscalização em comércio no bairro Alto do Cruzeiro.
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Divulgação
Cerca de 27,3 kg de carne bovina imprópria para consumo foram apreendidos na tarde de sexta‑feira (13) em um estabelecimento comercial no bairro Alto do Cruzeiro, em Igaporã, no sudoeste da Bahia. A ação ocorreu após denúncia feita por um comerciante. Segundo a Polícia Militar, uma equipe do 2º Pelotão da 38ª CIPM foi acionada depois que o proprietário informou que uma remessa de carne entregue ao local apresentava sinais de deterioração. Os policiais solicitaram a presença da Vigilância Sanitária do município. Durante a inspeção, os fiscais constataram que o produto estava estragado e não poderia ser comercializado. Todo o material foi recolhido e encaminhado para incineração, conforme procedimentos sanitários. A carga havia sido transportada por um funcionário da empresa responsável pelo fornecimento da mercadoria. Os envolvidos foram levados à Delegacia de Igaporã, onde o caso foi registrado. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da irregularidade.
Prefeitura investe mais de R$ 1,5 milhão na educação em Igaporã
Prefeitura investe mais de R$ 1,5 milhão na educação em Igaporã
Kits escolares e fardamento começaram a ser entregues aos alunos da rede municipal
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Divulgação | Governo de Igaporã
A Prefeitura de Igaporã investiu mais de R$ 1,5 milhão na educação municipal para o ano letivo de 2026, com a compra de materiais escolares, equipamentos e melhorias em unidades de ensino. A entrega dos kits escolares começou na última semana e contou com a presença do prefeito Neto Cotrim. Alunos das comunidades de Altamira, Tamboril, Canabrava, Gameleira e Cachoeira do Tatu já receberam os materiais. Segundo a Secretaria de Educação, foram adquiridos mais de 2.500 kits, contendo todos os itens utilizados pelos estudantes. A prefeitura também vai iniciar a distribuição do fardamento escolar. Além dos kits e uniformes, o município comprou geladeiras, aparelhos de ar-condicionado e novos móveis, que serão enviados para escolas da rede. A gestão informou que as ações fazem parte da preparação para o ano letivo de 2026.
Homem é preso após incendiar casa de mulher na zona rural de Igaporã
Homem é preso após incendiar casa de mulher na zona rural de Igaporã
Vítima tinha medida protetiva contra o suspeito; ninguém ficou ferido
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Divulgação
Um homem de 36 anos foi preso na tarde de sexta‑feira (6) após incendiar a casa de uma mulher de 49 anos na comunidade de Capão, zona rural de Igaporã, no sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Militar, a vítima contou que o homem — seu companheiro — descumpriu uma medida protetiva, fez ameaças de morte e colocou fogo na residência. Assustada, ela deixou o local e seguiu para Caetité, onde pediu ajuda. Após buscas na região, os policiais encontraram o suspeito na casa da mãe dele. Ao perceber a aproximação da guarnição, ele tentou se afastar, mas acabou sendo abordado. O homem foi levado para a Delegacia de Igaporã, junto com a vítima, para registro da ocorrência e adoção das medidas previstas na Lei Maria da Penha. A Polícia Civil vai investigar o caso.
Ano letivo de 2026 começa com reformas e entrega de materiais em Igaporã
Ano letivo de 2026 começa com reformas e entrega de materiais em Igaporã
Rede municipal iniciou as aulas com escolas em obras e distribuição de fardamento e kits escolares
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Divulgação | Governo de Igaporã
O ano letivo de 2026 começou em Igaporã com investimentos em reformas nas escolas da sede e da zona rural, além da entrega de fardamento e material escolar aos alunos da rede municipal. Segundo a Secretaria de Educação, as obras seguem em andamento em várias unidades. A merenda escolar começou a ser distribuída no dia 2 de fevereiro, junto ao início das atividades em sala de aula. A pasta informou que parte dos novos servidores, como assistentes de sala e auxiliares de serviços gerais, deve assumir as funções apenas no início de março.
Foto: Divulgação | Governo de Igaporã
Mais de 2.300 estudantes frequentam as escolas municipais. O ano letivo foi aberto oficialmente em 27 de janeiro, durante a Jornada Pedagógica 2026, que discutiu práticas de ensino e planejamento para o período. A programação ocorreu em diferentes escolas e no Ginásio Municipal, sendo concluída em 29 de janeiro com o planejamento pedagógico de cada unidade. As aulas seguem normalmente em toda a rede.
Carnaval das Antigas 2026 reúne multidão em Igaporã mesmo sob chuva
Carnaval das Antigas 2026 reúne multidão em Igaporã mesmo sob chuva
Foliões acompanharam o trio elétrico durante dois dias de festa, apesar do tempo instável
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Divulgação | Governo de Igaporã
O Carnaval das Antigas 2026 reuniu uma grande quantidade de foliões nos dias 7 e 8 de fevereiro em Igaporã, no sudoeste da Bahia, mesmo com a chuva que caiu durante o evento. A festa contou com trio elétrico, blocos e apresentações musicais que levaram marchinhas e sucessos tradicionais às ruas da cidade. Famílias e crianças também participaram, com um espaço dedicado ao público infantil. Mesmo com o tempo fechado, os foliões seguiram o trio elétrico pelas ruas e mantiveram a animação durante todo o percurso. Segundo a prefeitura, o objetivo foi resgatar o clima dos antigos carnavais de rua e movimentar o turismo local. O evento terminou sem registros de incidentes e com grande participação do público.
Caetité e Igaporã se tornarão "Cidades Data Center" com investimento de quase R$1 bi
Projeto da Renova Energia foi autorizado a se conectar ao sistema nacional e deve operar em 2026.
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Imagem Ilustrativa - Foto: Reprodução
A Renova Energia iniciou a implantação de seu primeiro data center no município de Igaporã, no sudoeste da Bahia. O empreendimento já recebeu autorização do Ministério de Minas e Energia para se conectar ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com a liberação, a expectativa da empresa é que o início da operação ocorra no primeiro trimestre de 2026.O projeto faz parte de um investimento estimado em cerca de R$ 900 milhões para a instalação de data centers nos municípios de Igaporã e Caetité. As unidades serão integradas ao complexo eólico da região e devem operar com energia 100% renovável, proveniente de fontes eólica e solar. A primeira instalação, batizada de Satoshi I_A, será ligada à subestação Igaporã II e terá carga instalada de até 5 megawatts (MW).Segundo a Renova, a capacidade energética total planejada para os primeiros data centers é de cerca de 85 MW, com previsão de geração de aproximadamente 120 empregos diretos e indiretos já na fase inicial do projeto. Além da infraestrutura digital, o empreendimento prevê conectividade de alta performance e programas de capacitação profissional em tecnologia da informação. A iniciativa integra o conceito de “Cidade Data Center”, um complexo urbano e tecnológico voltado à formação de mão de obra, inovação, pesquisa e desenvolvimento.A expectativa é que o projeto impulsione o desenvolvimento econômico local e consolide a região de Igaporã e Caetité como um polo de tecnologia e energia limpa no interior da Bahia.
Dupla é presa com moto furtada e drogas em Igaporã
Dupla é presa com moto furtada e drogas em Igaporã
Suspeitos foram abordados durante patrulhamento na zona rural do município
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Divulgação | Polícia Militar
Dois homens, de 25 e 26 anos, foram presos na tarde de terça‑feira (28) durante uma ação da Rondesp Meio Oeste na estrada vicinal da Cerâmica, em Igaporã, no sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Militar, a equipe fazia patrulhamento quando encontrou um dos suspeitos desmontando uma motocicleta às margens da via. Na mochila dele, os policiais apreenderam peças do veículo, porções de maconha e crack, além de duas munições calibre 9 mm. Durante a abordagem, o homem confessou que havia furtado a moto dias antes com a ajuda de um comparsa e indicou onde o segundo suspeito estava. A equipe foi ao local informado e prendeu o outro envolvido. Na delegacia, foi confirmado que a motocicleta — uma Honda CG 125 Titan — tinha registro de furto. Também foram apreendidos um celular, as munições e as drogas encontradas na ação. Os dois homens e o material recolhido foram apresentados na 22ª Coorpin, onde ficaram à disposição da Justiça.
Ambulância de Igaporã se envolve em acidente em Contendas do Sincorá
Ambulância de Igaporã se envolve em acidente em Contendas do Sincorá
Batida envolveu uma ambulância de Igaporã e um carro com cinco ocupantes; apenas o motorista do automóvel ficou ferido.
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foto: Reprodução
Uma ambulância do município de Igaporã se envolveu em um acidente na noite desta terça-feira (27) na BA-026, em um trecho do município de Contendas do Sincorá, no sudoeste da Bahia. A ocorrência foi registrada por volta das 22h30, no quilômetro 296 da rodovia.De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a colisão envolveu também um VW Virtus ocupado por cinco pessoas, que viajavam de Alagoas com destino a Minas Gerais.Com o impacto, a ambulância saiu da pista e caiu em uma ribanceira às margens de um riacho. No veículo estavam cinco pacientes e o motorista.Apesar da gravidade do acidente, apenas o condutor do VW Virtus sofreu ferimentos leves, segundo a PRE.As demais vítimas foram socorridas por equipes do Samu e encaminhadas ao Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié.As causas do acidente não foram informadas e serão apuradas pelas autoridades competentes.
























