• Caetité registra mais 18 novos casos de coronavírus em 24 horas

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    20/04/2021 - 18:15


    CAETITÉ

    - Nas últimas 24 horas, mais 18 pessoas testaram positivo para Covid-19, na cidade de Caetité. A informação é da Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-Cte), em divulgação de boletim epidemiológico, na tarde desta terça-feira (20). Com isso, o número de ativos é 133, dos quais 12 pacientes estão internados. Ao todo, Caetité possui 1.835 casos confirmados, sendo que 1.706 são de pessoas que podem se considerar recuperadas da doença. Com 18 pessoas aguardando resultado de teste, em Caetité, 20 pessoas perderam suas vidas em decorrência de complicações da Covid-19.

  • Governo da Bahia anuncia mudanças no fluxo de carreira da PM para acelerar promoções

    Foto: Reprodução | PM-BA Foto: Reprodução | PM-BA
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    20/04/2021 - 17:15


    BAHIA

    - O governador da Bahia, Rui Costa (PT) anunciou na manhã desta terça-feira (20), que um novo projeto de projeto de lei que estabelece as novas regras promoção de soldado para sargento será enviado para aprovação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Conforme o governador, o projeto visa acelerar a ascensão na carreira militar, que em média, um soldado demora 15 anos para se tornar um sargento. Em evento virtual transmitido pela internet, Rui destacou que a nova lei prevê que os soldados, no mínimo, cheguem ao final da sua carreira profissional como tenentes ou, eventualmente, cheguem a capitão ou major. “Nós vamos ocupar plenamente as vagas existentes e dar fluidez a essas vagas. Para isso, nós ampliamos a quantidade de cursos e de formação. Formação inclusive que, durante esse período de pandemia, está sendo feita de forma virtual, de forma remota, para não paralisar o processo de promoção. É algo que nunca foi feito na história da Bahia e que não existe em outros estados, essa fluidez, esse fluxo que nós criamos aqui no estado”, afirmou Costa. Ao todo, entre sargentos e outras patentes, estão previstas 3.256 promoções apenas para o ano de 2021. Dentro do quadro dos cursos para oficiais há projeção para um total de 76 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) em 2021 e 100 vagas por ano até 2024, sendo dividido em 50 vagas no primeiro semestre e 50 vagas no segundo semestre.

  • Ivana Bastos busca investimentos para agricultores familiares de Jacaraci

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    20/04/2021 - 17:00


    POLÍTICA

    - Com o objetivo de fomentar ações para valorização da agricultura familiar no município de Jacaraci, a pedido da vice-prefeita Cleulete Fernandes, a deputada Ivana Bastos e o líder comunitário da cidade, Airton Dias, se reuniram ontem (20) com o secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes. Na ocasião, o líder apresentou o trabalho realizado por 300 produtores rurais de quatro associações do município na produção de alimentos, artesanato, materiais de limpeza, dentre outros. O secretário ficou entusiasmado com os itens produzidos pela Associação dos Moradores e Pequenos Produtores Rurais das Comunidades de Quilombo, Passagem do Meio e baixa da Forquilha; pela Associação dos Pequenos Produtores de Irundiara; assim como a Associação dos Agricultores das Fazendas Passagens da Vereda e Cupim e Associação dos Moradores e Pequenos Produtores Rurais das Localidades Gerais da Ave Maria, Baixa Dantas, Estrema, Santana e Mata do Sobrado. O secretário informou que a pasta fará estudos para contribuir com investimentos em projetos, envio de técnicos, implantação de estruturas a exemplo de um abatedouro de pequeno porte para frango caipira e fará um trabalho também para possivelmente viabilizar um laticínio. “Essa é uma surpresa positiva trazida pela deputada Ivana Bastos. A produção agrícola do município é invejável. Uma prova da vitalidade da agricultura familiar de Jacaraci. É muito importante trabalharmos juntos para fornecer as condições para que agricultores familiares cresçam e tenham uma renda digna para permanecer no campo”, disse Gomes. O líder comunitário destacou o trabalho articulado entre os agricultores e a construção do pensamento participativo nas decisões coletivas para a diversidade da produção e geração de renda nas comunidades. “As nossas associações têm uma produção das mais variadas possíveis. Buscamos sobreviver economicamente, e dentro das possibilidades  crescer, mas precisamos da ajuda dos agentes públicos para suprir a necessidade da nossa região”, frisou Dias. Ivana Bastos ressaltou a importância de investir no homem e na mulher do campo. “Quando estive em Jacaraci, a convite da vice-prefeita Cleulete, eu conheci o trabalho das associações, bem como a atuação do Airton e fiquei encantada. Eu vi que nós precisávamos dar esse incentivo ao trabalho porque é muito bem planejado, estudado, mas precisa do apoio do Governo do Estado. O secretário nos deu uma resposta positiva e continuaremos acompanhando os pedidos e as possibilidades tratadas aqui para que as comunidades tenham a assistência necessária”, considerou a deputada.

  • Avaliação psicológica preventiva será implementada para policiais militares da Bahia

    Foto: Reprodução | Site Oficial Foto: Reprodução | Site Oficial
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    20/04/2021 - 15:00


    Policiais

    - A Polícia Militar (PM) da Bahia anunciou na manhã desta terça-feira (20), em seu canal no YouTube, que implantará  avaliação psicológica preventiva para todos os agentes que farão cursos de formação. A medida foi anunciada três semanas após o policial Wesley Góes, lotado na 72ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Ilhéus), ter sido morto depois de ter tido um surto psicótico, em que desferiu vários tiros para cima, no Farol da Barra, em Salvador. No episódio em questão, houve tentativa de negociação por parte de um grupo especialista em gerenciamento de crise, mas Góes disparou contra os policiais, que tiveram que revidar. De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, se trata de uma avaliação progressiva. "Será como se fosse uma condição sine qua non para que eles frequentem com o objetivo de a gente fazer uma avaliação progressiva de nossa tropa e sempre com o objetivo de esse ano ainda a gente atingir 2.300 policiais que serão atendidos dessa forma", afirmou o coronel. Vale ressaltar que Coutinho não fez menção ao caso Wesley Góes.

  • Interior da Bahia tem estrutura para armazenar vacinas da Pfizer, diz secretário

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por André Uzêda

    20/04/2021 - 14:00


    BAHIA

    - As novas doses da vacina Pfizer/BioNTech, previstas para chegar no Brasil no próximo dia 29 de abril, poderão ser armazenadas no interior da Bahia. É o que garante o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas. Em sua conta pessoal no twitter, o titular da pasta disse que nove cidades do interior foram equipadas com trinta ultracongeladores que possibilitam o armazenamento dos imunizantes. As cidades são: Feira de Santana, Juazeiro, Jacobina, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Vitória da Conquista e Simões Filho. As vacinas da Pfizer precisam de equipamentos que forneçam temperaturas abaixo entre -70°C e -80°C para manter o imunizante ativo. Os congeladores foram adquiridos pelo governo da Bahia em dezembro do ano passado.

  • Igaporã receberá água tratada através da Adutora do São Francisco

    Foto: Ascom | PMI Foto: Ascom | PMI
    20/04/2021 - 12:15


    IGAPORÃ

    - O prefeito Neto Cotrim (PT) se reuniu no dia 14 de abril com João Pereira Júnior, representante da empresa responsável pela elaboração do projeto da Adutora do São Francisco, que levará água potável até as cidades de Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana e Igaporã. Participaram da reunião o secretário de infraestrutura, Tiago Bonfillioli, e Mônica Rocha, Diretora do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). De acordo com João Pereira Júnior, o projeto já está em fase de conclusão para a realização da licitação que definirá a empresa responsável pela construção da adutora. “A obra vai ser por etapas. O sistema de captação no Rio São Francisco será instalado em Bom Jesus da Lapa, que também se beneficiará do abastecimento através da adutora. Em seguida, os serviços serão executados em Riacho de Santana e, no terceiro momento, em Igaporã. Na quarta e última etapa serão construídos os ramais que levarão água para localidades rurais nos três municípios”, explicou Tiago. “O projeto começou a ser desenvolvido em março de 2020, com os estudos para definir os locais de instalação da estrutura da adutora e, também, para definição de quais comunidades rurais seriam atendidas. Toda a pesquisa foi realizada em conjunto com as prefeituras e as empresas responsáveis pelos sistemas locais de distribuição de água. Fizemos um minucioso levantamento topográfico e seguimos para a parte de desenvolvimento do projeto. Definimos o ponto de captação com cinco bombas em um balsa flutuante, que enviará a água para a estação com capacidade para tratar 500 litros por segundo. Após a estação de tratamento, serão construídas três estações elevatórias em Bom jesus da Lapa, Riacho de Santana e Igaporã”, detalhou João Pereira. “Nossa expectativa é enorme para ver esse projeto sendo executado, uma água de qualidade chegando em Igaporã, Bom Jesus da Lapa e Riacho de Santana. Será, sem dúvida nenhuma, o marco de uma nova era para esses municípios, resolvendo um problema que tem perdurado ao longo do tempo”, afirmou o prefeito Neto. Várias localidades da zona rural de Igaporã receberão as águas do São Francisco, segundo informações da Codevasf: Conceição, Barreiro, Santana, Gameleira, Cachoeira do Tatu, Canabrava, Tamboril e Cachoeira dos Alves. Detalhes técnicos fornecidos pela Codevasf em reunião de 18/02/2021 - A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) apresentou o projeto de construção da Adutora do São Francisco, que representa investimento de R$ 1,4 milhão. Os recursos são originários de reserva técnica de emendas parlamentares. O local projetado para captação da água, por balsa flutuante, será o rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa. A vazão prevista é de 520 litros por segundo. A Adutora de Água Bruta deverá ter extensão de 4,2 mil metros, com 710 mm de diâmetro. A Estação de Tratamento de Água, pré-fabricada, deverá ter vazão de 500 litros por segundo; contará com Casa de Química e Unidade de Tratamento de Resíduos. A água bruta captada passará por calha parshall e será submetida a floculação, decantação, filtração e tanque de contato, para posterior reserva e distribuição. O sistema de abastecimento de água terá três Elevatórias de Água Tratada: a de Bom Jesus da Lapa terá potência de 1.000 cv e vazão de 225 litros por segundo; a de Barreira da Caatinga terá a mesma potência e vazão de 215 litros por segundo; e a de Riacho de Santana terá potência de 350 cv e vazão de 64 litros por segundo. Também haverá cinco Adutoras de Água Tratada. Em Bom Jesus da Lapa, o projeto básico contempla as comunidades de Lapinha/Quincas, Margem da Rodovia, Lagoa das Pedras, Barauninha, Canafístola, Chapada Grande / Chapadinha, Tanque Novo, Favelândia e Brejos de São José. Em Riacho de Santana, por sua vez, as comunidades são Barreiro Vermelho, Barreiro de Cima, Riacho de Santana, Santana, Margem da Rodovia, Santana / Barragem, Jatobá, São João, Jurema de Teófilo, Gongo, Aldeia, Botuquara, Alagoinha, Lagoa, Mamoeiro, Cajazeiras, Arroz, Juá, Barreirinho, Torto, Pau de Engenho, Boqueirão das Pombas, Santa Rita, Barriguda, Caldeirão, Barreiro da Caatinga, Descoberto, Laguna, Vereda, Soledade, Sítio, Tábua, Cedro, Santo Antônio e Brejinho.

  • Justiça determina prisão preventiva de homem que agrediu violentamente ex-companheira em Brumado

    Foto: Reprodução | Luciano Santos Foto: Reprodução | Luciano Santos
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    20/04/2021 - 10:30


    BRUMADO

    - Hermerson Matheus Lima de Souza, de 22 anos, foi preso ontem (19), por agredir violentamente a sua ex-companheira, Gleice Helen de Oliveira Silva, também de 22 anos, na cidade de Brumado. O Ministério Público Estadual (MP-BA) havia concedido a Hermerson o benefício de responder o processo em liberdade, porém a decisão do MP-BA foi revertida, e foi decretada a prisão preventiva do agressor. De acordo com informações do delegado Arilano Botelho, da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Coorpin), repassadas ao site 97 News, o acusado será transferido para um presídio de Vitória da Conquista. “Após formalizar todos os trâmites, ele será conduzido ao presídio de Vitória da Conquista. Assim que a vítima [Gleice] sair do hospital, iremos ouvir as testemunhas, porque o caso dela foi grave, foram muitos hematomas na cabeça e na face, e só após sua recuperação é que vamos ouvi-la”, disse.

  • Violência na região: jovem é morto a tiros em Brumado

    Foto: Reprodução | Luciano Santos Foto: Reprodução | Luciano Santos
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    20/04/2021 - 09:00


    BRUMADO

    - Na noite de ontem (20), por volta das 19h, um homem de 24 anos, de nome Leonel de Moura Silva, foi morto por disparos de arma de fogo, na Praça João Romão, no bairro Dr. Juracy, na cidade de Brumado. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), o jovem estava a bordo de uma motocicleta no momento em que foi atingido pelos disparos, inclusive, um dos tiros acertou a cabeça do jovem. Não há informações sobre a motivação do homicídio. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local e realizou a remoção do corpo, encaminhando-o para o Instituto Médico Legal (IML) local. Um inquérito policial será aberto para apurar o caso.

  • ‘Só vejo um caminho, que é disputar o governo da Bahia em 2022’, diz ACM Neto

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Alexandre Santos

    20/04/2021 - 08:30


    Ex-prefeito de Salvador afirma que retomará em breve agenda de visitas ao interior a fim de pavimentar sua candidatura

    POLÍTICA

    - O ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, afirmou nesta terça-feira (20) que retomará nos próximos dias agenda de viagens ao interior a fim de pavimentar sua candidatura ao governo do Estado em 2022 — em suas palavras, o “único caminho” possível no próximo ano. “Esse é objetivo principal. Eu ainda não confirmei uma pré-candidatura, isso vai acontecer ao longo deste ano e de 2021. A gente tem que ter respeito ao momento das coisas. Estamos aí ainda com uma pandemia assustando muito as pessoa. Eu, em determinado momento deste ano, ali entre os meses de fevereiro e março, suspendi a minha agenda de visitas ao interior. Com risco de colapso no sistema de saúde, podendo faltar leito, fechar UPA, eu não tenho o direito de estar pelo interior fazendo política. Então, eu suspendi tudo. Agora a gente está retomando tendo em vista que os números melhoraram”, declarou em entrevista à rádio Metrópole. “Eu tenho dito a todo mundo que eu só enxergo uma opção pra mim. Claro que, acima da nossa vontade, tem que ter a vontade de Deus e as condições adequadas pra isso. Mas, tendo a vontade de Deus e as condições adequadas, eu só vejo um caminho, que é disputar o governo da Bahia no próximo ano”, admitiu. Apesar de afirmar que não fica “em cima do muro” em relação a suas pretensões políticas, ACM Neto evoca o discurso da cautela ante o cenário mais crítico da pandemia de Covid-19. “O fato é que os brasileiros e os baianos têm outra prioridade hoje do que eleição. A prioridade é vacinação. É todo mundo preocupado ‘que dia eu vou tomar minha vacina pra ficar protegido contra a pandemia’. Preocupação muito com a situação econômica muito grave, muita gente passando fome, muita gente desempregada. Muita gente com medo de ter seu negócio quebrado. Então não dá pra gente ficar falando de eleição agora”, disse o ex-chefe do Palácio Thomé de Souza.

  • Prefeitura de Igaporã inicia amplo cronograma de recuperação das estradas vicinais

    Foto: Divulgação | Ascom PMI Foto: Divulgação | Ascom PMI
    20/04/2021 - 08:00


    IGAPORÃ

    - A Prefeitura Municipal de Igaporã iniciou obras de recuperação das estradas no interior do município, com o objetivo de oferecer vias seguras para a locomoção da população e o escoamento da produção da zona rural. O prefeito Neto Cotrim determinou um esquema de trabalho com dois operadores na motoniveladora (patrol), revezando em turnos entre as 5h e as 17h. A estratégia permitirá cobrir uma grande área do município em um curto espaço de tempo. Os trabalhos foram iniciados, hoje, a partir do bairro Alto da Usina, na estrada que liga a sede do município até a localidade de Altamira. Todo o trecho será recuperado utilizando uma patrol e um rolo compactador, com o apoio de dois carros pipas e duas caçambas. O próximo trecho a ser restaurado será o que liga a cidade até a fronteira com o município de Matina, a partir do bairro Alto da Varginha.  Os trabalhos serão ininterruptos e cobrirão toda a zona rural. “Não iniciamos os serviços anteriormente devido ao período de chuvas e aos consertos que precisamos fazer na patrol, para que ficasse em condições de uso”, explicou o Secretário de Infraestrutura Tiago Fagundes Bonfillioli. “O rolo compactador chegará nos próximos dias e será utilizado em diversos trechos das estradas recuperadas”, acrescentou o Secretário. A recuperação de estradas na zona rural é uma demanda permanente das comunidades, pois as vias deterioradas dificultam a locomoção dos moradores, prejudicando a própria economia local baseada na agricultura e na pecuária. “Nossa administração não medirá esforços para manter todas as estradas vicinais em condições normais de uso. Iniciamos as obras sem apoio externo. Com recursos próprios e um planejamento baseado na redução dos custos, conseguiremos atender os pedidos feitos, principalmente, pela população residente na zona rural”, afirmou o prefeito Neto Cotrim.

  • Ciro e ACM Neto se reuniram para discutir terceira via contra Lula e Bolsonaro

    Foto: Reprodução  Foto: Reprodução
    Por Luciana Freire

    20/04/2021 - 07:30


    Encontro teria durado cinco horas

    POLÍTICA

    - O presidenciável Ciro Gomes (PDT) e o provável candidato ao Governo da Bahia ACM Neto (DEM) se reuniram há alguns dias em Fortaleza (CE) para discutir uma possível aliança entre os dois partidos para as eleições de 2022. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o encontro teria durado cerca de cinco horas. Na ocasião, foi debatido um nome que deva ser a terceira via contra Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ainda segundo a publicação, ficou decidido que Neto ajudará Ciro a se aproximar de nomes e partidos do centro, o que deve ajudar o político a ganhar corpo na corrida eleitoral.

  • Região: MP recomenda criação de Plano de Atendimento Socioeducativo a cinco cidades

    Foto: Reprodução  Foto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues

    20/04/2021 - 07:00


    Medida busca acompanhar situação dos adolescentes autores de ato infracional e suas famílias

    SUDOESTE DA BAHIA

    - O Ministério Público da Bahia recomendou aos Municípios de Guajeru, Rio do Antônio, Caculé, Botuporã e Tanque Novo a criação e operacionalização do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo. Os Municípios deverão elaborar o diagnóstico local previamente, por meio da coleta de dados que retratem a situação dos adolescentes autores de ato infracional e suas famílias e como vem ocorrendo a execução das medidas socioeducativas em meio aberto e seus resultados. Para isso, deverão fazer um mapeamento dos programas e serviços governamentais e não governamentais de atendimento ao adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, verificando se cada um dos programas assim como as entidades que os executam estão devidamente registrados no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). “O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) definiu que a política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente deverá ser feita por meio de um conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais, da união, dos estados, do distrito federal e dos municípios”, destacou a promotora de Justiça. Ela complementou que a garantia de prioridade também se aplica aos adolescentes que praticam atos infracionais, “para os quais a lei n° 8.069/90 e disposições correlatas da lei nº 12.594/2012, estabelece a obrigatoriedade de ser dispensado a eles um tratamento diferenciado, individualizado e especializado, extensivo às suas famílias”, afirmou a promotora de Justiça Fernanda Lima Cunha. Além disso, os Municípios deverão prestar informações ao MP sobre todas as etapas de elaboração do plano, bem como acerca do cumprimento integral para a elaboração e aprovação do mesmo no prazo máximo de dez meses. O MP expediu também expediu recomendações aos comandantes da Polícia Militar nos municípios para que encaminhem, desde logo, o adolescente apreendido em flagrante de ato infracional à autoridade policial competente, conforme preconiza o art. 172 do ECA; e aos delegados de Polícia Civil, que, tendo ciência da prática de ato infracional atribuído a adolescente, procedam à apuração pertinente, encaminhando ao MP cópia do auto de apreensão ou do boletim de ocorrência, nos termos dos artigos. 173 a 177 do ECA.

  • Lacen aguarda resultado de possíveis novas variantes da Covid-19 circulando na Bahia

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Geovana Oliveira

    20/04/2021 - 06:30


    Novo boletim deve ser divulgado na próxima semana

    BAHIA

    - O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) deve divulgar na próxima semana um novo boletim sobre possíveis variantes do vírus SARS-Cov-2, o coronavírus, que estariam circulando na Bahia. Segundo informações do portal Olho Público, confirmadas pelo Metro1, o Lacen está fazendo uma nova investigação das amostras com resultado positivo para Covid-19 coletadas nos municípios baianos. Durante o período de 18 de setembro até 30 de março de 2021, após começar a realizar o sequenciamento genético do vírus, o Lacen-BA identificou a circulação de 13 linhagens diferentes de coronavírus. Em janeiro de 2021, foram detectadas no estado as variantes P.1 e P.2 do SARS-CoV-2, identificadas pela primeira vez em Manaus e no Rio de Janeiro, respectivamente. Em fevereiro de 2021, também foi detectada a linhagem peruana C.14 e a linhagem B.1.1.7, ou variante britânica, detectada no Reino Unido pela primeira vez no início de dezembro de 2020.

  • O que podemos esperar da tecnologia nos próximos anos?

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    19/04/2021 - 23:30


    ENTRETENIMENTO

    - As transformações do mundo ocorrem cada vez mais rapidamente e de maneira cada vez mais impactante. Basta lançarmos um breve olhar para uma ou duas décadas atrás para percebemos como as formas de se entreter, de conversar e até mesmo de trabalhar sofreram grandes modificações. Tudo isso tem uma explicação: a revolução tecnológica que vivemos. Ela está presente em todos os aspectos de nossas vidas. A digitalização dos bancos é um exemplo interessante de como as plataformas digitais podem nos fazer economizar tempo e burocracia em diversos sentidos. Se antigamente para fazer um pagamento era necessário se dirigir até uma agência e enfrentar filas, hoje em dia temos recursos como o Pix, em que a mesma operação dura apenas alguns segundos – ou alguns toques na tela do celular. É assim também com muitos jogos na internet, como o exemplo da roleta online, que pode ser encontrada em suas mais diversas variantes em sites como o PokerStars Casino. Não é um exemplo isolado, já que jogos como esse no computador são bastante populares desde a década de 1990. A grande diferença nos últimos anos é justamente a facilidade com que esse tipo de jogo é encontrado, além da conexão com jogadores de todas as partes do mundo. Tudo isso tem a ver com a evolução da tecnologia e os benefícios que ela nos proporciona. E se os avanços são tão grandes e acontecem de maneira tão rápida, o que podemos esperar para os próximos anos? É claro que essa não é uma questão simples nem mesmo exata, já que muita coisa pode mudar com o tempo. Mas já é possível ter uma ideia do que aguardar. O domínio da realidade aumentada - A realidade aumentada nada mais é do que a integração de dispositivos físicos com o mundo virtual. Ela já existe por toda a parte, desde jogos como o famoso Pokémon Go até scanners que reconhecem a face de uma pessoa e que podem indicar em que redes sociais ela está presente. A tendência é que nos próximos anos a realidade aumentada seja parte essencial da nossa vida. Com ela, nós poderemos nos comunicar de maneira muito mais fácil com pessoas que falam um idioma diferente, através de aplicativos que fazem traduções em tempo real. Além disso, os nossos hábitos de compra e mesmo de consumir entretenimento tendem a mudar, já que ofertas de serviços que contam com a realidade aumentada serão cada vez mais comuns.

    Foto: Divulgação
    Foto: Divulgação

    A realidade das energias renováveis - Já há muitos anos os olhos do mundo estão voltados à produção de energias renováveis. Isso porque já se tornou muito óbvio que elas são o futuro – um futuro não muito distante. Não é raro vermos campos de energia solar e de energia eólica em países da Europa, por exemplo. Os painéis solares que já conseguimos ver em cima de casas e estabelecimentos há muito tempo sofrerão mudanças para se tornarem mais eficazes e mais baratos. Espera-se que a consequência disso seja uma maior distribuição desse tipo de energia em todo o mundo. Além dos painéis solares e das hélices de energia eólica, existem muitas outras fontes de energia renovável que poderão ser utilizadas, muitos deles já em fases avançadas. Carros autônomos - Verdade seja dita: os carros autônomos já são uma realidade. Nos Estados Unidos, por exemplo, já há serviços de entrega feitos com esse tipo de tecnologia, isso sem contar os carros que transportam pessoas através de aplicativos. Porém, o que podemos esperar para os próximos anos é que esse tipo de carro seja cada vez mais comum no mundo inteiro e, com o tempo, que ele também sirva para uso pessoal. Já imaginou ir até seu trabalho ou mesmo viajar sem ter que dirigir? Para muitas pessoas isso é um sonho. E que não está assim tão distante. É claro que o prazer de dirigir de muitas pessoas não vai acabar. Especialistas afirmar que esse tipo de tecnologia serve justamente para nos auxiliar e não para substituir completamente a forma convencional de dirigir.

  • Livramento: homem morre após colidir com motocicleta em árvore

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    19/04/2021 - 22:15


    LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

    - Um homem identificado como Rudinelli Oliveira, de idade não informada, morreu após colidir com uma motocicleta em uma árvore, na Avenida Leônidas Cardoso, Centro de Livramento de Nossa Senhora, na noite desta segunda-feira (19). De acordo com informações obtidas pela redação do site Sudoeste Bahia, Rudinelli conduzia o veículo em alta velocidade, quando perdeu o controle da moto e bateu de frente com a árvore. Com o impacto da colisão, a motocicleta foi arremessada cerca de 15 metros de distância de onde caiu o corpo da vítima. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) foi acionado, mas quando a equipe médica chegou ao local, Oliveira já estava morto. A Polícia Militar (PM) também esteve no local para realizar a ocorrência.