• Prefeitura de Caetité adere a consórcio público de vacinas

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoesta Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoesta Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    09/03/2021 - 11:00


    CAETITÉ

    - A Prefeitura Municipal de Caetité (PMC) aderiu ao consórcio público de vacinas, em que o prefeito Valtécio Aguiar (PDT) assinou o termo de adesão. O consórcio é uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e tem como objetivo garantir a compra de vacinas por parte das cidades, sendo uma complementação do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde (MS), dada a ineficiência logística que este se apresentou sob o comando do ministro Eduardo Pazuello. A frente já conta com a adesão de mais de 2.100 municípios, sendo 25 capitais. O Projeto de Lei agora segue para a Câmara de Vereadores de Caetité que irá colocar em votação a proposta.

  • Presidente do TJ-BA derruba liminar que permitia abertura de comércio não essencial em Luis Eduardo Magalhães

    Foto: Reprodução | Site Institucional Foto: Reprodução | Site Institucional
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    09/03/2021 - 09:50


    REGIÃO

    - Nesta terça-feira (08), uma decisão do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o desembargador Lourival Trindade, derrubou a determinação judicial anterior expedida pelo juiz da Vara Crime de Luís Eduardo Magalhães (LEM), Claudemir da Silva Pereira, que atendia a um pedido da Associação Comercial e Industrial de Luís Eduardo Magalhães (ACELEM), que permitia o funcionamento do comércio não essencial em LEM nos finais de semana, indo de encontro ao toque de recolher do governo estadual da Bahia. Em seu despacho, o presidente do TJ-BA afirma que as ações para mitigar o avanço da Covid-19 devem se dar de forma harmônica e coordenada. “Torna-se inteligível, portanto, que, na espécie nodal, o município de Luís Eduardo Magalhães, ao flexibilizar as medidas restritivas estaduais, atuou contrariamente às medidas restritivas de circulação prefiguradas pelo Estado da Bahia, justamente, neste cenário lúgubre e sombrio da pandemia do Covid-19, em o qual se espera uma atuação coordenada e harmônica, entre os gestores públicos, observando-se o federalismo cooperativo e a prevalência das medidas mais protetivas aos direitos fundamentais”, escreveu Lourival.

  • Vacina da Pfizer é eficaz contra variantes da Covid-19, indica estudo

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Adele Robichez

    09/03/2021 - 07:50


    SAÚDE

    - Uma vacina desenvolvida pelas empresas farmacêuticas Pfizer e BioNTech tem a capacidade de neutralizar as variantes da Covid-19 surgidas no Reino Unido, Brasil e África do Sul em testes laboratoriais. A informação foi publicada ontem (8) em um artigo na revista "The New England Journal of Medicine". A pesquisa foi feita em conjunto com especialistas da Universidade do Texas com uma versão isolada do vírus para fazer os testes com as cepas. Anteriormente, mesmo com 95% de eficácia contra o coronavírus, a vacina da Pfizer não havia impedido que mutações do vírus fossem identificadas após os ensaios clínicos. No caso das variantes brasileira e britânica, presentes na mesma proteína "spike", o estudo aponta uma resposta "robusta" da vacina. Contra a variante sul-africana, mais transmissível, apresentou uma capacidade de neutralização um pouco mais baixa, mas ainda eficiente. O estudo foi realizado com 15 pacientes vacinados, que depois entraram em contato com as versões do vírus em laboratório. A Pfizer já havia afirmado a eficiência da sua vacina contra as variantes do Reino Unido e África do Sul. Agora, a do Brasil foi incluída.

  • Igaporã registra o 11º óbito causado pela Covid-19

    Foto: Reprodução | Getty Imagens Foto: Reprodução | Getty Imagens
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    08/03/2021 - 22:00


    IGAPORÃ

    - Subiu para 11 o número de óbitos ocasionados pela Covid-19, na cidade de Igaporã. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde de Igaporã (Sesau-Igaporã), em atualização de boletim epidemiológico, na noite desta segunda-feira (08). Ao todo, Igaporã possui 372 casos de coronavírus confirmados, com 281 curados, mas com 7 pacientes hospitalizados. A Sesau-Igaporã monitora 148 pessoas, porém não há pacientes aguardando resultado de teste para Covid-19. Ao todo, em Igaporã, 80 pessoas estão em fase de tratamento da doença (casos ativos - quando a pessoa pode transmitir o vírus a pelo menos uma outra pessoa).

  • Guanambi registra 71 casos positivos de coronavírus nas últimas 24 horas

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoesta Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoesta Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    08/03/2021 - 21:30


    GUANAMBI

    - Conforme boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (08), pela Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-Gbi), 36 pessoas estão internadas em virtude da Covid-19 e, nas últimas 24 horas, mais 71 novos casos da doença foram registrados. Portanto, o município contabiliza até o momento 4.234, com 3.955 curados. Estão em fase de tratamento da doença 248 pessoas e 150 pacientes seguem aguardando resultado de teste para Covid-19. Com média móvel de 47, em Guanambi, 31 pessoas morreram por conta de complicações causadas pela Covid-19.

  • Caetité chega a 13 mortes pela Covid-19 nesta segunda-feira (08)

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoesta Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoesta Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    08/03/2021 - 20:30


    CAETITÉ

    - Subiu para 13 o números de mortes por Covid-19 na cidade de Caetité. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do município (Sesau-Cte). O número de casos registrados nas últimas 24 horas foi de 27 e 38 pacientes estão aguardando ainda resultado de teste para Covid-19. Caetité possui 15 pacientes internados e 15 estão aguardando coleta de material para análise clínica. Com 71 casos ativos, ao tado, a Sesau-Cte já registrou 1.176 casos de Covid-19 no município. O número de pessoas que conseguiram se recuperar da doença é de 1.092.

  • Brumado possui 50 pacientes hospitalizados por causa da Covid-19

    Foto: Reprodução | Getty Imagens Foto: Reprodução | Getty Imagens
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    08/03/2021 - 20:15


    BRUMADO

    - Conforme boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (08), pela Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau-Bdo), o número de pacientes internados tratando a Covid-19 agora é 50 e a Sesau-Bdo notificou o registro de mais 86 testes positivos para Covid-19 nas últimas 24 horas. Com isso, o número total de casos chegou a 5.523 ante 4.892 pessoas que podem se considerar recuperadas da doença. Ainda esperam resultado de teste 137 pacientes ao mesmo tempo em que o município possui 564 casos ativos. Em Brumado, 67 pessoas morreram por complicações causadas pela Covid-19.

  • Sobe para 16 o número de mortos pela Covid-19 em Livramento de Nossa Senhora

    Foto: Tiago Rego | Sudoeste Bahia Foto: Tiago Rego | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    08/03/2021 - 20:00


    LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

    - Subiu para 16 o número de mortos pela Covid-19, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, informou a Secretaria de Saúde de Livramento (Sesau-Lvto), em boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (08). Porém, a pasta não divulgou os dados da vítima e nem muito menos as condições clínicas que o óbito ocorreu. E conforme o boletim, o número de casos ativos do município chegou a 53 e o de casos suspeitos é de 72. Estão aguardando resultado de teste 20 pacientes e Livramento possui, no total de casos registrados, 1.481 e 1.408 pessoas podem se considerar recuperadas da doença.

  • Bahia registra 102 mortes por covid-19 e 1.413 novos casos da doença em 24h

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Luciana Freire

    08/03/2021 - 19:30


    BAHIA

    - A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 1.413 novos casos confirmados da Covid-19 e 102 mortes em decorrência da doença, segundo boletim divulgado hoje (8) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Apesar dos óbitos terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados hoje. Ao todo, a Bahia tem 715.418 casos confirmados e 12.632 óbitos desde o início da pandemia; 683.429 pessoas já estão curadas da doença e 19.357 encontram-se ativos. No estado, dos 2.375 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.832 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de UTI adulto de 86%.

  • Fachin anula processos contra Lula relacionados à Operação Lava Jato; ex-presidente volta a ser elegível

    Foto: Reprodução | Reuters Foto: Reprodução | Reuters
    Por Geovana Oliveira

    08/03/2021 - 16:30


    POLÍTICA

    - O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou hoje (8) todos os processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Justiça Federal do Paraná relacionadas às investigações da Operação Lava Jato. Com a decisão, o ex-presidente volta a ser elegível. O habeas corpus contemplado por Fachin foi apresentado pelos advogados Cristiano Zanin e Valeska Martins em 3 de novembro de 2020. No documento, Fachin declara a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar quatro processos que envolvem Lula – o do triplex, o do sítio de Atibaia, o do Instituto Lula e o de doações para o mesmo instituto.

  • Região: mulher é presa transportando pasta base avaliada em R$ 1,3 milhão em ônibus

    Foto: Divulgação | PRF Foto: Divulgação | PRF
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    08/03/2021 - 16:15


    A PRF avalia que a droga apreendida deu um prejuízo ao tráfico em torno de R$ 1,3 milhão

    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu uma mulher de 40 anos, que estava transportando 11 Kg de pasta base, em um ônibus, na BR-116, trecho de Vitória da Conquista, no final da noite deste último domingo (07). Conforme informações da PRF, a ação se deu mediante a uma vistoria no veículo. Os PRFs perceberam o nervosismo de uma das passageiras e, por isso, decidiram averiguar as suas bagagens. E a suspeita dos policiais tinha fundamento, pois ao abrir uma das malas da mulher, foram encontrados 11 Kg de pasta base, distribuídos em 11 tabletes. De acordo com a PRF, a pasta base de cocaína é um primeiro produto resultante do beneficiamento da folha de coca e tem um valor elevado no mercado de drogas. Por isso, a polícia estima que a substância apreendida está avaliada em R$ 1,3 milhão. Questionada sobre a origem do material, a suspeita que é moradora de Santo André (SP), afirmou que recebeu a droga em São Paulo (SP) e que a entregaria em Salvador, ganhando para isso R$ 1000 pelo serviço. Diante do flagrante, a mulher foi presa e encaminhada para a Delegacia Judiciária de Vitória da Conquista, onde medidas criminais serão adotadas.

  • Auxílio Emergêncial: Guedes confirma que benefício ficará entre R$ 175 e R$ 375

    Foto: Reprodução | Getty Imagens Foto: Reprodução | Getty Imagens
    Por Luciana Freire

    08/03/2021 - 15:30


    ECONOMIA

    - O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou, hoje (8), que o valor da nova rodada do auxílio emergencial será entre R$ 175 e R$ 375. Segundo ele, está cada vez mais próxima a aprovação da retomada do benefício. Questionado sobre o valor do auxílio, o ministro informou que os R$ 250 distribuídos em quatro parcelas é um valor médio. “Se for uma família monoparental, dirigida por uma mulher, aí já é R$ 375. Se tiver um homem sozinho, já é R$ 175. Se for o casal, os dois, ai já são R$ 250. Isso é o Ministério da Cidadania, nós só fornecemos os parâmetros básicos, mas a decisão da amplitude é com o Ministério da Cidadania“, explicou. A equipe econômica impôs uma condição para a aprovação da PEC Emergencial: o congelamento do salário de servidores públicos, por cerca de dois anos, para a distribuição de uma nova rodada do auxílio.

  • Março das Mulheres | Conheça a verdadeira história do 8 de março

    Foto: Arte | Wilcker Morais Foto: Arte | Wilcker Morais
    Por Lu Sudré

    08/03/2021 - 14:30


    ARTIGOS

    - Todos os anos, divulga-se a história de que o Dia Internacional da Mulher surgiu em homenagem a 129 operárias estadunidenses de uma fábrica têxtil que morreram carbonizadas, vítimas de um incêndio intencional no dia 8 de março de 1957, em Nova York. Segundo a versão que circula no senso comum, o crime teria ocorrido em retaliação a uma série de greves e levantes das trabalhadoras. Embora essa seja a narrativa mais conhecida, quando se fala sobre a origem da data comemorativa, ela não é verdadeira. O primeiro registro remete a 1910. Durante a II Conferência Internacional das Mulheres em Copenhague, na Dinamarca, Clara Zetkin, feminista marxista alemã, propôs que as trabalhadoras de todos os países organizassem um dia especial das mulheres, cujo primeiro objetivo seria promover o direito ao voto feminino. A reivindicação também inflamava feministas de outros países, como Estados Unidos e Reino Unido. No ano seguinte, em 25 de março, ocorreu um incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist, em Nova York, que matou 146 trabalhadores -- incluindo 125 mulheres, em sua maioria mulheres imigrantes judias e italianas, entre 13 e 23 anos. A tragédia fez com que a luta das mulheres operárias estadunidenses, coordenada pelo histórico sindicato International Ladies' Garment Workers' Union (em português, União Internacional de Mulheres da Indústria Têxtil), crescesse ainda mais, em defesa de condições dignas de trabalho. As russas soviéticas também tiveram um papel central no estabelecimento do 8 de março como data comemorativa e de lutas. Por “Pão e paz”, no dia 8 de março de 1917, no calendário ocidental, e 23 de fevereiro no calendário russo, mulheres tecelãs e mulheres familiares de soldados do exército tomaram as ruas de Petrogrado (hoje São Petersburgo). De fábrica em fábrica, elas convocaram o operariado russo contra a monarquia e pelo fim da participação da Rússia na I Guerra Mundial.

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução

    A Revolução das Trabalhadoras 

    A revolta se estendeu por vários dias, assumindo gradativamente um caráter de greve geral e de luta política. Ao final, eliminou-se a autocracia russa e possibilitou-se a chegada dos bolcheviques ao poder. A atuação de mulheres russas revolucionárias como Aleksandra Kollontai, Nadiéjda Krúpskaia, Inessa Armand, Anna Kalmánovitch, Maria Pokróvskaia, Olga Chapír e Elena Kuvchínskaia, é considerada imprescindível para o início da revolução.“A história real do 8 de março é totalmente marcada pela história da luta socialista das mulheres, que não desvincula a batalha pelos direitos mais elementares -- que, naquele momento, era o voto feminino -- da batalha contra o patriarcado e o sistema capitalista”, ressalta a historiadora Diana Assunção, integrante do coletivo feminista Pão e Rosas. A pesquisadora explica que houve uma articulação histórica para esvaziar o conteúdo político do 8 de março, transformá-lo em “uma data simbólica inofensiva” e em um nicho de mercado, apagando sua origem operária. “No dia da mulher, compram-se flores e presentes para as mulheres. Tentam esconder o conteúdo subversivo do significado desse dia, que é questionar o patriarcado. Tentam esconder que a luta das mulheres sempre esteve vinculada à luta socialista, perigosa para o status quo”, acrescenta Assunção. Em 1921, na Conferência Internacional das Mulheres Comunistas, o dia 8 de março foi aceito como dia oficial de lutas, em referência aos acontecimentos de 1917. A data foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975. 

    Retornar às origens

    A cada 8 de março, as mulheres trazem à tona questionamentos sobre a hipocrisia em torno das homenagens que recebem apenas nessa data. Em todos os dias do ano, o gênero feminino é o principal alvo da violência e da desigualdade. Em resposta, trabalhadoras em todo o mundo se organizam cada vez mais pela defesa de seus direitos. Em 2017 e 2018, elas organizaram uma greve internacional com adesão de 40 países, com o lema “Se nossas vidas não importam, que produzam sem nós”.  Assunção comemora o “resgate de um método de luta da classe operária de enfrentamento aos patrões e aos capitalistas”. "O que estamos vendo é justamente que a revolta e a luta de classes têm rosto de mulher a nível internacional, com a luta a que estamos assistindo nos últimos anos, com essa verdadeira primavera feminista no mundo inteiro, com enormes marchas. Mas, agora, com uma cara cada vez mais operária", ressalta. "As mulheres são metade da classe operária, e as mulheres negras estão mostrando que são linha de frente em vários processos de luta". A historiadora avalia que é importante resgatar a verdadeira origem do Dia Internacional da Mulher, pois, segundo ela, foram as proletárias que avançaram efetivamente em medidas concretas para atacar os pilares que sustentam a opressão às mulheres. “Mais do que nunca, precisamos da organização dos trabalhadores com as mulheres à frente, mostrando que são vanguarda, inclusive da classe operária. Enfim, sacudindo os movimentos, os sindicatos, com toda força expressada internacionalmente”, enfatiza. Assunção possui grandes expectativas para o 8 de março de 2019, comemorado com mobilizações em dezenas de países e em todos os estados do Brasil. “O oito de março que estamos vivendo agora precisa ser internacional, como parte da luta por uma paralisação internacional de mulheres, que enfrente o Bolsonaro, que enfrente todos os presidentes da extrema direita. Essa é a perspectiva que deveria ser levada à diante. Por Marielle e por todas as mulheres assassinadas. É preciso entender que o capitalismo é uma suja prisão, e que precisamos lutar por uma nova sociedade”, defende a pesquisadora, ressaltando, mais uma vez, o legado das mulheres revolucionárias.

  • Petrobras anuncia sexto aumento da gasolina e o quinto do diesel este ano

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Juliana Rodrigues

    08/03/2021 - 12:30


    Combustíveis ficam mais caros nas refinarias da estatal a partir de terça-feira (9)

    ECONOMIA

    - A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (8) o sexto aumento da gasolina e o quinto do diesel este ano, em meio à troca de comando da companhia anunciada em fevereiro pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), que considera excessivos os reajustes dos combustíveis da estatal. Com o aumento de 5,5%, o diesel vai subir R$ 0,15 por litro e a gasolina vai ficar mais cara R$ 0,23 por litro, com a alta de 9,2%, a partir de terça-feira, 9, nas refinarias da empresa, segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom). Os novos preços a serem cobrados pela estatal serão de R$ 2,86 por litro para o diesel e de $ 2,84 por litro para a gasolina, confirmou a Petrobras. Segundo o presidente da Abicom, Sérgio Araújo, o reajuste reduz, mas ainda não equipara os preços da estatal aos do mercado internacional. “As defasagens médias em relação aos preços de paridade para importações cairão para R$0,05/l para gasolina e R$0,10/l para o diesel”, informou. O novo aumento segue os preços do petróleo e derivados no mercado internacional, impulsionados pela manutenção do corte de produção dos países exportadores de petróleo (Opep). Nesta segunda, o petróleo tipo Brent para maio está cotado a US$ 69,45 o barril, depois de ter chegado a cair a US$ 20 o barril no auge da pandemia, em abril e maio do ano passado.

  • Motorista de caminhão é preso com arma de fogo e anfetaminas na Chapada Diamantina

    Foto: Divulgação | PRF Foto: Divulgação | PRF
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    08/03/2021 - 12:00


    REGIÃO

    - Um motorista de caminhão, de 37 anos, foi preso na tarde do último domingo (07), por volta das 17h, na cidade de Seabra, na Chapada Diamantina, por portar um revólver, além de munições e comprimidos de anfetaminas, uma medicação que tem princípio ativo estimulante, com comercialização proibida. Conforme informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a PRF realizava uma fiscalização no Km-408, na BR-242, quando abordaram um caminhão. Durante a vistoria, o motorista demonstrou comportamento atípico, o que levantou suspeita dos PRFs. Então, os agentes decidiram aprofundar as investigações e, assim, encontraram no interior do veículo um revólver calibre .38 e munições. Além da arma, o caminhoneiro tinha em seu poder 72 unidades de anfetamina. Outro agravante do fato, é que o suspeito não possuía nota fiscal da carga que transportava. Diante das provas, o homem teve de se apresentar na Delegacia Judiciária de Seabra, para que as medidas cabíveis sejam tomadas.