Alvo de operações da Polícia Federal, prefeito de Riacho de Santana busca brecha para disputar nova eleição
João Vitor Laranjeira tenta viabilizar juridicamente candidatura apesar de investigações e impedimento por terceiro mandato consecutivo
João Vitor Laranjeira tenta viabilizar juridicamente candidatura apesar de investigações e impedimento por terceiro mandato consecutivo
Três mortes em sequência revelaram envenenamento e motivação ligada a paixão doentia; ré será julgada oito anos após o crime
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
O caso que chocou o distrito de Nagé, em Maragogipe, voltou ao debate público com a proximidade do julgamento de Elisângela Almeida de Oliveira, apontada pela polícia como responsável pela morte da marisqueira Adriane Ribeiro Santos, 23 anos, e das filhas Gleysse Kelly, 5, e Ruteh, 2. As três morreram em um intervalo de três semanas, entre julho e agosto de 2018, sempre com sintomas semelhantes. O que parecia uma tragédia familiar se transformou em uma investigação que revelou envenenamento com chumbinho e uma motivação perturbadora: obsessão amorosa. As mortes ocorreram sempre às segundas‑feiras. Primeiro, Gleysse passou mal e morreu horas depois. Uma semana depois, foi a vez de Ruteh. Na terceira semana, Adriane apresentou os mesmos sintomas — salivação intensa, suor excessivo e mal‑estar súbito — e também não resistiu. Até o cachorro da família havia morrido dias antes. A repetição dos quadros levantou suspeitas entre médicos e policiais. A investigação ganhou força quando familiares informaram que nenhuma das vítimas era diabética, apesar de medicamentos para a doença terem sido encontrados na casa. A polícia passou a considerar envenenamento e pediu exumações para novos exames. Os laudos toxicológicos confirmaram a presença de Terbufós, inseticida extremamente tóxico usado em produtos conhecidos como chumbinho. Durante as oitivas, o nome de Elisângela — conhecida na comunidade como “irmã da igreja” — passou a aparecer com frequência. Ela e o marido haviam se aproximado da família por meio da igreja e, segundo testemunhas, mantinham convivência intensa com Adriane e o marido, o pescador Jefferson Brandão. Depoimentos apontaram que alimentos entregues por Elisângela foram consumidos pelas vítimas antes de cada episódio. Um relato decisivo indicou que Adriane tomou um copo de chocolate oferecido pela suspeita horas antes de morrer. O inquérito concluiu que Elisângela teria desenvolvido uma relação possessiva por Jefferson. Ele relatou que a suspeita pagou despesas do seu casamento, insistia em tratá‑lo como filho e pedia para ser chamada de mãe. Para a polícia, ela queria ocupar o lugar de Adriane e afastar a família do pescador. Com base nos laudos e depoimentos, o Ministério Público denunciou Elisângela por três homicídios qualificados, com uso de veneno, motivo torpe e impossibilidade de defesa das vítimas. Ela foi pronunciada para julgamento pelo Tribunal do Júri, mas o processo enfrentou sucessivos adiamentos por alegações de problemas de saúde da ré. O júri está marcado para 7 de outubro de 2026. Quase oito anos após as mortes que abalaram o Recôncavo, familiares e moradores de Nagé aguardam o desfecho de um dos casos mais marcantes e perturbadores da história policial da Bahia.
João Vitor Laranjeira tenta viabilizar juridicamente candidatura apesar de investigações e impedimento por terceiro mandato consecutivo
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução | Redes Sociais
O cenário político de Riacho de Santana, no sudoeste da Bahia, ganhou novo capítulo após o prefeito João Vitor Martins Laranjeira admitir que tenta uma saída jurídica para disputar novamente a eleição municipal. O gestor, que já foi alvo de operações da Polícia Federal e responde a investigações por irregularidades na administração pública, afirmou em entrevista à Rádio Cidade FM que viajou a Brasília para consultar advogados e avaliar possibilidades legais. João Vitor assumiu a prefeitura em abril de 2024, quando era vice, após a renúncia do então prefeito Tito Eugênio. Meses depois, concorreu ao cargo e venceu o pleito de outubro do mesmo ano. Agora, tenta disputar mais uma vez — o que, pela legislação eleitoral, configuraria terceiro mandato consecutivo, situação proibida pela Constituição. Operações e investigações em curso - O prefeito já foi afastado do cargo pelo Supremo Tribunal Federal (STF) durante fases da Operação Overclean, que apura irregularidades na gestão municipal. As investigações envolvem suspeitas de improbidade administrativa, terceirização ilícita de mão de obra e uso indevido de verbas federais do SUS, conforme inquéritos instaurados pelo Ministério Público Federal (MPF) . Entre os pontos investigados está a contratação da empresa JFS Serviços Combinados, realizada por meio de adesão a uma ata de registro de preços de um município do Maranhão. O MPF apura indícios de burla a concurso público, irregularidades no processo licitatório e possível crime de responsabilidade. Busca por brecha jurídica - Apesar do histórico de investigações e do impedimento legal, João Vitor afirmou que recebeu “grande esperança” após consultas com especialistas em direito eleitoral na capital federal. A defesa aposta em decisões recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que beneficiaram vice‑prefeitos que assumiram o cargo perto das eleições e, mesmo assim, puderam concorrer. No entanto, até o momento, nenhuma consulta formal foi protocolada na Justiça Eleitoral. A possibilidade de candidatura depende de interpretação jurídica específica e validação dos magistrados. Impacto no cenário político - A movimentação do prefeito mexe com o tabuleiro eleitoral da região e abre nova disputa com a oposição, que acompanha de perto os desdobramentos das investigações e da tentativa de reeleição. O futuro político de Riacho de Santana agora depende da análise técnica da Justiça Eleitoral — e de como os tribunais vão interpretar o caso de um gestor que, além de já ter sido alvo de operações federais, tenta contornar a regra que impede o terceiro mandato consecutivo.
Processos seletivos são voltados ao Censo Agropecuário e ao Censo da População em Situação de Rua; inscrições seguem até julho
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu inscrições para dois processos seletivos simplificados que somam 9.652 vagas temporárias em todo o país. As oportunidades são destinadas ao 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola e ao 1º Censo Nacional da População em Situação de Rua, com salários que chegam a R$ 5.255,40. O primeiro edital oferece 8.238 vagas para candidatos com ensino médio completo. Há oportunidades para os cargos de Agente Censitário Supervisor, Agente Censitário Regional, Agente Operacional Regional, Agente de Informática Censitária e Agente Administrativo Censitário, com salários entre R$ 2.128 e R$ 4.008, além de benefícios. As inscrições podem ser feitas até 1º de julho, e as provas objetivas estão previstas para 27 de setembro. Já o segundo edital reúne 1.414 vagas para candidatos de níveis médio e superior. São 394 oportunidades para Agente Censitário de Qualidade, com salário de R$ 2.932, e 1.020 para Analista Censitário, com remuneração de R$ 5.255,40. As vagas para analista contemplam áreas como Jornalismo, Tecnologia da Informação, Estatística, Economia, Agronomia, Ciências Sociais e Engenharia. As inscrições seguem até 15 de julho, e as provas serão aplicadas em 30 de agosto. Os editais também preveem reserva de vagas para pessoas pretas e pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, conforme os percentuais estabelecidos pelo IBGE.
Flagrante ocorreu na noite de quinta‑feira (25)
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Policia Militar
Um homem de 26 anos foi detido na noite de quinta‑feira (25) após ser encontrado com porções de maconha no bairro São Francisco, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. Ele caminhava pela rua quando mudou o trajeto ao notar a aproximação da equipe do 17º BPM, o que chamou a atenção dos policiais. Durante a abordagem, foram localizadas duas porções da droga. O homem foi levado para a Delegacia Territorial de Guanambi junto com o material apreendido. A Polícia Civil investiga o caso.
Acidente ocorreu na madrugada desta sexta‑feira (26)
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
Um motociclista morreu na madrugada desta sexta‑feira (26) após colidir com uma carreta na BR‑116, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu por volta das 4h30, no km 9 da rodovia. O homem morreu no local. A PRF não confirmou a identidade da vítima nem informou se o caminhoneiro ficou ferido. A pista no sentido sul ficou parcialmente interditada durante o atendimento e a realização da perícia pelo Departamento de Polícia Técnica. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista. A Polícia Civil vai investigar as causas do acidente.
Equipes de resgate seguem em busca de sobreviventes após tremores de magnitude 7,5 e 7,2; Brasil enviará ajuda humanitária ao país
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Agência Efe | Folhapress
Subiu para 589 o número de mortos e 2.980 o de feridos após os terremotos de magnitude 7,5 e 7,2 que atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24). O novo balanço foi divulgado nesta sexta-feira (26) pela presidente do país, Delcy Rodríguez. Entre as vítimas fatais estão dois brasileiros, segundo confirmou o governo brasileiro. Os tremores, registrados com intervalo de 40 segundos, tiveram epicentro no município de Montalbán, no estado de Carabobo, a cerca de 160 quilômetros de Caracas. Por terem ocorrido a apenas 13,2 quilômetros de profundidade, foram classificados como superficiais. Um deles foi o mais forte registrado na Venezuela em 126 anos. As equipes de resgate continuam as buscas por sobreviventes em prédios que desabaram. A região de La Guaira, vizinha à capital, concentra os maiores danos e foi classificada pelo governo venezuelano como uma "zona de desastre". O Aeroporto Internacional de Maiquetía permanece fechado, enquanto os serviços de metrô, trens, além de parte do fornecimento de água, energia e gás, foram suspensos. Diante da tragédia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o envio de ajuda humanitária à Venezuela. O Brasil encaminhará bombeiros, técnicos da Defesa Civil Nacional e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além de nove toneladas de equipamentos de busca e salvamento, purificadores de água, medicamentos, materiais médicos e estruturas para montagem de um hospital de campanha. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também afirmou que o país está preparado para prestar assistência às autoridades venezuelanas.
Vítima foi atingida no rosto e na barriga; estado de saúde é estável.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução | GOV/BA
Uma adolescente de 14 anos, que está grávida, foi esfaqueada oito vezes na última quarta-feira (24) no Centro de Barreiras, no oeste da Bahia. O ataque aconteceu dentro de um estabelecimento comercial da cidade. Segundo informações da Polícia Militar, a jovem estava acompanhada de amigos em uma tabacaria quando foi atacada por outra adolescente. A motivação da briga e do crime ainda não foi esclarecida. A vítima foi atingida em várias partes do corpo, incluindo: rosto, abdômen, perna, braço. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e socorreu a jovem. Ela foi levada às pressas para o Hospital do Oeste (HO), onde passou por uma cirurgia de emergência. De acordo com os últimos boletins médicos, o estado de saúde dela é considerado estável. Até o momento, a polícia não deu detalhes se a menor suspeita de desferir os golpes foi apreendida. Também não há informações oficiais se as facadas, que atingiram a região da barriga, causaram complicações ou riscos à gestação da vítima. O caso segue sob investigação da Polícia Civil local.
Servidores estaduais vão trabalhar até as 11h na segunda-feira.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou que as repartições públicas estaduais terão ponto facultativo na próxima segunda-feira (29). A decisão foi tomada por conta da partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, marcada para as 14h. O decreto oficial será publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26). Em vídeo divulgado nas redes sociais na quinta (25), o governador confirmou que o expediente dos servidores públicos baianos será reduzido e vai durar apenas até as 11h. Com a liberação a partir do fim da manhã, os funcionários públicos poderão acompanhar a transmissão do jogo do Brasil. No entanto, o período de folga precisará ser recuperado depois. A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) ficará responsável por definir as regras e o cronograma para que os servidores façam a compensação das horas não trabalhadas. Os funcionários deverão acompanhar as orientações da secretaria para regularizar a jornada de trabalho nos dias seguintes.
Homem de 44 anos vinha de Feira de Santana dentro de um ônibus.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Civil
Um homem de 44 anos, foragido da Justiça por um homicídio qualificado cometido em 2003, em Belém (PA), foi preso na tarde desta quinta-feira (25) na rodoviária de Poções, no sudoeste da Bahia. A Polícia Civil descobriu que o suspeito estava fugindo para o território baiano e monitorou os passos dele. De acordo com a investigação, o homem embarcou em Feira de Santana durante a manhã em um ônibus que tinha como destino final a cidade de Vitória da Conquista. Após a troca de informações entre os setores de inteligência da polícia, a equipe do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Sudoeste) montou um cerco e conseguiu interceptar o ônibus no terminal rodoviário de Poções. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 3ª Vara do Tribunal do Júri de Belém. Depois de ser capturado, o investigado foi levado para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista. Ele passou pelos procedimentos legais e segue custodiado, à disposição da Justiça do Pará.
Caso aconteceu no bairro São Sebastião; rapaz feriu a mão ao socar muro.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
Um jovem de 27 anos mobilizou a Polícia Militar na tarde desta quarta-feira (24) após causar um quebra-quebra na casa da própria família, no bairro São Sebastião, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. Segundo a polícia, ele estava visivelmente embriagado e tinha passado quase 24 horas consumindo bebidas alcoólicas. A confusão começou por volta das 16h45. O pai do rapaz, de 51 anos, ligou para o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) e informou que o filho tinha saído para beber no dia anterior. Ao voltar para casa, o jovem estava extremamente agitado e agressivo, xingando os familiares e vizinhos que passavam pela rua. No auge do descontrole, o rapaz começou a dar socos e golpes contra o muro do imóvel, quebrando parte da estrutura. Com o impacto, ele acabou sofrendo ferimentos na mão direita e no antebraço. Uma equipe do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi até o endereço e conseguiu acalmar o jovem após uma conversa. Apesar dos danos materiais e do susto, o pai preferiu não registrar queixa formal contra o filho. Os policiais orientaram a família sobre como proceder legalmente caso o comportamento se repita no futuro.
Caso aconteceu em Livramento de Nossa Senhora; homem mentiu o nome à polícia.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
Um homem foi detido pela Polícia Militar na última quarta-feira (24) em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia. Ele é suspeito de tentar aliciar um adolescente, oferecendo dinheiro em troca de atos sexuais. A denúncia foi feita pela família do jovem na comunidade da Rocinha, por volta de 1h30 da manhã. Quando a equipe da 46ª CIPM chegou ao local, o homem já tinha fugido. Os policiais continuaram as buscas durante todo o dia e só conseguiram localizar o suspeito no fim da tarde, por volta das 17h20, no povoado do Nado. Ao ser levado para a Delegacia Territorial, o homem tentou enganar os policiais dando dados e nomes diferentes do seu registro real. Essa tentativa de esconder a identidade também será investigada. Com ele, a polícia apreendeu um celular e R$ 55 em dinheiro. O caso agora está com a Polícia Civil, que vai apurar todos os detalhes do crime.
Prefeitura entregou sete veículos e novos equipamentos de sinalização.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Prefeitura de Guanambi
A Prefeitura de Guanambi, no sudoeste da Bahia, entregou sete novos veículos para a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran). O pacote inclui uma caminhonete Fiat Titano e seis motocicletas, além de materiais como cones e gradis para ajudar no isolamento e na segurança das vias. De acordo com o prefeito Nal Azevedo, o investimento passa de R$ 500 mil. Este é o maior valor aplicado de uma única vez na estrutura do órgão na história do município. A entrega oficial aconteceu em frente ao gabinete do prefeito e reuniu secretários municipais e agentes de trânsito. A atual gestão municipal já convocou todos os aprovados no último concurso público para agentes de trânsito, aumentando o número de profissionais nas ruas. Além do trabalho de fiscalização, a SMTran atua em duas frentes principais: Educação: O Departamento de Educação para o Trânsito realiza palestras e atividades em escolas, faculdades e empresas da região. Infraestrutura: Em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o órgão instala redutores de velocidade e faixas elevadas em pontos críticos de Guanambi. Esses locais foram escolhidos com base em relatórios estatísticos que apontavam alto índice de acidentes. Com os novos veículos e equipamentos, a prefeitura espera dar mais agilidade aos agentes, melhorar a circulação de veículos e garantir mais segurança para motoristas e pedestres.
Foragido foi localizado após ação de inteligência; crime ocorreu em 2018 e teve grande repercussão na região
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Flávia Vieira | Ascom SSP
Um homem de 43 anos, condenado por participar de um roubo de R$ 450 mil em ouro em Brumado, foi preso na noite de quarta‑feira (24) durante uma operação da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO). A captura aconteceu por volta das 19h30, após levantamento do setor de inteligência da unidade. Segundo a Polícia Militar, a equipe recebeu informações precisas sobre o paradeiro do condenado e iniciou diligências até localizá‑lo. Ele não resistiu à abordagem e afirmou aos policiais que estava morando em Cariacica, no Espírito Santo. O homem também disse que sabia da existência do mandado de prisão expedido pela Justiça. A ordem judicial é referente a uma condenação por roubo majorado, cometido com arma de fogo e participação de mais de uma pessoa. O crime ocorreu em setembro de 2018, quando ele e um comparsa invadiram uma residência em Brumado. Durante a ação, uma mulher foi rendida e amarrada com fita adesiva enquanto os assaltantes levavam o ouro avaliado em quase meio milhão de reais. O caso ganhou destaque na época pelo alto valor dos bens roubados. A sentença determinou pena de 8 anos, 4 meses e 25 dias de reclusão, em regime inicial fechado. Após ser detido, o homem foi informado sobre seus direitos e encaminhado para a delegacia, onde passou pelos procedimentos legais. Ele será transferido para o sistema prisional para iniciar o cumprimento da pena.
Levantamento realizado entre 21 e 24 de junho mostra disputa apertada entre o petista e o senador do PL; demais candidatos aparecem com até 4%
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a eleição presidencial de 2026, com 40%, segundo pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira (25). Na sequência aparece o senador Flávio Bolsonaro (PL), com 36%. De acordo com o levantamento, a diferença entre os dois principais candidatos é de quatro pontos percentuais. Atrás de Lula e Flávio Bolsonaro, a pesquisa aponta um empate técnico entre cinco candidatos dentro da margem de erro. Renan Santos (Missão) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), aparecem com 4% das intenções de voto cada. Já o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa (DC) e o escritor Augusto Cury (Avante) registraram 3% cada. Os eleitores que afirmaram votar em branco ou nulo somam 5%, enquanto 3% disseram não saber em quem votar ou preferiram não responder. A pesquisa ouviu 2.400 pessoas em todo o país entre os dias 21 e 24 de junho de 2026. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05722/2026.
Jovem tentou escapar de abordagem no bairro Beija‑Flor
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Policia Militar
Um motociclista de 26 anos ficou ferido na manhã de quarta‑feira (24) após tentar fugir de uma abordagem da Polícia Militar no bairro Beija‑Flor, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. Segundo a PM, a guarnição fazia rondas quando flagrou o condutor pilotando uma moto com escapamento adulterado. Ao perceber a aproximação da viatura, ele acelerou e iniciou a fuga pelas ruas do bairro. Durante a perseguição, o motociclista perdeu o controle ao passar sobre um monte de areia em uma curva e caiu. Ele sofreu escoriações leves e recusou atendimento médico. Após os procedimentos no local, foi liberado na presença de um familiar. A motocicleta foi apreendida e levada ao pátio, onde serão adotadas as medidas administrativas cabíveis.
Deputado terá de pagar R$ 20 mil em indenização ao PT.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
A Justiça do Distrito Federal condenou o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) ao pagamento de R$ 20 mil por danos morais, após uma publicação em redes sociais que atribuía ao Partido dos Trabalhadores (PT) a responsabilidade pelo atentado a faca contra o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro, em 2018. A decisão é de primeira instância e foi assinada pelo juiz Wagner Pessoa Vieira. Cabe recurso. Na publicação, o parlamentar divulgou um vídeo afirmando que “o PT mandou Adélio Bispo matar o até então candidato à Presidência Bolsonaro”. Ele também pediu que o conteúdo fosse compartilhado, alegando que a imprensa tentaria “abafar” a informação. O PT acionou a Justiça alegando que a declaração era falsa e que as investigações oficiais já haviam descartado qualquer envolvimento do partido no ataque. Em 2024, a Polícia Federal concluiu o inquérito e reafirmou que Adélio Bispo agiu sozinho no atentado ocorrido em Juiz de Fora (MG), durante a campanha eleitoral de 2018. Na defesa apresentada no processo, Gayer afirmou que sua publicação estava protegida pela liberdade de expressão e pela imunidade parlamentar. No entanto, o juiz entendeu que a postagem não tinha relação com o exercício do mandato e que a imunidade não pode ser usada para proteger a divulgação de informações falsas. Na decisão, o magistrado destacou que a publicação não teve caráter informativo ou de crítica política, mas sim de difusão de fato desconectado da realidade. Ele também afirmou que o conteúdo teve grande alcance nas redes sociais e contribuiu para a disseminação da informação. O juiz acrescentou ainda que agentes públicos devem ter responsabilidade ao se manifestar em redes sociais, especialmente quando suas publicações podem alcançar milhões de pessoas, reforçando que a liberdade de expressão não permite abuso nem divulgação de fake news.
Cooperativa afirma que vazamento chegou a 300 mil litros de água.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
Um aumento significativo no vazamento de água da Barragem de Ceraíma, localizada no distrito de Ceraíma, zona rural de Guanambi, tem gerado preocupação entre produtores do Perímetro Irrigado da região. Segundo representantes da Cooperativa dos Irrigantes de Ceraíma, a vazão aumentou de forma repentina nos últimos dias. De acordo com o presidente da cooperativa, Marco Antônio Fraga, o vazamento já alcança cerca de 300 mil litros de água. "Triplicou de uma hora para outra. Ninguém sabe o que está acontecendo", afirmou. Marco Antônio enfatizou que, o problema existe há aproximadamente dez anos, porém a situação se agravou nos últimos sete dias. O vazamento ocorre na galeria onde estão instalados os tubos responsáveis pela irrigação do perímetro agrícola. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), responsável pela estrutura, chegou a iniciar uma obra para corrigir o problema. No entanto, os trabalhos estão paralisados, aumentando a preocupação dos produtores locais. Construída em 1965, a Barragem de Ceraíma é uma das principais estruturas hídricas da região e abastece centenas de produtores rurais. Segundo a cooperativa, o crescimento do vazamento levanta dúvidas sobre a segurança da barragem. "Ninguém sabe o que pode acontecer", alertou Bilunga, destacando o receio de que a situação possa comprometer a estabilidade da estrutura. Diante do cenário, a Cooperativa dos Irrigantes informou que pretende acionar o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para cobrar providências e buscar uma solução definitiva para o problema.
Motocicleta era conduzida por um adolescente de 17 anos, atropelando um idoso de 76 anos.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
Um idoso de 76 anos morreu após ser atropelado por uma motocicleta na madrugada desta quarta-feira (24), em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia. A vítima foi identificada como Basílio Pereira dos Santos. O acidente aconteceu por volta das 5h10, no Povoado dos Patos, zona rural do município. Segundo informações da Polícia Militar, uma guarnição da 46ª Companhia Independente (CIPM) foi acionada para atender à ocorrência e, ao chegar ao local, constatou a morte da vítima. De acordo com o boletim de ocorrência registrado na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, a motocicleta envolvida no atropelamento era uma Honda CG 160 Titan EX e estava sendo conduzida por um adolescente de 17 anos.O caso foi registrado pela Polícia Civil como homicídio culposo na direção de veículo automotor, quando não há intenção de matar, conforme previsto no artigo 302 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A autoridade policial solicitou a realização de exame necroscópico para auxiliar na apuração dos fatos. O corpo de Basílio Pereira dos Santos foi encaminhado ao Centro de Recebimento de Cadáveres e Perícias Técnicas (CRPT) de Brumado. As circunstâncias do acidente ainda serão investigadas pela Polícia Civil, que deverá apurar as responsabilidades e a dinâmica do atropelamento.
Gerente da Ceasa de Aracaju morreu ainda no local do ataque.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Polícia Rodoviária Federal Bahia
Um homem suspeito de participar do assassinato de Silvio Roberto Marques Santos, gerente operacional da Ceasa de Aracaju, foi preso na tarde da última segunda-feira (22), na região de Poções, no sudoeste da Bahia. A captura aconteceu menos de 24 horas após o crime, graças a uma ação conjunta das forças de segurança da Bahia e de Sergipe. De acordo com as investigações, o homicídio ocorreu na noite de domingo (21), no Assentamento Marcelo Déda, localizado no município de Malhador, em Sergipe. Após o crime, a Polícia Civil sergipana identificou que um dos suspeitos estaria fugindo em direção à Bahia e emitiu um alerta às forças de segurança do estado vizinho. Com base em informações de inteligência e no monitoramento da rota utilizada na fuga, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) conseguiram localizar e interceptar o veículo utilizado pelo suspeito na BR-116, na região de Poções. Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu após um assalto a um bar da localidade. Dois homens armados invadiram o estabelecimento, roubaram o local e fugiram a pé. Durante a fuga, eles encontraram Silvio Roberto em uma rua da comunidade. Ainda conforme a investigação, um dos criminosos efetuou disparos contra a vítima. O gerente da Ceasa não resistiu aos ferimentos e morreu no local antes da chegada do socorro. Após a prisão, o suspeito foi colocado à disposição da Justiça e deverá passar pelos procedimentos legais para transferência a Sergipe.
Vítima foi encontrada sem sinais vitais em propriedade rural.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
Um idoso de 87 anos foi encontrado morto em uma propriedade rural no município de Aracatu, no sudoeste da Bahia. A vítima foi identificada como Jesuino Neves dos Santos, conhecido na comunidade como “Bidu do Mirante”. De acordo com informações iniciais, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para prestar socorro, mas encontrou o idoso já sem sinais vitais ao chegar ao local. Segundo relatos registrados na ocorrência, o corpo estava caído no chão e havia marcas de sangue nas proximidades, o que chamou a atenção das equipes que atenderam a situação. Apesar disso, profissionais de saúde que estiveram no local informaram que não foram observados sinais aparentes de agressão física no corpo da vítima. As circunstâncias da morte ainda são desconhecidas. Diante da falta de testemunhas e das dúvidas sobre o que teria ocorrido, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia na propriedade e coletar informações que possam ajudar a esclarecer o caso. O corpo de Jesuino foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde passará por exames de necropsia. O laudo pericial deverá apontar a causa da morte e auxiliar nas investigações. A Polícia Civil acompanha o caso e aguarda o resultado dos exames para determinar as circunstâncias do óbito.
Decisão também prevê pagamento de pensão por vários anos.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
O cantor Amado Batista foi condenado pela Justiça de Goiás a indenizar a família de uma criança de três anos que morreu em maio de 2022, após um acidente ocorrido em uma fazenda de propriedade do artista, localizada no município de Goianápolis. De acordo com a decisão judicial, o sertanejo deverá pagar R$ 226.940 de indenização a cada um dos responsáveis pela criança, a título de danos morais. Além disso, a Justiça determinou o pagamento de uma pensão mensal à família.A pensão foi fixada em valor equivalente a dois terços de 70% do salário mínimo vigente. O pagamento deverá começar a partir da data em que a vítima completaria 14 anos e seguirá até os 25 anos. Após esse período, o valor será reduzido para um terço de 70% do salário mínimo. A decisão estabelece ainda que o benefício continuará sendo pago mensalmente até o limite da expectativa de vida divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2022 ou até a morte dos beneficiários, prevalecendo o que ocorrer primeiro. Os pais da criança trabalhavam como caseiros da propriedade. No processo, eles alegaram que a piscina onde ocorreu o acidente não possuía proteção adequada para impedir o acesso de crianças. A ação também apontou suposta negligência no atendimento prestado após o acidente e alegou falta de assistência por parte do cantor à família após a morte da criança. Cabe recurso da decisão.
Campanha de Flávio Bolsonaro nega versão apresentada por Michelle.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro divulgou um vídeo de cerca de 26 minutos nas redes sociais em que relata um desentendimento com o enteado, o senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência da República pelo PL. Na gravação, publicada nesta quarta-feira (24), Michelle afirma ter sido desrespeitada e humilhada durante uma conversa telefônica com o senador. Segundo ela, o episódio ocorreu após divergências sobre o apoio do PL à candidatura de Ciro Gomes ao governo do Ceará. “Recebi uma punhalada”, afirmou Michelle ao descrever a situação. De acordo com seu relato, Flávio teria dito que ela não entendia de política e que deveria ficar fora das decisões partidárias. A ex-primeira-dama afirmou que se sentiu desrespeitada e decidiu se afastar das articulações políticas internas da família após o episódio. Michelle também declarou que interpretou a conversa como um sinal de que seu apoio à eventual candidatura presidencial do enteado não era desejado. “Entendi que ele não queria o meu apoio ou que este era insignificante”, disse no vídeo. A divergência está ligada às negociações realizadas pelo PL no Ceará. Michelle se posicionou contra uma aproximação com Ciro Gomes, alegando que o político fez duras críticas a Jair Bolsonaro e seus filhos no passado. A ex-primeira-dama afirmou que considera incoerente uma aliança com alguém que, segundo ela, teve papel importante na campanha que resultou na inelegibilidade do ex-presidente. O embate não é recente. Em novembro do ano passado, declarações de Michelle contra a articulação política no Ceará provocaram reações públicas de Flávio, Eduardo, Carlos e Jair Renan Bolsonaro. Na época, Flávio afirmou que houve um “ruído de comunicação” e que Michelle não tinha conhecimento de todos os detalhes das negociações conduzidas pelo partido. Após a divulgação do vídeo, integrantes da campanha de Flávio Bolsonaro negaram a versão apresentada pela ex-primeira-dama. Segundo relatos divulgados pela imprensa, o senador afirma não ter feito as declarações atribuídas a ele por Michelle durante a conversa telefônica. Apesar das críticas, Michelle afirmou que perdoou o enteado e disse continuar apoiando os projetos políticos do partido. No entanto, reconheceu que a relação entre os dois foi abalada e que mantém distância das articulações envolvendo a pré-campanha presidencial.
Medida abrange Iuiu, Feira da Mata, Malhada e Carinhanha.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Igreja Matriz de Carinhanha - Foto: reprodução
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou uma série de medidas para combater a poluição sonora nos municípios de Iuiu, Feira da Mata, Malhada e Carinhanha, no sudoeste do estado. A iniciativa tem como objetivo reduzir transtornos causados por sons automotivos, conhecidos como "paredões", além de ruídos excessivos em estabelecimentos comerciais e residências. A recomendação foi expedida no âmbito do Procedimento Administrativo nº 064.9.310763/2026 e destaca que a poluição sonora é considerada um problema de saúde pública. No documento, o órgão também esclarece que a perturbação do sossego e a poluição sonora podem ser caracterizadas em qualquer horário, independentemente da crença popular de que sons altos seriam permitidos antes das 22h. A recomendação, assinada pela promotora de Justiça Michely Queiroz de Oliveira, determina que proprietários e condutores de veículos evitem utilizar equipamentos sonoros audíveis fora dos automóveis quando estiverem em vias públicas. Para reforçar a fiscalização, a Polícia Militar, Polícia Civil, Guardas Municipais e órgãos de trânsito foram orientados a realizar blitze, aplicar multas, apreender veículos irregulares e encaminhar infratores às delegacias. Dependendo da situação, os responsáveis poderão responder por crime ambiental, cuja pena pode chegar a quatro anos de reclusão. O Ministério Público também recomendou que as prefeituras intensifiquem a fiscalização, principalmente em áreas próximas a hospitais, unidades de saúde e escolas. O documento ainda estabelece que eventuais autorizações para eventos com som automotivo devem ser concedidas apenas em locais afastados de áreas residenciais. Os municípios têm prazo de dez dias úteis para informar ao MP quais providências serão adotadas para cumprir a recomendação.
Chamas atingiram um caminhão e uma Ford Belina; ninguém ficou ferido.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
Um caminhão e um carro de passeio ficaram completamente destruídos após um incêndio registrado na manhã de terça-feira (23), em um galpão localizado na Rua Dona Rocha Glória, no bairro Palmeiras, em Candiba, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações apuradas no local, o fogo atingiu um caminhão pertencente a uma empresa especializada em perfuração de poços artesianos e também um veículo modelo Ford Belina. As chamas se espalharam rapidamente e consumiram os dois veículos antes que pudessem ser retirados do galpão. A intensidade do incêndio chamou a atenção de moradores da região. Uma grande coluna de fumaça pôde ser vista de diferentes pontos da cidade, causando preocupação entre quem passava pelo local. Imagens registradas por populares mostram o momento em que os veículos são tomados pelo fogo. Após o controle das chamas, foi constatada a perda total dos dois automóveis. O incêndio provocou prejuízos materiais significativos, mas, apesar da gravidade da ocorrência, ninguém ficou ferido. As causas do incêndio ainda são desconhecidas. Até o momento, não há informações sobre o que teria provocado o início das chamas dentro do galpão. O caso deverá ser apurado para esclarecer as circunstâncias do incêndio e identificar sua origem. Não foi informado se o imóvel também sofreu danos estruturais em decorrência do fogo.
Acidente ocorreu na entrada da comunidade de Tapuio, no Mocambo de Cima.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
Um acidente envolvendo dois carros foi registrado na tarde desta quarta-feira (24), na BR-342, em Malhada, no sudoeste da Bahia. A colisão aconteceu por volta das 16h25, na entrada da comunidade de Tapuio, na região do Mocambo de Cima, zona rural do município. Segundo informações apuradas no local, os veículos trafegavam em sentidos opostos quando ocorreu a batida. Um dos motoristas relatou que seguia em direção ao distrito de Julião e percebeu que o outro automóvel, que vinha no sentido contrário, em direção a Malhada, estaria realizando manobras em zigue-zague na rodovia. Ainda de acordo com o relato, o veículo acabou atingindo a lateral direita do carro conduzido por ele, provocando a colisão. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e esteve no local para prestar atendimento às vítimas. Até o momento, não há informações oficiais sobre o número de feridos nem se algum dos envolvidos precisou ser encaminhado ao Hospital Municipal São Geraldo (HMSG).
Tremor foi sentido em Caracas e também em regiões da Colômbia.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu a Venezuela no fim da tarde desta quarta-feira (24), segundo informações divulgadas pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O epicentro do tremor foi localizado próximo à cidade de Morón, no norte do país. O abalo sísmico foi sentido em diversas regiões venezuelanas, incluindo a capital, Caracas. Moradores também relataram tremores em áreas da Colômbia, país vizinho à Venezuela. De acordo com o USGS, o terremoto ocorreu a cerca de 21 quilômetros de profundidade. Por ser considerado um tremor raso, os efeitos costumam ser percebidos com mais intensidade e em uma área mais ampla. Após o registro do sismo, o sistema de alerta de tsunamis dos Estados Unidos emitiu um aviso sobre a possibilidade de ondas perigosas em regiões costeiras localizadas em um raio de até 300 quilômetros do epicentro. Entre as áreas monitoradas estão territórios do Caribe, como Porto Rico e as Ilhas Virgens Americanas. Autoridades acompanham a situação e avaliam possíveis impactos nas regiões próximas ao local do terremoto. Até a publicação desta reportagem, não havia informações oficiais sobre vítimas, feridos ou danos materiais causados pelo tremor.
Wagner afirmou em uma publicação nas redes sociais que decidiu se afastar da liderança no Senado
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
O senador Jaques Wagner (PT-BA) decidiu se afastar da liderança do governo no Senado poucos dias após passar a integrar a lista de alvos da 9ª fase da operação Compliance Zero, que investiga um esquema bilionário de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master. Depois da reunião, Wagner afirmou em publicação nas redes sociais que a decisão de se afastar do cargo foi tomada em comum acordo com o presidente da República. "Acabei de ter uma ótima reunião com o Presidente @LulaOficial, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do Governo no Senado Federal". "Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado", escreveu Wagner. Nesta quarta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o senador, que ocupa a função de líder do governo, no Palácio da Alvorada. O encontro durou cerca de duas horas.
Dados públicos do Inep permitem verificar as médias das instituições de ensino em cada área da prova e comparar o desempenho dos estudantes
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Angelo Miguel | MEC
O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou os dados de desempenho das escolas brasileiras no Enem 2025. Com a divulgação dos resultados individuais dos participantes, também é possível consultar as médias obtidas por cada instituição de ensino por meio das informações públicas disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados são apresentados de forma separada para cada área do conhecimento avaliada no exame: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Além disso, a nota final dos estudantes considera o desempenho nessas áreas somado à pontuação obtida na redação. Para acessar os dados, os interessados devem consultar os microdados do Enem disponíveis no portal do Inep. A pesquisa deve ser feita utilizando o nome da escola conforme o cadastro oficial do MEC, já que, em alguns casos, a identificação pode ser diferente do nome comercial utilizado pela instituição. A plataforma também reúne informações sobre a natureza da escola — pública ou privada —, a cidade onde está localizada e a quantidade de alunos matriculados no 2º e no 3º ano do Ensino Médio entre 2024 e 2025.
Arma foi encontrada após varredura na área, na tarde de terça‑feira (23)
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Rondesp
Um homem fugiu de uma abordagem da Rondesp Meio Oeste na tarde desta terça‑feira (23) e abandonou um revólver carregado durante a perseguição no Centro de Guanambi, no sudoeste da Bahia. Segundo a unidade, a guarnição fazia patrulhamento tático quando avistou um motociclista em uma Honda Fan preta. Ao notar a aproximação da viatura, o suspeito acelerou e iniciou a fuga pelas ruas da região. Durante a perseguição, ele jogou uma arma no chão e conseguiu escapar, apesar das buscas realizadas pelos policiais. Após varredura no local, a equipe encontrou um revólver Taurus calibre .38, carregado com seis munições intactas. O material foi levado para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde o caso foi registrado.
O pedido foi feito ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Ton Molina | STF
Com relatório médico atualizado na segunda-feira (22), a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro protocolou um pedido, na noite de terça-feira (23), para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para que a prisão domiciliar seja prorrogada. De acordo com o advogado Paulo Cunha Bueno, o laudo demonstra que o quadro clínico de Bolsonaro exige atenção contínua e cuidados especiais, apesar de permanecer estável. "Tal estabilidade não representa resolução das enfermidades de base, mas resultado do controle clínico obtido mediante observância rigorosa das medidas terapêuticas instituídas, acompanhamento multidisciplinar regular e monitorização contínua das múltiplas comorbidades apresentadas", disse. Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão no processo da trama golpista, e está cumprindo pena em sua residência, no condomínio Solar de Brasília, desde março deste ano.