Motociclista morre e irmão fica ferido após acidente em Guanambi
Batida ocorreu na manhã desta segunda‑feira (22), no bairro São Francisco
Batida ocorreu na manhã desta segunda‑feira (22), no bairro São Francisco

Ex-prefeito de Salvador defendeu o direito de defesa do senador, mas afirmou que os fatos precisam ser apurados com rigor.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
O pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), defendeu uma investigação "completa, isenta e rigorosa" sobre o senador Jaques Wagner (PT-BA), alvo de uma operação da Polícia Federal no âmbito das investigações relacionadas ao Banco Master. A declaração foi dada durante agenda de São João em Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, neste fim de semana. Ao comentar o caso, Neto evitou antecipar qualquer julgamento sobre o senador petista, mas afirmou que a apuração deve ocorrer com independência e transparência. "Sou uma pessoa que acredita na Justiça e espero que haja uma investigação completa, isenta, que elucide todos os fatos, que ele tenha o direito de se defender, mas que haja rigor na apuração da sua conduta e que, ao fim, seja pelo trabalho do Judiciário, do juiz, chegar à conclusão em relação à sua posição, à sua postura", declarou. O ex-prefeito de Salvador ressaltou que a investigação ganhou repercussão nacional e precisa ser esclarecida pelas autoridades. "São fatos que chamaram a atenção de todos, que precisam ser apurados de maneira plena, completa, e nós confiamos que a Justiça vai fazer isso", afirmou. As declarações ocorreram após questionamentos sobre a investigação que envolve Jaques Wagner e o banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master. Na última quinta-feira (18), o líder do governo no Senado foi um dos alvos da nona fase da Operação Compliance Zero, que apura suspeitas de recebimento de propina do ex-sócio do banco, Augusto Lima. Ao abordar a disputa eleitoral de 2026, ACM Neto disse que pretende concentrar sua campanha nos desafios enfrentados pela Bahia e na avaliação da gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT). "Eu, honestamente, quero ganhar a eleição para governador discutindo a Bahia. Eu quero ganhar a eleição discutindo os problemas do nosso estado. Eu quero pensar no futuro da Bahia e do meu adversário, Jerônimo Rodrigues", afirmou. Apesar disso, o líder da oposição no estado avaliou que o episódio provoca desgaste político para o grupo governista. "Não há dúvida de que causa muita estranheza as declarações que eles deram há alguns meses atrás e que agora são pegos no contrapé", concluiu.
Lote recorde contempla mais de 9,5 milhões de contribuintes e soma R$ 16 bilhões em créditos.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
A Receita Federal libera nesta terça-feira (23), a partir das 9h, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026. Este é o maior lote já pago pelo órgão, tanto em número de contribuintes beneficiados quanto em valor total liberado. Segundo a Receita, 9.585.797 contribuintes serão contemplados nesta etapa, que soma R$ 16 bilhões em restituições. O montante é o mesmo pago no primeiro lote, liberado em 29 de maio. A consulta pode ser realizada no site da Receita Federal, por meio da opção "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, "Consultar minha restituição". Também é possível verificar as informações pelo aplicativo oficial da Receita para celulares e tablets. O pagamento será realizado no dia 30 de junho, diretamente na conta bancária ou chave Pix informada pelo contribuinte na declaração. Do total liberado, cerca de R$ 4,49 bilhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal. Entre eles estão 155.060 idosos com mais de 80 anos, 1.106.923 idosos entre 60 e 79 anos, 106.294 pessoas com deficiência física, mental ou doença grave e 507.768 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério. A maior parte das restituições, no entanto, será destinada a contribuintes sem prioridade legal. Ao todo, 7.709.752 pessoas receberão os valores por terem utilizado a declaração pré-preenchida e/ou optado pelo recebimento via Pix, critérios que passaram a garantir prioridade no processamento dos pagamentos. Em nota, a Receita Federal afirmou que o volume recorde de restituições demonstra o esforço do órgão para tornar o processo mais rápido, eficiente e abrangente para os contribuintes.
Senador afirma que só deixará o cargo se houver pedido do presidente Lula; encontro entre os dois é esperado para esta semana.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Alessandro Dantas | PT-SF
O líder do governo no Senado, o senador Jaques Wagner (PT-BA), tem resistido à pressão de aliados e integrantes do governo para deixar o cargo após ser alvo de uma operação da Polícia Federal relacionada às investigações sobre o Banco Master. Segundo interlocutores, Wagner tem afirmado que não pretende se afastar da liderança do governo, a menos que receba um pedido direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma conversa entre os dois é aguardada para quarta-feira (24), quando o senador deve retornar a Brasília. Nos bastidores, integrantes do governo avaliam que a saída de Wagner poderia reduzir o desgaste político provocado pela investigação e evitar que o tema continue impactando o Palácio do Planalto. A expectativa entre aliados é que Lula discuta o assunto diretamente com o senador nos próximos dias. Parte da base governista defende uma solução negociada, com Wagner deixando a liderança após a visita presidencial à Bahia, prevista para o dia 2 de julho. Nesse cenário, a justificativa pública seria a necessidade de o senador se dedicar às articulações políticas e eleitorais no estado. A permanência de Wagner também divide opiniões dentro do governo. Alguns aliados entendem que a continuidade no cargo mantém o senador sob maior exposição política e dificulta sua estratégia de defesa. Outros avaliam que uma saída imediata poderia ser interpretada como um pré-julgamento. Nos últimos dias, o presidente Lula conversou com Wagner por telefone e manifestou solidariedade ao aliado. Integrantes do governo, porém, afirmam que o gesto não representa necessariamente uma garantia de permanência na liderança. Enquanto as discussões continuam, o senador tem reiterado publicamente que permanece no cargo e que qualquer decisão sobre a liderança cabe ao presidente da República.
Mudanças nas regras de parcelamento das férias permitem ampliar períodos de descanso e indenizações para magistrados e membros do Ministério Público.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto : Luiz Silveira | Agência CNJ
Mudanças nas regras de parcelamento das férias de magistrados e integrantes do Ministério Público têm provocado debate sobre privilégios no serviço público. As alterações permitem que juízes e procuradores distribuam os 60 dias de férias anuais em períodos menores, ampliando a possibilidade de descanso ao longo do ano e, em alguns casos, aumentando o valor recebido em indenizações por férias não usufruídas. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, a flexibilização adotada pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) e pela Procuradoria-Geral da República (PGR) permite que os períodos de férias sejam fracionados em blocos menores, inclusive de cinco dias. Na prática, a medida possibilita que os integrantes dessas carreiras utilizem os fins de semana para ampliar os períodos de folga sem consumir mais dias do saldo de férias. Com a soma dos 60 dias de férias, dos fins de semana ao longo do ano e do recesso forense, magistrados e procuradores podem alcançar até 178 dias de descanso anuais. O número representa quase metade do ano e supera significativamente a quantidade de folgas de trabalhadores da iniciativa privada. Outro ponto que tem gerado discussão é a possibilidade de conversão de parte das férias em indenização financeira. Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) permite o pagamento de até 30 dias de férias não usufruídas, valor que possui caráter indenizatório e não sofre incidência de Imposto de Renda. A reportagem também destaca que as regras aplicadas a magistrados diferem das adotadas para trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que podem parcelar as férias em até três períodos, observando limites mínimos estabelecidos pela legislação. Procurados pela Folha, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Procuradoria-Geral da República e o Conselho da Justiça Federal apresentaram posicionamentos distintos sobre o tema. O CNJ informou que cabe a cada tribunal regulamentar as regras de férias dos magistrados. Já a PGR afirmou que apenas seguiu alterações adotadas pela Justiça Federal. O CJF não respondeu aos questionamentos da reportagem.
Messi marcou dois gols na vitória da Argentina contra a Áustria
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução | Getty Imagens
Messi, aos 39 anos, marcou dois gols contra a Áustria, ultrapassou Miroslav Klose e se isolou como o maior artilheiro da história das Copas do Mundo, com 18 gols, nesta segunda-feira (22). O jogador havia perdido um pênalti antes de marcar, mas se recuperou e, numa jogada com sua assinatura, afundou a bola na rede para abrir o placar para a Seleção Argentina. No apagar das luzes, ele marcou o segundo. Após perder o pênalti, a Argentina havia se complicado na partida e a Áustria cresceu no jogo, mas Messi fez o gol em seguida. Agora, o camisa 10 mantém a artilharia desta Copa do Mundo, com 5 gols marcados e é o primeiro na artilharia das Copas, seguido por Miroslav Klose, com 16 gols e Ronaldo Fenômeno, com 15. Kylian Mbappé ainda joga nesta segunda-feira (22), às 18h, contra o Iraque, e pode ameaçar a hegemonia do argentino como artilheiro. O francês possui, atualmente, 14 gols. Messi também possui outro recorde, que é o de jogador que mais perdeu pênaltis na história das Copas, com três cobranças desperdiçadas. Apesar de ter feito quatro tentos de pênalti na Copa do Mundo de 2022, em que foi campeão e melhor jogador.
Portaria publicada no Diário Oficial da União designa militares para funções na Segurança Presidencial e gerou repercussão nas redes sociais.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: José Cruz | Agencia Brasil
Uma portaria publicada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República chamou atenção nas redes sociais nesta segunda-feira (22) após trazer os nomes “Fulano de Tal” e “Cicrano de Tal” entre os militares designados para atuar na Secretaria de Segurança Presidencial. O documento foi publicado no Diário Oficial da União e é assinado pelo diretor do Departamento de Gestão da Secretaria-Executiva do GSI, Vinícius Damasceno do Nascimento. Além dos nomes que despertaram curiosidade, a portaria também cita o sargento da Marinha Márcio Adriano de Jesus Leite. Segundo o texto, os militares foram designados para exercer a função de assistente na Secretaria de Segurança Presidencial, passando a ocupar a Gratificação de Representação da Presidência da República, em nível IV. A publicação rapidamente repercutiu nas redes sociais devido ao uso das expressões “Fulano de Tal” e “Cicrano de Tal”, tradicionalmente empregadas para representar pessoas de identidade desconhecida ou hipotética. Outro detalhe que chamou atenção foi a grafia “Cicrano”. De acordo com registros da língua portuguesa, a forma mais comum é “Sicrano”, geralmente utilizada na expressão popular “Fulano, Sicrano e Beltrano”, usada para indicar pessoas indeterminadas. Até o momento da repercussão do caso, não havia esclarecimento oficial sobre se os nomes foram inseridos por engano, se houve anonimização proposital das informações ou se a publicação seria posteriormente corrigida. A portaria segue disponível no Diário Oficial da União e gerou debates sobre os procedimentos de revisão e publicação de documentos oficiais da administração pública federal.
Veja o que diz a mensagem:
“O DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE GESTÃO DA SECRETARIA-EXECUTIVA DO GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe fora subdelegada pelo art. 2º, da Portaria GSI/PR nº 66, de 1º de julho de 2019, resolve:
Ficam designados os militares a seguir para exercerem a função de ASSISTENTE na Secretaria de Segurança Presidencial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, passando a ocupar a Gratificação de Representação da Presidência da República código Nível IV e ficando dispensados das que atualmente ocupam:
Ação ocorreu no bairro Cidade Nova neste domingo (21)
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação
Uma operação da CIPE/Chapada resultou na apreensão de drogas e materiais usados no tráfico neste domingo (21), no bairro Cidade Nova, em Barra da Estiva, na Chapada Diamantina. Segundo a unidade, os policiais faziam patrulhamento quando viram dois homens em atitude suspeita perto de uma residência. Ao perceberem a aproximação da viatura, eles fugiram e um deles jogou no chão uma porção de substância semelhante à cocaína. Durante a ação, os militares abordaram um terceiro homem que saía do imóvel. Ele admitiu que vendia entorpecentes e mostrou aos policiais onde guardava o material. Na casa, foram encontrados drogas, uma balança de precisão, um celular e dinheiro. Todo o material foi apreendido. O suspeito foi levado para a Delegacia Territorial de Barra da Estiva, onde o caso foi registrado.
Vítima sofreu um corte na mão durante a agressão; suspeito foi autuado por lesão corporal no contexto de violência doméstica.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Militar - 17ºBPM
Uma mulher de 44 anos foi agredida pelo ex-companheiro na tarde deste domingo (21), no bairro Santo André, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. O suspeito, de 56 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Militar logo após o crime. Segundo informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a guarnição foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica na Rua Edilene Lopes. Ao chegar ao local, os policiais encontraram a vítima com um ferimento na mão direita. O suspeito estava deitado na calçada em frente à residência da ex-companheira. Durante a abordagem, os militares realizaram uma revista pessoal e encontraram um canivete, apontado como a arma utilizada na agressão. De acordo com a Polícia Militar, o relato da vítima e a apreensão do objeto reforçaram os indícios da prática do crime. Diante da situação, os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Guanambi. Após análise da ocorrência, a autoridade policial lavrou o Auto de Prisão em Flagrante Delito (APFD) contra o homem pelo crime de lesão corporal no contexto de violência doméstica. Apesar do ferimento, a mulher recusou atendimento médico hospitalar. Ela informou aos policiais que o corte era superficial e que o sangramento já havia sido controlado. O suspeito permaneceu custodiado e está à disposição da Justiça. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Estado registrou o maior crescimento nacional na escolarização de crianças de até 5 anos e reduziu o atraso escolar entre adolescentes.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação
A Bahia registrou o maior crescimento do Brasil na taxa de escolarização de crianças de 0 a 5 anos, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua Educação 2025), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, 63,7% das crianças dessa faixa etária estavam matriculadas em creches ou escolas em 2025. O índice representa um aumento de 7,1 pontos percentuais em relação ao ano anterior, colocando a Bahia na liderança do Norte e Nordeste e na quarta posição do ranking nacional. Em 2024, o estado ocupava o 15º lugar no país. Os resultados também apontam avanços em outras etapas da educação. Entre os jovens de 15 a 17 anos, 76,2% frequentavam o Ensino Médio na idade adequada, percentual superior aos 72,1% registrados em 2024. O estudo mostra ainda uma redução significativa do atraso escolar. O número de adolescentes entre 15 e 17 anos que estavam fora da série adequada caiu de 166 mil para 122 mil em um ano, uma diminuição de 44 mil estudantes. No Ensino Fundamental, a frequência escolar também apresentou crescimento. Entre crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, 95,1% estavam frequentando a escola em 2025, acima dos 93,7% registrados no ano anterior. O índice está dentro da meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Segundo o Governo da Bahia, os resultados refletem investimentos realizados na ampliação da infraestrutura escolar, construção e reforma de creches, fortalecimento da rede pública e programas de permanência estudantil. Entre 2023 e 2026, a previsão é de investimento de R$ 20,7 bilhões na área da educação. Além disso, outros R$ 4,9 bilhões deverão ser destinados a programas de apoio aos estudantes, incluindo o Bolsa Presença. Os dados também apontam avanços na alfabetização. Conforme informações do Ministério da Educação (MEC), 55% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na Bahia estão alfabetizados na idade adequada, superando a meta de 50% estabelecida para 2025.
Acidente ocorreu na noite de sábado (20), no km 530 da rodovia
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | PRE
Dois jovens morreram após uma colisão entre duas motocicletas na noite de sábado (20) na BR‑030, no trecho que liga Brumado ao distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, no sudoeste da Bahia. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o acidente aconteceu por volta das 23h20, na altura do km 530. A análise inicial aponta que as motos seguiam em sentidos opostos quando bateram de frente. As vítimas foram um jovem de 23 anos e um adolescente de 17, ambos moradores de Brumado. Eles não resistiram aos ferimentos e morreram no local. Equipes do Departamento de Polícia Técnica fizeram a perícia e encaminharam os corpos para o Instituto Médico Legal de Brumado. A Polícia Civil vai investigar as causas do acidente.
Batida ocorreu na manhã desta segunda‑feira (22), no bairro São Francisco
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
Um motociclista morreu e o irmão dele ficou ferido após um acidente na manhã desta segunda‑feira (22) em Guanambi, no sudoeste da Bahia. A colisão aconteceu por volta das 7h, no cruzamento das ruas Benjamin Vieira Costa e Joaquim Dias Guimarães, no bairro São Francisco. A moto em que estavam os irmãos bateu em uma caminhonete Chevrolet D‑20. O condutor, identificado como Jailton Neves de Carvalho, de 51 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O passageiro da motocicleta, Gileno, irmão de Jailton, foi socorrido pelo Samu e levado para o Hospital Geral de Guanambi. O estado de saúde dele não havia sido informado até a última atualização desta reportagem. Equipes da Polícia Militar e do Departamento Municipal de Fiscalização de Trânsito organizaram o tráfego e isolaram a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica, que realizou a perícia. O corpo de Jailton foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Guanambi. A Polícia Civil vai investigar as causas do acidente.
Acidente ocorreu na tarde de domingo (21), no bairro Consolação
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Militar
Um ciclista de 39 anos morreu após ser atropelado por uma carreta na tarde de domingo (21) na BR‑430, no bairro Consolação, em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. Segundo a Polícia Militar, o acidente aconteceu por volta das 16h05, perto do semáforo da Lagoa Grande. A vítima, identificada como Cláudio Barbosa da Silva, seguia de bicicleta no sentido Lagoa Grande–Centro quando perdeu o equilíbrio após a passagem de um caminhão bitrem. Com a queda, ele foi atingido pelos pneus traseiros do semirreboque. O motorista do veículo deixou o local sem prestar socorro e seguiu pela BR‑349, sentido Santa Maria da Vitória. Uma equipe do Samu chegou a ser acionada, mas Cláudio já estava sem vida. A área foi isolada pela Polícia Militar até a chegada do Departamento de Polícia Técnica, que realizou a perícia. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal. A bicicleta foi entregue à família da vítima. A Polícia Civil vai investigar o caso.
Arma foi encontrada dentro de uma residência após denúncia anônima
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Militar
Uma pistola foi apreendida por equipes da Rondesp Meio Oeste na noite de domingo (21) durante uma ação policial em Guanambi, no sudoeste da Bahia. Segundo a corporação, a guarnição recebeu denúncias por volta das 22h informando que um homem estaria sendo visto armado na região. Os policiais foram até o endereço e conversaram com os moradores, que autorizaram a entrada da equipe. Durante as buscas, os agentes encontraram uma pistola Browning, modelo 1900, calibre 7.65 mm, no quarto do filho do casal. A arma e o suspeito foram levados para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde o caso foi registrado.
Vítima manuseava o equipamento quando o tiro foi disparado, segundo familiares
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Militar
Um homem de 52 anos morreu após um disparo acidental na manhã de sábado (20) na comunidade de Paramirim das Crioulas, zona rural de Érico Cardoso, no sudoeste da Bahia. A Polícia Militar informou que foi acionada por volta das 11h20 para verificar a situação. Quando a guarnição chegou ao local, uma equipe do Samu já havia constatado a morte de José Trindade dos Santos. Segundo relatos de familiares, José saiu para manusear uma arma de fabricação artesanal em uma área próxima à casa onde morava. Durante o manuseio, o equipamento teria disparado sozinho. A vítima ainda pediu ajuda, mas não resistiu ao ferimento. Perto do local, os policiais encontraram a arma danificada. A área foi isolada até a chegada do Departamento de Polícia Técnica, responsável pela perícia e remoção do corpo. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Droga foi encontrada em oito caminhões na fronteira com a Bolívia; estimativa é de até 50 toneladas de cocaína
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Policia Federal
Uma operação da Receita Federal em conjunto com a Polícia Federal, o Exército e autoridades dos Estados Unidos e da Bolívia apreendeu, neste domingo (21), uma carga de cocaína líquida misturada a cerca de 260 toneladas de madeira transportadas em oito caminhões. A ação ocorreu em Corumbá (MS) e Cáceres (MT), cidades localizadas na fronteira com a Bolívia. Exames iniciais confirmaram a presença da droga na carga. Segundo a Receita, com base em apreensões anteriores, entre 10% e 20% do peso total da madeira pode corresponder à cocaína, o que representa um volume estimado entre 20 e 50 toneladas. Caso a quantidade seja confirmada, esta será a maior apreensão de cocaína da história do Brasil e uma das maiores já registradas no mundo. A investigação aponta que a carga tem relação com uma apreensão de 100 toneladas da droga feita no Chile no início do mês, que utilizou o mesmo método de ocultação. A ação faz parte da Operação Timber Shield, realizada em cooperação com a agência antidrogas dos Estados Unidos e a Aduana Nacional da Bolívia. Em publicação nas redes sociais, o ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que a operação representa "uma resposta firme do Estado brasileiro à sofisticação das organizações criminosas que atuam no tráfico internacional". Segundo as autoridades, informações compartilhadas pelos Estados Unidos indicam que as cargas apreendidas no Brasil e no Chile tiveram origem no mesmo local de produção, na Bolívia.
Temperaturas variam entre 14°C e 29°C ao longo da última semana de junho.
Por: Willian Silva
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
A última semana de junho será de tempo estável em Caetité. Entre os dias 22 e 28, o município deve registrar manhãs mais frias, tardes ensolaradas e ausência de chuva. O destaque fica para os dias 23 e 24 de junho, período em que acontecem os festejos de São João. Na terça-feira, véspera da festa, os termômetros devem variar entre 14 e 29 graus, com céu parcialmente nublado e tempo seco. Já na quarta-feira, Dia de São João, a previsão indica temperaturas entre 15 e 27 graus, com poucas nuvens e condições ideais para quem pretende aproveitar os eventos ao ar livre. Nos demais dias da semana, o tempo permanece firme, com mínimas entre 14 e 15 graus e máximas entre 25 e 28 graus. Não há previsão de chuva para o período. A recomendação é aproveitar as festividades juninas, mas sem esquecer um agasalho para as noites e madrugadas, que seguem com temperaturas mais baixas.
Município celebra Independência da Bahia com extensa programação
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Prefeitura de Caetité
O município de Caetité realiza, entre os dias 26 de junho e 2 de julho, uma série de atividades em comemoração aos 203 anos da Independência da Bahia. A programação reúne eventos esportivos, manifestações culturais, celebrações religiosas e o tradicional desfile cívico, que há cerca de dois séculos integra as comemorações da data na cidade. As atividades começam nos dias 26 e 27 de junho, com a realização de um curso de preparação para cavalos marchadores, no Campo das Cobras. Já no dia 28, o local recebe a Copa de Marcha e a Corrida de Argolinha, às 8h, modalidades tradicionais que movimentam competidores e criadores da região. Na noite do mesmo dia haverá o levantamento do mastro, na Praça da Catedral, com a bandeira do Brasil Império, marcando o início das comemorações. No dia 1º de julho, a programação terá início às 16h, com a celebração do Te Deum na Catedral de Senhora Santana. Duas horas depois, às 18h, acontece a tradicional Levada da Cabocla, que sairá em frente ao Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP). O cortejo seguirá pelas ruas da cidade até a Praça da Catedral, onde será realizado um show com Ramon e Randinho. O ponto alto das comemorações ocorre no dia 2 de julho, quando será realizado o desfile cívico em homenagem à Independência da Bahia. A concentração está marcada para as 8h, em frente ao CETEP. O evento contará com a participação de grupos convidados, representantes da Marinha do Brasil, do Tiro de Guerra, fanfarras, escolas, filarmônicas, integrantes da Maçonaria, escolas municipais e estaduais, e grupos de montaria. Celebrado em todo o estado, o Dois de Julho marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas do território baiano em 1823, consolidando a independência do Brasil. Em Caetité, a data é considerada uma das mais importantes do calendário cívico e cultural do município, sendo comemorada de forma ininterrupta há aproximadamente 200 anos. No estado, apenas Caetité, Salvador e Cachoeira comemora a data. A expectativa é de que a programação reúna moradores da sede e da zona rural, além de visitantes de municípios vizinhos, reforçando a tradição histórica da celebração no município.
Automóvel foi localizado sem placas durante operação da Polícia Rodoviária na BA-148.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: CIPRv - Brumado
Um veículo com registro de furto foi recuperado pela Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) na manhã deste domingo (21), durante uma fiscalização na BA-148, nas proximidades do povoado de Lagoa Funda, em Brumado, no sudoeste da Bahia. Segundo informações da Polícia Militar, a equipe realizava uma operação de rotina quando identificou um Ford Fiesta circulando sem placas. A situação chamou a atenção dos policiais, que decidiram realizar uma verificação mais detalhada do automóvel. Após consulta aos sistemas de segurança, foi constatado que o veículo possuía registro de furto na cidade de Feira de Santana. Diante da irregularidade, os policiais apreenderam o automóvel e o encaminharam para a Delegacia Territorial de Brumado, onde a ocorrência foi registrada. O veículo ficará à disposição da Polícia Civil para os procedimentos de investigação e posterior devolução ao proprietário, conforme determinação legal. A ação foi realizada pela Companhia Independente de Polícia Rodoviária, unidade vinculada ao Comando Especializado de Policiamento Rodoviário (CEPRv), responsável pela fiscalização e segurança nas rodovias estaduais da Bahia.
Participantes destacaram o uso medicinal da cannabis e defenderam mudanças na legislação brasileira.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Milhares de pessoas participaram da 18ª edição da Marcha da Maconha na tarde deste domingo (21), na Avenida Paulista, em São Paulo. O ato reuniu apoiadores da legalização da cannabis, ativistas e organizações ligadas ao debate sobre a regulamentação da planta no Brasil. A concentração aconteceu em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), onde os manifestantes defenderam mudanças na legislação e criticaram os impactos da criminalização da maconha. Entre os argumentos apresentados estavam a superlotação do sistema prisional e as dificuldades enfrentadas por pacientes que utilizam medicamentos à base de cannabis para tratamentos de saúde. Cartazes e faixas exibidos durante a manifestação destacavam o uso medicinal da planta e cobravam maior acesso aos produtos derivados da cannabis. O público era formado por pessoas de diferentes faixas etárias, incluindo idosos, famílias com crianças, pacientes e jovens adultos. A professora Stephanie Oliveira participou da marcha pela primeira vez e relatou que sua mãe utiliza cannabis medicinal para auxiliar no tratamento de dores crônicas e problemas relacionados ao sono. Segundo ela, ainda existe preconceito em torno do tema, o que faz com que muitas pessoas evitem falar abertamente sobre o assunto. Dados do Anuário da Kaya Mind apontam que cerca de 50 mil brasileiros utilizam produtos à base de cannabis para tratamentos de saúde. A publicação destaca que a resistência de parte da sociedade em relação ao tema é um dos fatores que dificultam o avanço da regulamentação no país. Outro levantamento, realizado pela Bliss Data em 2026, indica que mulheres de meia-idade e idosas representam atualmente o principal grupo de usuários de cannabis medicinal no Brasil. A Marcha da Maconha é realizada anualmente em diversas cidades brasileiras e busca ampliar o debate público sobre políticas de drogas, saúde e direitos dos usuários.
Polícia apreendeu 33 porções de cocaína e R$ 860 durante abordagem na região da Feira Livre.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
Um homem de 49 anos foi preso em flagrante por suspeita de tráfico de drogas na manhã desta sexta-feira (19), na região da Feira Livre de Brumado, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações divulgadas pela Polícia Militar, uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizava rondas de rotina na localidade por volta das 8h quando se aproximou de um estabelecimento comercial já conhecido por denúncias relacionadas à venda de entorpecentes. Ao perceber a presença dos policiais, o suspeito demonstrou nervosismo e tentou se desfazer de diversos invólucros, arremessando o material ao chão na tentativa de evitar a abordagem. Durante a ação, os militares realizaram uma varredura no local e encontraram 33 trouxinhas contendo uma substância em pó branca com características semelhantes à cocaína. Além da droga, os policiais apreenderam R$ 860 em dinheiro que estavam em posse do homem. Todo o material foi recolhido e apresentado na Delegacia Territorial de Brumado. O suspeito também foi conduzido à unidade policial, onde foi autuado em flagrante e permaneceu à disposição da Justiça. A Polícia Civil dará continuidade às investigações para apurar a origem do entorpecente e a possível participação do suspeito no comércio ilegal de drogas na região.
Revólver calibre .32, cocaína e maconha foram encontrados durante ação da CIPE Chapada no bairro São Félix.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Whatsapp Sudoeste Bahia
Um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo e suspeita de tráfico de drogas durante uma ação da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Chapada, no bairro São Félix, em Barra da Estiva, na Chapada Diamantina. De acordo com a Polícia Militar, a guarnição realizava patrulhamento de rotina na região quando avistou um indivíduo em atitude considerada suspeita. Ao perceber a aproximação dos policiais, o homem arremessou uma bolsa ao chão e correu para o interior de uma residência na tentativa de escapar da abordagem. Durante a averiguação, os militares encontraram dentro da bolsa um revólver calibre .32 e diversas porções de substâncias com características semelhantes à cocaína e à maconha. Após localizar o suspeito no imóvel, os policiais tentaram realizar a prisão, mas ele teria resistido à abordagem de forma agressiva. Segundo a corporação, foi necessário o uso proporcional da força para contê-lo e efetuar a detenção. O homem foi conduzido juntamente com a arma e os entorpecentes para a Delegacia Territorial de Brumado, onde a ocorrência foi registrada. Todo o material apreendido foi apresentado à autoridade policial, que adotou os procedimentos legais cabíveis. O suspeito permaneceu à disposição da Justiça, enquanto o caso seguirá sendo investigado pela Polícia Civil.
Idoso de 72 anos e mulher de 63 relataram agressões durante ocorrência atendida pela Polícia Militar.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: GOVBA
Um homem de 31 anos foi conduzido à Delegacia Territorial de Guanambi na noite deste sábado (20), após uma ocorrência de agressão envolvendo familiares no bairro Xavier, em Urandi, no sudoeste da Bahia. Segundo informações do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM), a guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) para verificar uma denúncia de vias de fato entre membros da mesma família. Ao chegar ao local, os policiais ouviram os envolvidos e constataram a situação. Um idoso de 72 anos relatou que teria sido agredido pelo enteado com socos na região do tórax durante a confusão. A mãe do suspeito, de 63 anos, também informou aos policiais que foi agredida pelo filho. Ainda conforme o relato da mulher, o homem havia se envolvido anteriormente em uma briga na via pública e apresentava um ferimento provocado por arma branca. Diante das informações colhidas no local, os policiais realizaram a abordagem do suspeito e encaminharam todos os envolvidos para a Delegacia Territorial de Guanambi. O caso foi registrado pela Polícia Civil, que ficará responsável pela apuração dos fatos e pela adoção das medidas legais cabíveis.
Levantamento mostra 38% de avaliação negativa e 32% de avaliação positiva do governo federal.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) mostra que a avaliação dos brasileiros sobre o governo do presidente Lula permanece estável em relação ao levantamento realizado em maio. Segundo o instituto, 38% dos entrevistados classificam a gestão como ruim ou péssima. Já 32% consideram o governo ótimo ou bom, enquanto 29% avaliam a administração como regular. Apenas 1% não soube responder. Os números são praticamente os mesmos registrados na pesquisa anterior. Em maio, a avaliação negativa também era de 38%, a positiva somava 32% e a regular atingia 28%. Na comparação com abril, houve uma leve redução da avaliação negativa, que era de 40%, e um aumento da avaliação positiva, que estava em 29%. O Datafolha também mediu os índices de aprovação pessoal do presidente Lula. Nesse cenário, 49% dos entrevistados disseram desaprovar o trabalho do presidente, enquanto 48% afirmaram aprová-lo. Outros 3% não souberam responder. Em relação ao levantamento de maio, a desaprovação oscilou um ponto percentual para cima, passando de 48% para 49%. Já a aprovação permaneceu em 48%. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre os dias 17 e 19 de junho em diferentes regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09956/2026.
Mais de 800 pessoas foram atendidas nos dois primeiros dias da ação da Sesab.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Fotos: Yasmim Marinho / SaúdeGovBA
Em meio ao clima de festa que toma conta de Guanambi durante o São João, a prevenção à saúde também tem ganhado destaque. Nos dois primeiros dias de funcionamento do posto de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), implantado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os homens foram maioria entre as pessoas que buscaram atendimento. O estande funciona no estacionamento da Prefeitura Municipal, na Avenida Vá Donato, e registrou 814 atendimentos entre os dias 18 e 19 de junho. Do total, 457 atendimentos foram realizados para homens, o equivalente a 56% do público. As mulheres somaram 346 atendimentos. A ação oferece testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites B e C. Nos dois primeiros dias, foram realizados 3.112 exames, sendo 1.784 na quarta-feira (18) e 1.328 na quinta-feira (19). Os resultados apontaram 21 casos reagentes para sífilis, com nove registros no primeiro dia e 12 no segundo. Não houve casos positivos para HIV nem para hepatites B e C. Morador de Guanambi, Manoel Elgino, de 63 anos, destacou a importância da prevenção. Para ele, cuidar da saúde deve ser um hábito em todas as fases da vida. “É importante que os homens também se cuidem, independentemente da idade. A prevenção deve fazer parte da rotina de todos”, afirmou. O posto seguirá funcionando até a próxima segunda-feira (22), com profissionais preparados para realizar os testes, orientar a população e encaminhar pacientes que necessitem de acompanhamento. Além dos exames, a iniciativa distribui gratuitamente preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante. Neste São João, o Governo da Bahia instalou 16 estandes de testagem rápida em municípios estratégicos do interior e três postos de saúde em Salvador e Ipirá. A ação integra o plano estadual para os festejos juninos, que conta com investimento de R$ 8,8 milhões em serviços de saúde, plantões e vigilância sanitária
Investigação descartou assalto e apontou tentativa de fraude para receber indenização de R$ 1,5 milhão.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
O pé amputado de um servidor público acusado de simular um assalto para receber uma indenização de R$ 1,5 milhão foi encontrado dentro da própria mochila dele, a cerca de 350 metros do local onde foi socorrido, na zona rural de São Gonçalo dos Campos, na Bahia. A descoberta foi decisiva para que a investigação descartasse a versão apresentada pela vítima e apontasse uma tentativa de fraude contra seguradoras. O caso ocorreu em julho de 2019. Na época, o servidor, que trabalhava no município de Amélia Rodrigues, procurou atendimento médico alegando ter sido vítima de um assalto seguido de sequestro. Segundo o relato apresentado à Polícia Civil, ele teria sido abordado por dois homens armados em um carro preto, forçado a entrar no veículo, amarrado e vendado. O servidor afirmou ainda que os criminosos roubaram cerca de R$ 2 mil, um relógio e um celular antes de levá-lo para uma estrada de terra, onde seu pé esquerdo teria sido amputado. As investigações, porém, encontraram inconsistências logo nos primeiros levantamentos. O pé amputado foi localizado dentro da mochila do próprio servidor. Além disso, os policiais encontraram na bolsa os mesmos objetos que ele havia informado como roubados, incluindo o celular e o relógio. As evidências levaram os investigadores à conclusão de que o crime havia sido forjado com o objetivo de acionar apólices de seguro e receber uma indenização estimada em R$ 1,5 milhão. As apurações também não identificaram qualquer indício da participação de terceiros ou da existência dos supostos assaltantes. O caso teve desfecho na Justiça com a condenação do servidor. Ele deverá cumprir 720 horas de prestação de serviços à comunidade e pagar prestação pecuniária de R$ 7.590. A decisão reforçou o entendimento de que a amputação foi autoinfligida e que a narrativa apresentada às autoridades foi falsa.
Delegacias especiais, equipes táticas e novas viaturas serão empregadas durante os festejos.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Civil
A Polícia Civil da Bahia montou uma operação especial para reforçar a segurança durante os festejos de São João e São Pedro na região sudoeste do estado. A mobilização ocorre entre os dias 19 e 24 de junho, com ações que seguem até o fim do mês. Entre as medidas adotadas estão a implantação da Sala de Consciência Situacional, o emprego de equipes do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI), além da instalação de Delegacias Especiais de Área (DEA) em cidades com grande fluxo de público. Os municípios de Jequié, Ibicuí e Vitória da Conquista contarão com postos especiais próximos aos circuitos das festas para agilizar o atendimento à população. Nas demais cidades, as Delegacias Territoriais funcionarão em regime de plantão. A operação também contará com policiais atuando de forma ostensiva e com equipes veladas circulando entre o público para prevenir e combater crimes durante os eventos. Segundo a Polícia Civil, o reforço inclui ainda 20 novas viaturas destinadas à região sudoeste, entre elas dois veículos semiblindados, ampliando a capacidade de atendimento das equipes durante o período festivo. O objetivo é garantir mais segurança para moradores e visitantes que participam das celebrações juninas nos municípios da região.
Ex-deputado ainda pode apresentar recursos e condenação não transitou em julgado.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Reprodução
Quatro dias após ser condenado a quatro anos e oito meses de prisão em regime semiaberto por coação, o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro ainda não possui mandado de prisão expedido nem registro de condenação definitiva nos sistemas oficiais. Segundo informações consultadas neste sábado (20), a certidão de antecedentes criminais emitida pela Polícia Federal permanece negativa, enquanto o Banco Nacional de Mandados de Prisão não aponta nenhuma ordem de prisão em aberto contra o político. A situação ocorre porque o processo ainda não foi concluído definitivamente. Após o julgamento, é necessária a publicação do acórdão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), etapa que abre prazo para a apresentação de recursos pela defesa. Enquanto houver possibilidade de recurso, a condenação não transita em julgado, ou seja, não se torna definitiva. Em regra, a execução da pena e a eventual expedição de mandado de prisão ocorrem somente após o esgotamento de todos os recursos previstos na legislação. Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde o início de 2025. O ex-parlamentar teve o mandato cassado pela Câmara dos Deputados por excesso de faltas e atualmente reside no estado do Texas.
Suspeito correu para dentro de comércio e tentou se desfazer do objeto ao perceber a chegada da polícia.
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Polícia Civil
Um jovem de 26 anos foi detido na noite deste sábado (20), em Bom Jesus da Lapa, após ser denunciado por estar exibindo o que aparentava ser uma arma de fogo em frente a um estabelecimento comercial no bairro João Paulo II. De acordo com a Polícia Militar, equipes da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) realizavam patrulhamento quando receberam a informação sobre a presença de um homem armado no local. Ao chegar à área indicada, os policiais localizaram o suspeito. Segundo a PM, ao perceber a aproximação da guarnição e receber ordem de parada, o homem correu para o interior do comércio e tentou se desfazer do objeto. Após ser alcançado, os militares constataram que o item era uma réplica de pistola na cor preta. Ainda conforme a ocorrência, o suspeito ofereceu resistência durante a abordagem e precisou ser contido pelos policiais. O jovem e o simulacro foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa, onde a ocorrência foi registrada e as medidas cabíveis adotadas.
Governo prevê redução no preço do combustível, menor dependência de importações e estímulo à produção nacional de biocombustíveis
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
A mistura obrigatória de etanol na gasolina deve passar de 30% para 32% a partir da próxima quarta-feira (24). O anúncio foi feito pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que informou que a medida será submetida à aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Segundo o governo federal, a mudança vai ajudar a reduzir o preço da gasolina para o consumidor, além de diminuir a emissão de poluentes e fortalecer a cadeia produtiva de biocombustíveis no país. A expectativa é que o aumento da participação do etanol elimine a necessidade de importar cerca de 500 milhões de litros de gasolina por mês, tornando o Brasil autossuficiente no abastecimento do combustível. A medida integra a política de incentivo aos combustíveis renováveis prevista na Lei do Combustível do Futuro. Em 2025, o percentual de etanol na gasolina já havia sido elevado de 27,5% para 30%. O governo também destaca o avanço da produção de etanol de milho, especialmente no Centro-Oeste. Mato Grosso lidera o setor e responde por cerca de 70% da oferta nacional desse combustível, considerado estratégico para a expansão da nova mistura.
Acidente ocorreu na noite de sábado (20); menino foi socorrido pelo Samu
Por: Redação Sudoeste Bahia
Foto: Divulgação | Policia Militar
Uma criança de 7 anos ficou ferida após ser atropelada por uma motocicleta na noite de sábado (20) no bairro Santo Antônio, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. O acidente aconteceu perto de uma escola, segundo o 17º BPM. A Polícia Militar foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicação para apoiar os agentes de trânsito na ocorrência. Quando a equipe chegou ao local, encontrou o menino já sendo atendido por profissionais do Samu. Após os primeiros cuidados, a criança foi levada para uma unidade de saúde, onde passou por avaliação médica. O estado de saúde não havia sido divulgado até a última atualização desta reportagem. O condutor da moto, um homem de 29 anos, foi levado para a Delegacia Territorial para registro da ocorrência. A Polícia Civil vai apurar as circunstâncias do atropelamento.