Região: Jovem morre ao “pongar” em carreta e ser atropelado
Acidente ocorreu na noite de segunda‑feira (22), na Rua Avelar
Acidente ocorreu na noite de segunda‑feira (22), na Rua Avelar
Suspeito foi flagrado após monitoramento da equipe na manhã de segunda‑feira (22)
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Militar
Uma ação da Rondesp Meio Oeste apreendeu mais de 2 kg de drogas na manhã desta segunda‑feira (22) no bairro Monte Pascoal, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. A operação começou após denúncias de moradores sobre uma movimentação suspeita em um imóvel na Rua Mário Silva. Durante a campana, os policiais observaram um homem entrando e saindo da casa repetidas vezes. Ele foi abordado na Rua Adevaldo Pires e, na revista, os agentes encontraram porções de cocaína no bolso da bermuda. A equipe seguiu até o imóvel monitorado, onde encontrou mais drogas já fracionadas para venda, além de dinheiro e materiais usados no tráfico. No total, foram apreendidas porções de cocaína, crack e maconha que somam mais de 2,2 kg. O suspeito detido e todo o material foram levados para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde o caso foi registrado.
Acidente ocorreu na noite de segunda‑feira (22), na Rua Avelar
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução | Marcos Frahm
Um jovem morreu na noite de segunda‑feira (22) após tentar “pongar” — subir de forma irregular — no cavalinho de uma carreta em Jaguaquara, no sudoeste da Bahai. O acidente aconteceu na Rua Avelar, no Centro da cidade. A vítima foi identificada como Geovane, conhecido como “Zoi de Jia”. Segundo informações preliminares, ele se apoiou no veículo enquanto a carreta passava por um redutor de velocidade, mas perdeu o equilíbrio, caiu e foi atropelado pela roda traseira. O motorista seguiu viagem sem parar. Equipes da 3ª Companhia do 19º Batalhão da Polícia Militar foram acionadas para organizar o trânsito e isolar a área. O Departamento de Polícia Técnica de Jequié realizou a perícia e removeu o corpo. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o jovem sobe na carreta e, em seguida, cai na pista. Ele quase foi atingido também por um carro que vinha logo atrás. De acordo com o Blog do Marcoa Frahm, Geovane tinha histórico de problemas mentais e já havia sido conduzido pela polícia em outras ocasiões. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal de Jequié. A Polícia Civil vai investigar o caso.
Vítima de 42 anos apresentou sinais de violência durante atendimento no hospital; caso foi encaminhado à Polícia Civil
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Civil
A Polícia Civil investiga uma suspeita de abuso sexual contra um homem de 42 anos, pessoa com deficiência, no município de Sebastião Laranjeiras, no sudoeste da Bahia. A ocorrência foi registrada na tarde de segunda‑feira (22), após o Hospital Municipal acionar uma equipe do 17º Batalhão da Polícia Militar. Durante o atendimento médico, profissionais identificaram sinais compatíveis com violência sexual, o que motivou o acionamento imediato da PM. A mãe da vítima, uma idosa de 82 anos, relatou aos policiais que suspeita de um familiar que mora no mesmo terreno da família. Após o atendimento inicial, a vítima e a mãe foram levadas à Delegacia Territorial de Guanambi, onde o caso foi formalizado e solicitados os exames periciais necessários para auxiliar na investigação. O suspeito apontado pela família não foi localizado durante as diligências. A Polícia Civil investiga o caso.
Investigação aponta indícios de ocultação de recursos; dinheiro foi encontrado com suspeito em Porto Seguro.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Federal
Um homem suspeito de envolvimento com lavagem de dinheiro foi preso em flagrante pela Polícia Federal (PF) nesta segunda-feira (22), em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. Durante a ação, os agentes apreenderam R$ 700 mil em espécie. Segundo a PF, a prisão ocorreu no âmbito de uma investigação que apura a movimentação de recursos financeiros de origem não identificada, com indícios de ocultação e dissimulação de valores. O nome do investigado não foi divulgado. De acordo com as apurações, o montante encontrado com o suspeito teria sido sacado pouco antes da abordagem e apresenta compatibilidade com operações financeiras que já estavam sendo monitoradas pela corporação. Imagens divulgadas pela Polícia Federal mostram o dinheiro organizado em diversos pacotes, compostos por notas de R$ 100 e R$ 200. Após a prisão em flagrante, o homem foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Porto Seguro, onde foi autuado e permanece à disposição da Justiça. Em nota, a PF informou que as investigações continuam com o objetivo de identificar possíveis envolvidos no esquema e esclarecer a origem e o destino dos recursos apreendidos. A corporação não revelou detalhes adicionais sobre a investigação para não comprometer o andamento das diligências em curso.
Investigação aponta suspeitas de manipulação contábil e operações financeiras irregulares; Justiça autorizou bloqueio milionário de bens.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem, que investiga um suposto esquema de fraudes contra o Sistema Financeiro Nacional envolvendo a gestão do Banco Digimais, instituição controlada pelo bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Mais de 50 policiais federais cumpriram nove mandados de busca e apreensão em São Paulo. A Justiça Federal também autorizou o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, além do bloqueio e sequestro de bens e valores que podem chegar a R$ 670,3 milhões. Segundo a Polícia Federal, a investigação teve como base relatórios produzidos pelo Banco Central, que apontaram supostas irregularidades na administração da instituição financeira. As apurações indicam que teria havido manipulação sistemática de balanços e resultados contábeis para ocultar a real situação econômico-financeira do banco e transmitir uma imagem de solvência aos órgãos de fiscalização. Ainda conforme a PF, o esquema teria permitido a supervalorização de ativos e a geração artificial de receitas que somam centenas de milhões de reais. Os investigadores também apuram operações financeiras supostamente irregulares realizadas em benefício da empresa controladora do banco, além da possível inserção de informações falsas em sistemas oficiais de controle do órgão regulador. Edir Macedo aparece entre os investigados por ser proprietário da instituição financeira. Até a publicação desta reportagem, o Banco Digimais não havia se manifestado sobre a operação. Os envolvidos poderão responder, conforme a participação de cada um, pelos crimes de gestão fraudulenta de instituição financeira, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas pela legislação do Sistema Financeiro Nacional. Fundado em 1981 como Banco Renner, em Porto Alegre (RS), o Digimais passou por mudanças de controle e adotou a atual marca em 2020, quando foi transformado em banco digital. Naquele ano, Edir Macedo assumiu o controle integral da instituição, da qual já era acionista desde 2009.
Duas crianças morreram após consumir chocolate com veneno; mãe sobreviveu após dias internada em UTI.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
A Justiça do Maranhão condenou, na madrugada desta terça-feira (23), Jordélia Pereira Barbosa a 66 anos de prisão em regime fechado pelo envenenamento de um ovo de Páscoa que causou a morte de duas crianças e deixou uma mulher gravemente ferida em Imperatriz, no sudoeste do estado. As vítimas fatais foram Luiz Fernando Rocha Silva, de 7 anos, e Evillyn Fernanda Rocha Silva, de 13. A mãe das crianças, Mírian Lira Rocha, também consumiu o chocolate contaminado, ficou internada por vários dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas sobreviveu. Segundo o Ministério Público do Maranhão (MPMA), o crime ocorreu em abril de 2025 e foi motivado por ciúmes e vingança. Jordélia era ex-companheira do então namorado de Mírian e, de acordo com as investigações, enviou à residência da vítima um ovo de Páscoa contaminado com chumbinho, substância utilizada ilegalmente como veneno para ratos. As apurações apontaram que a acusada viajou de Santa Inês para Imperatriz, hospedou-se em um hotel utilizando nome falso e contratou um mototaxista para realizar a entrega do presente. O chocolate foi acompanhado por um bilhete com a mensagem: “Com amor para Mirian Lira. Feliz Páscoa!!!”. Durante o julgamento, o Conselho de Sentença reconheceu que Jordélia cometeu duplo homicídio qualificado contra as duas crianças, com as qualificadoras de motivo torpe, uso de veneno, dissimulação e pelo fato de as vítimas serem menores de 14 anos. Os jurados também consideraram que houve tentativa de homicídio qualificado contra Mírian, pelos mesmos motivos. Conforme a decisão judicial, a morte da mulher só não ocorreu devido ao rápido atendimento médico recebido. Além da pena de 66 anos de prisão, a Justiça determinou o pagamento de indenização por danos morais equivalente a 100 salários mínimos para Mírian e 400 salários mínimos para os pais das crianças. O juiz manteve a prisão preventiva da condenada e negou o direito de recorrer em liberdade. Durante as investigações, Jordélia admitiu ter comprado e enviado o ovo de Páscoa, mas negou ter colocado veneno no alimento. A versão foi rejeitada pela acusação e considerada inconsistente pela Justiça diante das provas reunidas ao longo do processo.
Imagens foram gravadas na Praça da Paquera e mostram reações de moradores à mensagem estampada na camisa.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
Um vídeo gravado na Praça da Paquera, em Riacho de Santana, no sudoeste da Bahia, ganhou repercussão nas redes sociais nesta segunda-feira (22). As imagens mostram um homem caminhando pelo local usando uma camisa da Seleção Brasileira com a frase “Lula ladrão” estampada nas costas. O registro foi divulgado inicialmente por um blog local e posteriormente compartilhado por moradores da cidade. O episódio chamou a atenção por ocorrer em um município onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve ampla votação nas últimas eleições presidenciais. Nas imagens, o homem circula tranquilamente pela praça enquanto desperta a curiosidade de moradores e frequentadores do espaço. O vídeo também registra comentários de pessoas que acompanhavam a cena. “Como é que um cara desse tem coragem de vestir uma desgraça dessa e vir para a praça, rapaz?”, diz o autor da gravação. Logo em seguida, outras pessoas manifestam opinião favorável à mensagem exibida na camisa. “Gostei da camisa dele”, comenta um homem. “Eu também gostei”, responde uma mulher. Outro morador acrescenta: “Eu quero vinte dessas”. O vídeo rapidamente se espalhou pelas redes sociais, gerando reações de apoio e críticas entre internautas. Até o momento, o homem que aparece nas imagens não se pronunciou sobre a repercussão do caso. A gravação reacendeu debates sobre liberdade de expressão, manifestações políticas em espaços públicos e a polarização do cenário político brasileiro.
Material foi localizado após denúncia sobre movimentação suspeita em imóvel no bairro Monte Pascoal.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Policia Militarcda Bahia | RONDESP
Uma ação da Companhia Independente de Policiamento Tático (Rondesp-MO) resultou na apreensão de grande quantidade de drogas e na condução de um suspeito à Delegacia Territorial de Guanambi, na manhã desta segunda-feira (22), no bairro Monte Pascoal. De acordo com a Polícia Militar, a guarnição realizava patrulhamento tático na região quando recebeu denúncias de moradores sobre uma intensa movimentação relacionada ao tráfico de drogas em um imóvel do bairro. Diante das informações, os policiais iniciaram uma campana nas proximidades para verificar a situação. Durante o monitoramento, os militares observaram um homem entrando e saindo do imóvel diversas vezes, levantando suspeitas. Ao abordar o indivíduo em via pública, os policiais encontraram com ele uma quantidade de substância semelhante à cocaína. Em seguida, a equipe deu continuidade às diligências e realizou buscas no imóvel monitorado. No local, foram apreendidos aproximadamente 897 gramas de cocaína, distribuídos em 69 porções; cerca de 822 gramas de crack, divididos em 60 porções; um tablete de maconha pesando aproximadamente 505 gramas; além de R$ 84,50 em espécie. Ao todo, a apreensão soma cerca de 2,2 quilos de entorpecentes. O suspeito e todo o material recolhido foram apresentados na Delegacia Territorial de Guanambi, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Televisão, botijão de gás e cestas básicas foram recuperados após rápida ação da Polícia Militar.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Militar - 94ªCIPM
Um homem foi preso suspeito de furto qualificado e diversos objetos foram recuperados pela Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (22), em Licínio de Almeida, no sudoeste da Bahia. De acordo com a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a guarnição realizava rondas ostensivas quando foi acionada por um morador que relatou o arrombamento de sua residência, localizada na Avenida Rui Barbosa, no centro da cidade. No local, a vítima informou aos policiais que havia identificado parte dos objetos furtados em um imóvel vizinho. O morador também indicou o possível local de trabalho do suspeito. Com base nas informações, os militares iniciaram diligências e localizaram o homem apontado como autor do crime. Durante a abordagem, ele confessou o furto e revelou onde estavam os bens subtraídos. Na ação, foram recuperados uma televisão de 40 polegadas, um botijão de gás e duas cestas básicas, que haviam sido levados da residência. O suspeito, a vítima e todo o material recuperado foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde a Polícia Civil adotou as medidas legais cabíveis. Segundo a Polícia Militar, a rápida resposta da guarnição permitiu a recuperação integral dos objetos furtados poucas horas após o crime, evitando maiores prejuízos à vítima.
Acidente envolveu um Chevrolet Corsa e uma caminhonete; uma das vítimas foi socorrida em estado grave.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
Um idoso de 68 anos morreu e outra pessoa ficou gravemente ferida após uma colisão frontal entre dois veículos na BR-242, em Barreiras, no oeste da Bahia. Segundo informações, o acidente envolveu um Chevrolet Corsa e uma caminhonete. O motorista do Corsa, identificado como Carlos Monteiro dos Santos, seguia no sentido Barreiras quando ocorreu a batida. Com o impacto, Carlos sofreu ferimentos graves e morreu ainda no local. Já o condutor da caminhonete, cuja identidade não foi divulgada, foi socorrido por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado em estado grave para o Hospital do Oeste. As circunstâncias que provocaram a colisão ainda são desconhecidas e serão investigadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ainda de acordo com as informações divulgadas, latas de bebida alcoólica foram encontradas no interior do Chevrolet Corsa. No entanto, não há confirmação de que o material tenha relação com as causas do acidente, fato que também deverá ser apurado durante as investigações. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local e encaminhou o corpo da vítima ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por necropsia. O estado de saúde do motorista da caminhonete não foi atualizado até a publicação desta reportagem.
Central Ligue 180 recebeu mais de 16 mil denúncias entre janeiro e maio; aumento pode indicar redução da subnotificação.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Ministério das Mulheres
As denúncias de violência contra mulheres em ambientes digitais cresceram 188,6% nos cinco primeiros meses de 2026, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (22) pelo Ministério das Mulheres. Entre janeiro e maio deste ano, a Central de Atendimento à Mulher — Ligue 180 registrou 16.725 denúncias desse tipo, contra 5.795 no mesmo período de 2025. De acordo com o levantamento, redes sociais, aplicativos de mensagens, jogos online e outras plataformas digitais têm sido utilizados para ameaçar, perseguir, humilhar, chantagear, expor indevidamente e intimidar mulheres e meninas. A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, afirmou que o aumento dos registros pode estar relacionado à redução da subnotificação. Segundo ela, mais mulheres estão confiando no serviço e se sentindo seguras para denunciar. “Ter os dados da realidade é muito importante. A gente só vai acertar nas respostas pelos governos e políticas públicas quando tiver mais realismo nas informações”, destacou. Para melhorar o atendimento às vítimas, o Ministério das Mulheres e a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) promoveram a capacitação de cerca de 350 atendentes do Ligue 180. O treinamento teve foco na identificação e no encaminhamento de casos de violência digital. Os dados mostram ainda que esse tipo de violência já ocupa a quinta posição entre as denúncias recebidas pela central. Em 2025, estava em sétimo lugar. Segundo o ministério, quase metade das vítimas registradas no ano passado eram mulheres negras. A faixa etária com maior número de denúncias foi a de 35 a 44 anos. O crescimento das ocorrências acontece no momento em que entra em vigor o Decreto nº 12.976/2026, que estabelece regras para o combate à violência contra mulheres na internet. Entre as medidas, está a obrigação de plataformas digitais removerem, em até duas horas, imagens íntimas divulgadas sem consentimento. O governo federal também lançou a campanha nacional “O Digital é Nosso Lugar”, que incentiva a denúncia e o enfrentamento da violência contra mulheres nos ambientes virtuais.
Mudança entra em vigor em 3 de agosto e prevê duas doses de reforço com vacina injetável para crianças menores de 5 anos.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Tânia Rêgo | Agência Brasil
A partir do dia 3 de agosto, o Sistema Único de Saúde (SUS) voltará a oferecer uma segunda dose de reforço da vacina contra a poliomielite para crianças de 4 anos. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde e restabelece o esquema de cinco doses utilizado até 2024, agora exclusivamente com a vacina injetável. Com a mudança, as crianças deverão receber três doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de dois reforços: um aos 15 meses e outro aos 4 anos. Todas as aplicações serão feitas com a vacina inativada, administrada por injeção. Até 2024, os reforços eram realizados com a tradicional vacina oral, conhecida como “gotinha”. No entanto, o Ministério da Saúde optou por substituir o imunizante oral devido ao risco, considerado extremamente raro, de o vírus enfraquecido sofrer mutações e provocar a doença. A decisão de retomar a segunda dose de reforço foi tomada após avaliação da Câmara Técnica Assessora em Imunizações e comunicada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Segundo a diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabela Ballalai, a dose adicional é importante para manter elevados os níveis de proteção ao longo da infância. Embora o Brasil esteja sem registrar casos de poliomielite há 37 anos e tenha recebido, em 1994, o certificado de área livre da circulação do vírus, especialistas alertam que a doença ainda existe em alguns países e pode voltar a representar risco se as coberturas vacinais caírem. A orientação do Ministério da Saúde é que pais e responsáveis levem crianças menores de 5 anos aos postos de saúde para verificar se o esquema vacinal está completo e, se necessário, atualizar a caderneta de vacinação. A poliomielite pode causar paralisia permanente e, em casos graves, levar à morte. A vacinação continua sendo a principal forma de prevenção da doença.
Condutor de 33 anos sofreu ferimentos leves e foi levado para o Hospital Municipal de Pindaí.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
Um acidente de trânsito foi registrado na tarde deste domingo (21) na BR-122, nas proximidades da conhecida Curva do Mata Veado, no município de Urandi. De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), um caminhão trator 19.360, acoplado a um semirreboque, perdeu o controle ao passar por uma curva da rodovia federal e saiu da pista. Após deixar a estrada, o veículo colidiu contra a proteção lateral da rodovia e foi arremessado para fora da pista, parando em uma área de vegetação às margens da BR-122. O motorista, um homem de 33 anos, sofreu ferimentos leves em decorrência do acidente. Antes da chegada das equipes de resgate, ele foi socorrido por populares que passavam pelo local e encaminhado ao Hospital Municipal de Pindaí.Policiais militares de Urandi e Pindaí atuaram em conjunto na ocorrência, realizando a sinalização da via para garantir a segurança dos motoristas e evitar novos acidentes no trecho, considerado de risco por condutores que trafegam pela região. Posteriormente, os militares se deslocaram até a unidade de saúde para ouvir o motorista e coletar informações que auxiliarão na elaboração do boletim de ocorrência. As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.
Pré-candidato ao Governo da Bahia afirma que esteve uma única vez na residência do banqueiro, mas nega participação em festas no local.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação
O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), admitiu ter visitado a residência do banqueiro Daniel Vorcaro, em Trancoso, no sul da Bahia, mas negou ter participado de festas realizadas no local. A declaração foi encaminhada à revista Piauí, que publicou uma reportagem sobre a movimentação de autoridades e convidados na propriedade. Inicialmente, a assessoria de ACM Neto informou que ele nunca havia estado no imóvel. Posteriormente, enviou uma nova manifestação esclarecendo que o político esteve na residência apenas uma vez, em 2024. "Estive uma única vez na residência de Daniel Vorcaro no ano de 2024, mas nunca, jamais, participei de festa na casa dele", afirmou ACM Neto em nota enviada à publicação. A reportagem da revista também menciona investigações que apontam que uma empresa ligada ao ex-prefeito teria recebido R$ 3,6 milhões do banqueiro. O texto reúne ainda relatos de um ex-funcionário da propriedade, que descreve a realização de festas no local, além da presença de convidados e regras que proibiriam registros fotográficos durante os eventos. Segundo a publicação, um morador da região relatou que era frequente a movimentação de seguranças, mulheres jovens e homens mais velhos na área de acesso à praia situada em frente ao imóvel. Até o momento, ACM Neto nega participação em qualquer evento realizado na residência e sustenta que sua presença no local ocorreu apenas uma vez. O caso segue repercutindo no cenário político baiano em meio às investigações relacionadas ao banqueiro Daniel Vorcaro e ao Banco Master.
Vítima de 43 anos chegou a ser socorrida pelo Samu, mas deu entrada sem vida no hospital.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
Um motociclista de 43 anos morreu após se envolver em um acidente de trânsito na manhã desta segunda-feira (22), na Avenida Laura Nunes, no bairro Boa Vista, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A colisão envolveu uma motocicleta e um veículo Volkswagen Fox. De acordo com relatos preliminares, o motorista do carro atravessava a pista quando o motociclista, que seguia para o trabalho, não conseguiu evitar a batida. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e prestou os primeiros socorros à vítima. O homem foi encaminhado ao Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), mas já chegou à unidade sem sinais vitais. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), onde passará por necropsia. Agentes do Sistema Municipal de Trânsito e equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram no local para registrar a ocorrência, realizar os procedimentos periciais e providenciar a remoção dos veículos envolvidos. As circunstâncias do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento da vítima.
Processo seletivo para ingresso em 47 cursos de graduação será realizado nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Uesb | Divulgação
A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) divulgou as datas do Vestibular 2027. As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de novembro, oferecendo aos candidatos a oportunidade de concorrer a vagas em 47 cursos de graduação distribuídos nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Com o tema “Onde o cuidado com o futuro transforma realidades”, o processo seletivo reforça a proposta da instituição de ampliar o acesso ao Ensino Superior e contribuir para a formação de profissionais em diferentes áreas do conhecimento. Pelo segundo ano consecutivo, a organização do vestibular ficará sob responsabilidade do Instituto Avalia, com supervisão da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve). Segundo a universidade, a parceria busca garantir mais transparência, qualidade e segurança em todas as etapas do certame. O edital completo, contendo o cronograma de inscrições, número de vagas e demais informações sobre o processo seletivo, será publicado em julho. As provas acontecerão simultaneamente nas três cidades que sediam os campi da instituição. Com mais uma edição do vestibular, a Uesb reafirma seu papel como uma das principais instituições públicas de ensino superior do interior da Bahia, atuando na formação acadêmica e no desenvolvimento regional. Os interessados podem acompanhar as novidades e atualizações por meio do site oficial do Vestibular Uesb e dos canais oficiais da universidade no Instagram e WhatsApp. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br ou pelo telefone (77) 3424-8757.
Vítima sofreu um ferimento na cabeça e foi levada ao hospital; suspeito foi localizado pela Polícia Militar.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Policia Militar
Um homem de 25 anos ficou ferido após ser atingido com uma garrafa na cabeça durante uma discussão na noite deste domingo (21), em um bar localizado no distrito de Pindorama, no município de Iuiu. De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), uma guarnição foi acionada por populares para atender uma ocorrência de agressão em um estabelecimento da localidade. Ao chegar ao local, os policiais encontraram a vítima com um ferimento na cabeça, aparentemente provocado por uma garrafada. Segundo relatos de testemunhas, o homem e o suspeito da agressão, também de 25 anos, são colegas de trabalho e teriam iniciado uma discussão dentro do bar. Durante o desentendimento, um dos envolvidos teria atingido o outro com uma garrafa, causando o ferimento. O responsável pelo estabelecimento socorreu a vítima e a levou para o hospital municipal, onde recebeu atendimento médico. Após diligências na região, a Polícia Militar conseguiu localizar o suspeito. Em seguida, ele e a vítima foram encaminhados à Delegacia Territorial de Guanambi, onde a ocorrência foi registrada e as medidas cabíveis foram adotadas.
Animal foi encontrado ferido dentro da propriedade da família; moradores suspeitam que disparo tenha sido feito por um caçador.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto Ilustrativa
A morte de uma cachorrinha na comunidade de Queimada Grande, região do Fundão, zona rural de Brumado, causou comoção entre moradores e familiares. O animal, descrito pelos tutores como dócil e muito querido, morreu após ser atingido por um disparo de arma de fogo na madrugada desta segunda-feira (22). Segundo relatos da família, a principal suspeita é de que o tiro tenha sido efetuado por uma pessoa que praticava caça ilegal na região. No entanto, as circunstâncias do caso e a autoria do disparo ainda deverão ser apuradas pelas autoridades competentes. A cachorrinha vivia dentro da propriedade da família e costumava permanecer nas proximidades da residência. Ela foi encontrada gravemente ferida após o disparo e não resistiu aos ferimentos antes de receber atendimento. Abalados com a perda do animal, os tutores lamentaram o ocorrido e cobraram esclarecimentos sobre o caso. O episódio também gerou preocupação entre moradores da localidade, que relatam receio com a presença de pessoas armadas circulando por propriedades rurais sem autorização. Além da comoção provocada pela morte da cachorrinha, o caso reacendeu o debate sobre crimes de maus-tratos contra animais. A legislação brasileira prevê pena de reclusão e multa para casos de violência praticados contra cães e gatos. Qualquer informação que possa ajudar na identificação do responsável pelo disparo pode ser repassada às autoridades policiais ou por meio do Disque Denúncia, através do telefone 181. O sigilo do denunciante é garantido.
Foto: Divulgação | VCA Construtora
Vitória da Conquista viveu um fim de semana marcado por muita música, cultura e celebração com os dois primeiros dias do Arraiá da Conquista. E a VCA Construtora esteve presente de forma ativa na festa, promovendo uma cobertura especial e inovadora por meio de um estúdio de podcast montado no local do evento, levando ao público de casa tudo o que aconteceu no espaço junino. Durante o sábado e o domingo, o palco principal recebeu grandes atrações que arrastaram multidões, como Dorgival Dantas, Pablo, Targino Gondim, Ravanne e diversos outros artistas que animaram o público com muito forró e emoção. Além de se apresentarem no palco, alguns dos artistas também passaram pelo estúdio da VCA para entrevistas exclusivas, compartilhando bastidores, histórias e a energia da festa com os espectadores. O VCA Cast também se destacou pela presença de autoridades e personalidades que circularam pelo evento, reforçando o caráter cultural e institucional do Arraiá da Conquista.
Foto: Divulgação | VCA Construtora
A iniciativa tem como objetivo ampliar o alcance da festa, aproximando o público que não pôde comparecer presencialmente de tudo o que acontece no evento. O projeto é comandado pelo jornalista Daniel Silva, que conduz as entrevistas e a cobertura ao vivo ao lado de uma equipe de profissionais convidados. No sábado, o estúdio contou com a participação especial da locutora Sheila, da Rádio Band FM, e no domingo, a jornalista Gabi, enriquecendo ainda mais o conteúdo com diferentes olhares e estilos de condução. A cobertura continua nesta segunda-feira, com transmissão ao vivo a partir das 19h, diretamente no canal oficial da VCA Construtora no YouTube, levando ao público mais uma noite de entrevistas, bastidores e toda a energia do Arraiá da Conquista. A iniciativa reforça o compromisso da VCA Construtora com a valorização da cultura local, da comunicação e da aproximação com a comunidade, consolidando o VCA Cast como um importante canal de cobertura de eventos na região.
Defesa do senador fala em "erros graves" que comprometeram a medida
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
A defesa do senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (22), um recurso para tentar reverter a decisão que autorizou a operação de busca e apreensão realizada contra o parlamentar na última semana. Líder do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Senado, Wagner foi alvo de uma ação da Polícia Federal relacionada às investigações sobre o Banco Master. Segundo a PF, o senador teria sido o principal destinatário de benefícios econômicos supostamente concedidos por integrantes do grupo ligado ao banqueiro Daniel Vorcaro. Os investigadores destacam a proximidade entre Wagner e Augusto Lima, ex-sócio de Vorcaro, e levantam suspeitas sobre a atuação do parlamentar em pautas de interesse do banco.
Ex-prefeito de Salvador defendeu o direito de defesa do senador, mas afirmou que os fatos precisam ser apurados com rigor.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
O pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), defendeu uma investigação "completa, isenta e rigorosa" sobre o senador Jaques Wagner (PT-BA), alvo de uma operação da Polícia Federal no âmbito das investigações relacionadas ao Banco Master. A declaração foi dada durante agenda de São João em Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, neste fim de semana. Ao comentar o caso, Neto evitou antecipar qualquer julgamento sobre o senador petista, mas afirmou que a apuração deve ocorrer com independência e transparência. "Sou uma pessoa que acredita na Justiça e espero que haja uma investigação completa, isenta, que elucide todos os fatos, que ele tenha o direito de se defender, mas que haja rigor na apuração da sua conduta e que, ao fim, seja pelo trabalho do Judiciário, do juiz, chegar à conclusão em relação à sua posição, à sua postura", declarou. O ex-prefeito de Salvador ressaltou que a investigação ganhou repercussão nacional e precisa ser esclarecida pelas autoridades. "São fatos que chamaram a atenção de todos, que precisam ser apurados de maneira plena, completa, e nós confiamos que a Justiça vai fazer isso", afirmou. As declarações ocorreram após questionamentos sobre a investigação que envolve Jaques Wagner e o banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master. Na última quinta-feira (18), o líder do governo no Senado foi um dos alvos da nona fase da Operação Compliance Zero, que apura suspeitas de recebimento de propina do ex-sócio do banco, Augusto Lima. Ao abordar a disputa eleitoral de 2026, ACM Neto disse que pretende concentrar sua campanha nos desafios enfrentados pela Bahia e na avaliação da gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT). "Eu, honestamente, quero ganhar a eleição para governador discutindo a Bahia. Eu quero ganhar a eleição discutindo os problemas do nosso estado. Eu quero pensar no futuro da Bahia e do meu adversário, Jerônimo Rodrigues", afirmou. Apesar disso, o líder da oposição no estado avaliou que o episódio provoca desgaste político para o grupo governista. "Não há dúvida de que causa muita estranheza as declarações que eles deram há alguns meses atrás e que agora são pegos no contrapé", concluiu.
Lote recorde contempla mais de 9,5 milhões de contribuintes e soma R$ 16 bilhões em créditos.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
A Receita Federal libera nesta terça-feira (23), a partir das 9h, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026. Este é o maior lote já pago pelo órgão, tanto em número de contribuintes beneficiados quanto em valor total liberado. Segundo a Receita, 9.585.797 contribuintes serão contemplados nesta etapa, que soma R$ 16 bilhões em restituições. O montante é o mesmo pago no primeiro lote, liberado em 29 de maio. A consulta pode ser realizada no site da Receita Federal, por meio da opção "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, "Consultar minha restituição". Também é possível verificar as informações pelo aplicativo oficial da Receita para celulares e tablets. O pagamento será realizado no dia 30 de junho, diretamente na conta bancária ou chave Pix informada pelo contribuinte na declaração. Do total liberado, cerca de R$ 4,49 bilhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal. Entre eles estão 155.060 idosos com mais de 80 anos, 1.106.923 idosos entre 60 e 79 anos, 106.294 pessoas com deficiência física, mental ou doença grave e 507.768 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério. A maior parte das restituições, no entanto, será destinada a contribuintes sem prioridade legal. Ao todo, 7.709.752 pessoas receberão os valores por terem utilizado a declaração pré-preenchida e/ou optado pelo recebimento via Pix, critérios que passaram a garantir prioridade no processamento dos pagamentos. Em nota, a Receita Federal afirmou que o volume recorde de restituições demonstra o esforço do órgão para tornar o processo mais rápido, eficiente e abrangente para os contribuintes.
Senador afirma que só deixará o cargo se houver pedido do presidente Lula; encontro entre os dois é esperado para esta semana.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Alessandro Dantas | PT-SF
O líder do governo no Senado, o senador Jaques Wagner (PT-BA), tem resistido à pressão de aliados e integrantes do governo para deixar o cargo após ser alvo de uma operação da Polícia Federal relacionada às investigações sobre o Banco Master. Segundo interlocutores, Wagner tem afirmado que não pretende se afastar da liderança do governo, a menos que receba um pedido direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma conversa entre os dois é aguardada para quarta-feira (24), quando o senador deve retornar a Brasília. Nos bastidores, integrantes do governo avaliam que a saída de Wagner poderia reduzir o desgaste político provocado pela investigação e evitar que o tema continue impactando o Palácio do Planalto. A expectativa entre aliados é que Lula discuta o assunto diretamente com o senador nos próximos dias. Parte da base governista defende uma solução negociada, com Wagner deixando a liderança após a visita presidencial à Bahia, prevista para o dia 2 de julho. Nesse cenário, a justificativa pública seria a necessidade de o senador se dedicar às articulações políticas e eleitorais no estado. A permanência de Wagner também divide opiniões dentro do governo. Alguns aliados entendem que a continuidade no cargo mantém o senador sob maior exposição política e dificulta sua estratégia de defesa. Outros avaliam que uma saída imediata poderia ser interpretada como um pré-julgamento. Nos últimos dias, o presidente Lula conversou com Wagner por telefone e manifestou solidariedade ao aliado. Integrantes do governo, porém, afirmam que o gesto não representa necessariamente uma garantia de permanência na liderança. Enquanto as discussões continuam, o senador tem reiterado publicamente que permanece no cargo e que qualquer decisão sobre a liderança cabe ao presidente da República.
Mudanças nas regras de parcelamento das férias permitem ampliar períodos de descanso e indenizações para magistrados e membros do Ministério Público.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto : Luiz Silveira | Agência CNJ
Mudanças nas regras de parcelamento das férias de magistrados e integrantes do Ministério Público têm provocado debate sobre privilégios no serviço público. As alterações permitem que juízes e procuradores distribuam os 60 dias de férias anuais em períodos menores, ampliando a possibilidade de descanso ao longo do ano e, em alguns casos, aumentando o valor recebido em indenizações por férias não usufruídas. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, a flexibilização adotada pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) e pela Procuradoria-Geral da República (PGR) permite que os períodos de férias sejam fracionados em blocos menores, inclusive de cinco dias. Na prática, a medida possibilita que os integrantes dessas carreiras utilizem os fins de semana para ampliar os períodos de folga sem consumir mais dias do saldo de férias. Com a soma dos 60 dias de férias, dos fins de semana ao longo do ano e do recesso forense, magistrados e procuradores podem alcançar até 178 dias de descanso anuais. O número representa quase metade do ano e supera significativamente a quantidade de folgas de trabalhadores da iniciativa privada. Outro ponto que tem gerado discussão é a possibilidade de conversão de parte das férias em indenização financeira. Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) permite o pagamento de até 30 dias de férias não usufruídas, valor que possui caráter indenizatório e não sofre incidência de Imposto de Renda. A reportagem também destaca que as regras aplicadas a magistrados diferem das adotadas para trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que podem parcelar as férias em até três períodos, observando limites mínimos estabelecidos pela legislação. Procurados pela Folha, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Procuradoria-Geral da República e o Conselho da Justiça Federal apresentaram posicionamentos distintos sobre o tema. O CNJ informou que cabe a cada tribunal regulamentar as regras de férias dos magistrados. Já a PGR afirmou que apenas seguiu alterações adotadas pela Justiça Federal. O CJF não respondeu aos questionamentos da reportagem.
Messi marcou dois gols na vitória da Argentina contra a Áustria
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução | Getty Imagens
Messi, aos 39 anos, marcou dois gols contra a Áustria, ultrapassou Miroslav Klose e se isolou como o maior artilheiro da história das Copas do Mundo, com 18 gols, nesta segunda-feira (22). O jogador havia perdido um pênalti antes de marcar, mas se recuperou e, numa jogada com sua assinatura, afundou a bola na rede para abrir o placar para a Seleção Argentina. No apagar das luzes, ele marcou o segundo. Após perder o pênalti, a Argentina havia se complicado na partida e a Áustria cresceu no jogo, mas Messi fez o gol em seguida. Agora, o camisa 10 mantém a artilharia desta Copa do Mundo, com 5 gols marcados e é o primeiro na artilharia das Copas, seguido por Miroslav Klose, com 16 gols e Ronaldo Fenômeno, com 15. Kylian Mbappé ainda joga nesta segunda-feira (22), às 18h, contra o Iraque, e pode ameaçar a hegemonia do argentino como artilheiro. O francês possui, atualmente, 14 gols. Messi também possui outro recorde, que é o de jogador que mais perdeu pênaltis na história das Copas, com três cobranças desperdiçadas. Apesar de ter feito quatro tentos de pênalti na Copa do Mundo de 2022, em que foi campeão e melhor jogador.
Portaria publicada no Diário Oficial da União designa militares para funções na Segurança Presidencial e gerou repercussão nas redes sociais.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: José Cruz | Agencia Brasil
Uma portaria publicada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República chamou atenção nas redes sociais nesta segunda-feira (22) após trazer os nomes “Fulano de Tal” e “Cicrano de Tal” entre os militares designados para atuar na Secretaria de Segurança Presidencial. O documento foi publicado no Diário Oficial da União e é assinado pelo diretor do Departamento de Gestão da Secretaria-Executiva do GSI, Vinícius Damasceno do Nascimento. Além dos nomes que despertaram curiosidade, a portaria também cita o sargento da Marinha Márcio Adriano de Jesus Leite. Segundo o texto, os militares foram designados para exercer a função de assistente na Secretaria de Segurança Presidencial, passando a ocupar a Gratificação de Representação da Presidência da República, em nível IV. A publicação rapidamente repercutiu nas redes sociais devido ao uso das expressões “Fulano de Tal” e “Cicrano de Tal”, tradicionalmente empregadas para representar pessoas de identidade desconhecida ou hipotética. Outro detalhe que chamou atenção foi a grafia “Cicrano”. De acordo com registros da língua portuguesa, a forma mais comum é “Sicrano”, geralmente utilizada na expressão popular “Fulano, Sicrano e Beltrano”, usada para indicar pessoas indeterminadas. Até o momento da repercussão do caso, não havia esclarecimento oficial sobre se os nomes foram inseridos por engano, se houve anonimização proposital das informações ou se a publicação seria posteriormente corrigida. A portaria segue disponível no Diário Oficial da União e gerou debates sobre os procedimentos de revisão e publicação de documentos oficiais da administração pública federal.
Veja o que diz a mensagem:
“O DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE GESTÃO DA SECRETARIA-EXECUTIVA DO GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe fora subdelegada pelo art. 2º, da Portaria GSI/PR nº 66, de 1º de julho de 2019, resolve:
Ficam designados os militares a seguir para exercerem a função de ASSISTENTE na Secretaria de Segurança Presidencial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, passando a ocupar a Gratificação de Representação da Presidência da República código Nível IV e ficando dispensados das que atualmente ocupam:
Ação ocorreu no bairro Cidade Nova neste domingo (21)
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação
Uma operação da CIPE/Chapada resultou na apreensão de drogas e materiais usados no tráfico neste domingo (21), no bairro Cidade Nova, em Barra da Estiva, na Chapada Diamantina. Segundo a unidade, os policiais faziam patrulhamento quando viram dois homens em atitude suspeita perto de uma residência. Ao perceberem a aproximação da viatura, eles fugiram e um deles jogou no chão uma porção de substância semelhante à cocaína. Durante a ação, os militares abordaram um terceiro homem que saía do imóvel. Ele admitiu que vendia entorpecentes e mostrou aos policiais onde guardava o material. Na casa, foram encontrados drogas, uma balança de precisão, um celular e dinheiro. Todo o material foi apreendido. O suspeito foi levado para a Delegacia Territorial de Barra da Estiva, onde o caso foi registrado.
Vítima sofreu um corte na mão durante a agressão; suspeito foi autuado por lesão corporal no contexto de violência doméstica.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Militar - 17ºBPM
Uma mulher de 44 anos foi agredida pelo ex-companheiro na tarde deste domingo (21), no bairro Santo André, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. O suspeito, de 56 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Militar logo após o crime. Segundo informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a guarnição foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica na Rua Edilene Lopes. Ao chegar ao local, os policiais encontraram a vítima com um ferimento na mão direita. O suspeito estava deitado na calçada em frente à residência da ex-companheira. Durante a abordagem, os militares realizaram uma revista pessoal e encontraram um canivete, apontado como a arma utilizada na agressão. De acordo com a Polícia Militar, o relato da vítima e a apreensão do objeto reforçaram os indícios da prática do crime. Diante da situação, os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Guanambi. Após análise da ocorrência, a autoridade policial lavrou o Auto de Prisão em Flagrante Delito (APFD) contra o homem pelo crime de lesão corporal no contexto de violência doméstica. Apesar do ferimento, a mulher recusou atendimento médico hospitalar. Ela informou aos policiais que o corte era superficial e que o sangramento já havia sido controlado. O suspeito permaneceu custodiado e está à disposição da Justiça. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Estado registrou o maior crescimento nacional na escolarização de crianças de até 5 anos e reduziu o atraso escolar entre adolescentes.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação
A Bahia registrou o maior crescimento do Brasil na taxa de escolarização de crianças de 0 a 5 anos, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua Educação 2025), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, 63,7% das crianças dessa faixa etária estavam matriculadas em creches ou escolas em 2025. O índice representa um aumento de 7,1 pontos percentuais em relação ao ano anterior, colocando a Bahia na liderança do Norte e Nordeste e na quarta posição do ranking nacional. Em 2024, o estado ocupava o 15º lugar no país. Os resultados também apontam avanços em outras etapas da educação. Entre os jovens de 15 a 17 anos, 76,2% frequentavam o Ensino Médio na idade adequada, percentual superior aos 72,1% registrados em 2024. O estudo mostra ainda uma redução significativa do atraso escolar. O número de adolescentes entre 15 e 17 anos que estavam fora da série adequada caiu de 166 mil para 122 mil em um ano, uma diminuição de 44 mil estudantes. No Ensino Fundamental, a frequência escolar também apresentou crescimento. Entre crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, 95,1% estavam frequentando a escola em 2025, acima dos 93,7% registrados no ano anterior. O índice está dentro da meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Segundo o Governo da Bahia, os resultados refletem investimentos realizados na ampliação da infraestrutura escolar, construção e reforma de creches, fortalecimento da rede pública e programas de permanência estudantil. Entre 2023 e 2026, a previsão é de investimento de R$ 20,7 bilhões na área da educação. Além disso, outros R$ 4,9 bilhões deverão ser destinados a programas de apoio aos estudantes, incluindo o Bolsa Presença. Os dados também apontam avanços na alfabetização. Conforme informações do Ministério da Educação (MEC), 55% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na Bahia estão alfabetizados na idade adequada, superando a meta de 50% estabelecida para 2025.
Acidente ocorreu na noite de sábado (20), no km 530 da rodovia
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | PRE
Dois jovens morreram após uma colisão entre duas motocicletas na noite de sábado (20) na BR‑030, no trecho que liga Brumado ao distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, no sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o acidente aconteceu por volta das 23h20, na altura do km 530. A análise inicial aponta que as motos seguiam em sentidos opostos quando bateram de frente. As vítimas foram um jovem de 23 anos e um adolescente de 17, ambos moradores de Brumado. Eles não resistiram aos ferimentos e morreram no local. Equipes do Departamento de Polícia Técnica fizeram a perícia e encaminharam os corpos para o Instituto Médico Legal de Brumado. A Polícia Civil vai investigar as causas do acidente.