• Homens são presos por descumprimento de toque de recolher em Riacho de Santana

    Foto: Reprodução | PM-BA Foto: Reprodução | PM-BA
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    21/03/2021 - 10:15


    RIACHO DE SANTANA

    - Às 23 horas de ontem (20), a Polícia Militar (PM) foi informada, que no povoado de Santa Rita, zona rural de Riacho de Santana, havia pessoas em descumprimento do toque de recolher, promovendo desordem e violência. De posse de informações acerca do lugar, uma guarnição policial foi até o local para averiguar a situação. Na localidade, os PMs encontraram um cidadão, de 23 anos, que informou que foi vítima de disparos de arma de fogo, realizados por outro indivíduo, de 54 anos, que de acordo com a PM, os disparos atingiram o carro da vítima. Diante do fato, os dois homens foram conduzidos para a Delegacia Judiciária de Bom Jesus da Lapa e, de acordo com a Lei, poderão responder pelo crime de atentado à Saúde Pública. O agressor poderá responder ainda pelo crime de tentativa de homicídio.

  • Região Sudoeste da Bahia registra taxa de ocupação de UTI covid em 99%

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Adele Robichez

    21/03/2021 - 08:45


    SAÚDE

    - A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 atingiu 99% na região sudoeste da Bahia, segundo o boletim divulgado ontem (20) pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Na região, há apenas dois leitos da categoria disponíveis. Os hospitais dos municípios de Caetité, Guanambi, e Vitória da Conquista estão com o índice de 100% de lotação. No estado, dos 2.901 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 2.204 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de UTI adulto de 85%.

  • Ivana Bastos trata a postura de grupos empresariais contrários ao leilão da Fiol como “agressão ao povo baiano”

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    20/03/2021 - 22:55


    POLÍTICA

    - “Na Bahia há quem defenda veementemente a concretização da Fiol. Não será um grupo de pessoas preocupado apenas com o seu bolso que vai tirar esse benefício da nossa população”, afirmou a deputada Ivana Bastos após acompanhar a manifestação de grupos empresariais que se articulam para sabotar o leilão do trecho da Fiol entre Caetité/Ilhéus, marcado para o próximo dia 08 de abril. A parlamentar criticou uma matéria veiculada no jornal Valor Econômico mostrando viés contrários à conclusão das obras, bem como afirmou que a nota é mais uma tentativa para favorecer setores que podem perder o monopólio da malha ferroviária no estado. “Esses últimos acontecimentos só corroboram para mostrar que lutamos contra inimigos do povo baiano, grupos que estão agindo todos esses anos dificultando e criando barreiras em benefício próprio. Além dos desgastantes entraves burocráticos do próprio sistema brasileiro, ainda temos que travar uma batalha contra grupos que querem garantir o monopólio do modal ferroviário baiano e impedir a concorrência na comercialização do minério de ferro e de grãos, em detrimento do desenvolvimento do estado, da geração de emprego e renda para as famílias”, frisou a deputada. Ivana Bastos argumentou ainda que não descansará até ver os trens nos trilhos, oferecendo ao povo oportunidades, empregos e dignidade. “São 10 anos lutando pela Fiol. Não é um trabalho fácil e sei que não será. Já consegui colocar o TCU, o IBAMA, a Valec e uma comitiva de deputados estaduais e federais na mesma mesa para resolver problemas graves e vou continuar fazendo o que for preciso para defender a Fiol. Quero que saibam que aqui na Bahia, a Fiol tem incentivadores do projeto, e essa iniciativa contrária à ferrovia é uma agressão ao povo baiano”, disse a deputada.

  • Bahia: Matrícula para alunos na rede estadual será realizada pela internet por meio do SAC Digital

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Juliana Rodrigues

    20/03/2021 - 22:37


    Este ano, quem já é da rede estadual teve sua matrícula renovada automaticamente

    EDUCAÇÃO

    - Os estudantes que ingressam este ano pela primeira vez na rede estadual de ensino devem ficar atentos. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) inicia na próxima terça-feira (23) a matrícula para novos alunos. Todo o processo será online, por meio do SAC Digital, a plataforma eletrônica de serviços do Estado. Vale lembrar que, este ano, quem já é da rede estadual teve sua matrícula renovada automaticamente e não precisará ir na escola. Os estudantes da rede estadual que desejam mudar de escola devem fazer a transferência, de 22 de março a 14 de abril, presencialmente, com agendamento de horário por telefone em qualquer escola estadual, mesmo que não seja aquela em que vá estudar. Além disto é importante observar o cronograma de matrícula que é dividido em blocos de municípios por Núcleo Territorial de Educação (NTE), conforme calendário da SEC, disponível no Portal da Educação. Em Salvador, por exemplo, a matrícula de alunos novos vai ser de 9 a 14 de abril. Os alunos novos, que estão ingressando na rede estadual, oriundos da rede municipal, federal ou privada, primeiro devem realizar cadastro no SAC Digital antes de buscar o serviço de matrícula na plataforma. Essa etapa é essencial para que todo o processo possa ser efetivado corretamente a partir do dia 23 de março. Também há a opção da matrícula na escola para os alunos novos, mas isso só pode ocorrer mediante marcação prévia em qualquer unidade escolar, mesmo que não seja aquela que o estudante vá estudar, e observando o calendário de matrícula.

  • Riacho de Santana registra o 19º óbito por Covid-19 neste sábado

    Foto: Reprodução | Getty Images Foto: Reprodução | Getty Images
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    20/03/2021 - 22:00


    RIACHO DE SANTANA

    - Na noite deste sábado (20), a Secretaria de Saúde de Riacho de Santana (Sesau/RS-BA) informou a morte de mais uma pessoa do município vítima da Covid-19. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 79 anos, morador de Riacho. Foi o 19º óbito em decorrência da doença na cidade. Ainda conforme a Sesau/RS-BA, o número de casos ativos no município é de 95, dos quais 20 pacientes estão internados. Esperam resultado de exame 121 pessoas. Ao todo, em Riacho, 1.036 casos da doença foram confirmados, com 922 pessoas que podem se considerar recuperadas da Covid-19.

  • Violência na região: jovem é morto a tiros em Guanambi

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp (Editada) Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp (Editada)
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    20/03/2021 - 21:30


    GUANAMBI

    - Um jovem de nome Paulo da Cruz Nascimento, de apenas 25 anos, foi morto a tiros, no fim da tarde deste sábado (20), em uma antiga cerâmica, nas imediações do Viaduto da Ferrovia, às margens da BR-030, na cidade de Guanambi. De acordo com informações da Polícia Militar, três homens foram avistados entrando na antiga cerâmica com Paulo, quando pouco tempo depois 5 (cinco) disparos de arma de fogo foram ouvidos. Logo após os disparos, dois dos homens evadiram do local a bordo de uma motocicleta, em alta velocidade, com destino ignorado. Não se sabe o que teria motivado o assassintao de Paulo, mas a Polícia Civil (PC) suspeita que o crime tenha relação com o tráfico de drogas. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local e preservou a cena do crime e, logo depois, fez a remoção do corpo, encaminhando-o para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi, onde passará por necropsia. A PC abrirá um inquérito para investigar o caso.

  • Em Guanambi, 262 pessoas estão em fase de tratamento da Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    20/03/2021 - 20:30


    GUANAMBI

    - Em boletim epidemiológico atualizado na noite deste sábado (20), pela Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-Gbi), nas últimas 24 horas, 58 novos casos de coronavírus foram registrados no município. Portanto, agora, no quadro geral de Guanambi, 4.844 casos foram confirmados, dos quais 4.545 pessoas podem se considerar curadas da doença. Estão aguardando resultado de teste 262 pacientes, ao mesmo tempo que 39 guanambienses estão hospitalizados. Com 262 casos ativos, Guanambi contabiliza 37 óbitos pela doença.

  • Brumado confirma mais um óbito por Covid-19 neste sábado

    Foto: Reprodução | GOV/BA Foto: Reprodução | GOV/BA
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    20/03/2021 - 20:15


    BRUMADO

    - Chegou a 103 o número de mortes pela Covid-19 na cidade. O 103º óbito foi confirmado pela Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau-Bdo), em boletim epidemiológico deste sábado (20). No entanto, os dados do perfil da vítima não foram informados pela pasta. Ao todo, em Brumado, 704 pessoas estão em fase de tratamento da doença (casos ativos), e o número de hospitalizados voltou a subir, e agora soma 49. Só nas últimas 24 horas, mais 71 brumadenses testaram positivo para a doença e, portanto, o quadro geral possui 6.283 casos confirmados, dos quais 5.532 destes casos são de pessoas que conseguiram se restabelecer da Covid-19. Em Brumado, 284 pacientes aguardam resultado de teste para Covid-19.

  • Caetité registra 6 casos de coronavírus neste sábado

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    20/03/2021 - 20:00


    CAETITÉ

    - A Secretaria de Saúde de Caetité, em atualização de boletim epidemiológico, neste sábado (20), informou o aparecimento de mais 6 casos de coronavírus, em 24 horas. Com os casos notificados hoje, Caetité totaliza 1.315 casos confirmados, dos quais 1.198 pessoas podem se considerar curadas da doença. Aguardam resultado de teste 53 pacientes, ao mesmo tempo 12 pessoas estão internadas. Com 102 casos ativos, em Caetité, 15 óbitos foram contabilizados desde o início da pandemia.

  • Bahia registra 14 mil mortes por Covid-19

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Kamile Martinho

    20/03/2021 - 19:00


    BAHIA

    - A Bahia registrou nas últimas 24 horas 4.518 casos de coronavírus e 115 mortes em decorrência da Covid-19, segundo boletim divulgado hoje (3) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Ao todo, a Bahia tem 767.134 casos confirmados e 14.000 óbitos desde o início da pandemia. Dentre os óbitos, 55,89% ocorreram no sexo masculino e 44,11% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,04% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,13%, preta com 14,99%, amarela com 0,52%, indígena com 0,14% e não há informação em 8,18% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 68,85%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,05%). Ao todo, 735.181 pessoas já estão curadas da doença. Na Bahia, 44.775 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. No estado, dos 2.901 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 2.204 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de UTI adulto de 85%. Vale lembrar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia.

  • Igaporã chega a 18 óbitos pela Covid-19

    Foto: Reprodução | Getty Images Foto: Reprodução | Getty Images
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    20/03/2021 - 17:00


    IGAPORÃ

    - Na noite de ontem (19), a Secretaria de Saúde de Igaporã (Sesau-Igaporã) informou sobre a morte de mais uma vítima da Covid-19 no município. Agora, Igaporã contabiliza 18 óbitos pela Covid-19 desde o início da pandemia. A Sesau-Igaporã também atualizou o boletim epidemiológico, e conforme a pasta, Igaporã possui 77 casos ativos, dos quais 15 pessoas testaram positivos para a doença só nas últimas 24 horas. Ao todo, Igaporã já registrou 453 casos da doença, com 358 curados. O município possui duas pessoas hospitalizadas em virtude da Covid-19.

  • Duas pessoas ficam feridas após colisão entre caminhão e carro de passeio na BR-116

    Foto: Divulgação | PRF Foto: Divulgação | PRF
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    20/03/2021 - 16:00


    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - Na última sexta-feira (19), por volta das 23h50, uma colisão frontal envolvendo um carro de passeio e um caminhão, no Km-10, do anel viário da BR-116, em Vitória da Conquista, deixou duas pessoas feridas. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma vítima sofreu lesões graves e a outra ferimentos leves. Porém, não há mais detalhes sobre o estado de saúde delas e nem para que hospital elas foram encaminhadas. Ainda de acordo com a PRF, o acidente ocorreu por conta que o caminhoneiro realizou uma ultrapassagem indevida. O motorista do veículo de carga fugiu do local.

  • Polícia Militar apreende cerca de 1 Kg de maconha na Chapada Diamantina

    Foto: Divulgação | 29ª CIPM Foto: Divulgação | 29ª CIPM
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    20/03/2021 - 14:00


    REGIÃO

    - Conforme informou a 29ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), no início da tarde deste sábado, foi apreendido um 1 Kg de maconha na cidade de Seabra, na região da Chapada Diamantina. Segundo notificou a 29ª CIPM, a ação ocorreu após o recebimento de uma denúncia anônima, em que indicava a comercialização de droga em Seabra. Uma guarnição da PM abordou dois homens, em atitude suspeita, mas que não ofereceram resistência à verificação. Com os suspeitos foram encontrados 1 Kg de maconha embalada e pronta para comercialização, além de 6 (seis) pinos de cocaína. A investida policial resultou também na apreensão de um aparelho celular utilizado para negociatas envolvendo o tráfico de drogas. Em virtude do fato, a dupla foi conduzida para a 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), onde medidas judiciais cabíveis serão tomadas.

  • Bahia recebeu neste sábado a maior remessa de vacina desde o início da pandemia

    Foto: Divulgação | Gov/BA Foto: Divulgação | Gov/BA
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    20/03/2021 - 12:00


    BAHIA

    - Neste sábado (20), por volta das 9h, no Aeroporto Luis Eduardo Magalhães, em Salvador, chegou a maior remessa de vacina contra a Covid-19, desde o início da pandemia. Ao todo, são 263,2 mil doses da CoronaVac e 178 mil doses do imunizante de Oxford/Astrazeneca, o que totaliza 441.200 doses. O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas. De acordo com Fábio, os municípios que conseguiram alcançar as metas da primeira fase estarão autorizados a ampliar a aplicação das doses para idosos de 65 anos ou mais. E em reunião com a Comitiva de Imunização da Bahia (CIB), ficou decidido que pessoas de comunidades quilombolas e pacientes que realizam tratamento de hemodiálise terão prioridade na nova etapa de vacinação.

  • Governo do Estado cadastra profissionais de eventos e entretenimento

    Foto: Reprodução | Bahiatursa Foto: Reprodução | Bahiatursa
    20/03/2021 - 11:00


    BAHIA

    - O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Bahiatursa), vai cadastrar profissionais do ramo de eventos e entretenimento a partir da próxima segunda-feira (22). O cadastro poderá ser feito até o dia 29 de março, no site do órgão, via formulário online que será disponibilizado. A inciativa vai promover, por meio deste cadastramento, um panorama do perfil dos profissionais destes segmentos na Bahia, viabilizando a elaboração de políticas públicas para ampliar o desenvolvimento do setor. O cadastro abrange os trabalhadores da música, teatro, dança, corporativos, sonorização, iluminação, produção, técnica e segurança. Entre as áreas de atuação estão cerimonialista de eventos, cinegrafista de eventos, decoradores de eventos, figurinista, fotógrafos de eventos, roadie, musicista, produção de bandas e eventos, recepcionista de eventos, segurança de artista, bandas e eventos, técnico de iluminação, montagem, sonorização e cenotécnica.