• Brumado tem mais uma morte confirmada em decorrência da Covid-19

    Foto: Reprodução | Wikipédia Commons Foto: Reprodução | Wikipédia Commons
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    10/05/2021 - 20:00


    BRUMADO

    - Conforme informações da Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau-Bdo) divulgadas nesta segunda-feira (10), mais uma pessoa morreu por conta da Covid-19 no município. Foi o óbito de número 167 desde o início da pandemia. A pasta também atualizou os números do quadro pandêmico do município; 53 pacientes aguardam resultado de teste; 22 pessoas hospitalizadas; 269 casos ativos; 8.273 casos confirmados e 7.837 curados. Em Brumado, nas últimas 24 horas, 17 novos casos foram confirmados.

  • Chega a 70 o número de mortes pela Covid-19 em Guanambi

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    10/05/2021 - 19:45


    GUANAMBI

    - Segundo informações da Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-Gbi) divulgadas nesta segunda-feira (10), no último domingo (09), a Covid-19 fez mais uma vítima fatal na cidade. Trata-se de um homem de 58 anos, que tinha comorbidades (Hipertensão Arterial Sistêmica), que estava internado no Hospital Geral de Guanambi (HGG), desde o último dia 28. No entanto, houve uma piora no estado clínico do então paciente, que chegou a fazer uso de ventilação mecânica, mas não resistiu às complicações da doença. Foi o 70º óbito desde o início da pandemia, em Guanambi. A Sesau-Gbi também atualizou os números do quadro pandêmico do município. São estes: 12 casos positivos em 24 horas; 183 casos ativos; 233 aguardando resultado de teste; 6.670 casos confirmados e 6.417 curados. Em Guanambi, 33 pacientes estão internados tratando a doença.

  • Bahia registra 1.438 casos de Covid-19 e 81 mortes nas últimas 24 horas

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Geovana Oliveira

    10/05/2021 - 19:00


    Estado contabiliza 932.031 casos confirmados da doença desde o início da pandemia, com 19.320 mortes

    BAHIA

    - A Bahia registrou 1.438 casos de Covid-19 e 81 mortes pela doença nas últimas 24 horas, segundo boletim divulgado nesta segunda-feira (10) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. No total, o estado contabiliza 932.031 casos confirmados da doença desde o início da pandemia, com 19.320 mortes. Entre os profissionais da saúde, 47.861 foram diagnosticados com Covid-19. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva para pacientes adultos com coronavírus é de 80% no estado.

  • Região: Polícia encerra festa com mais de mil pessoas

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Geovana Oliveira

    10/05/2021 - 18:33


    Público presente estava sem máscara e desrespeitando o decreto estadual para evitar a disseminação do coronavírus

    SUDOESTE DA BAHIA

    - A polícia encerrou, na madrugada deste domingo (9), uma festa com cerca de mil pessoas em Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia. A festa clandestina acontecia na zona rural da cidade, em Pedra Branca, quando foi flagrada por equipes da 92ª Companhia Independente da Polícia Militar após denúncias. Segundo a polícia, o público presente estava sem máscara e desrespeitando o decreto estadual para evitar a disseminação do coronavírus. Equipes da Ronda Rural e das Rondas Especiais Sudoeste (Rondesp) identificaram o dono do evento e solicitaram que as festa fosse encerrada. “Fico impressionado como essas festas ainda acontecem em meio a pandemia. Estamos preparados para encerrar qualquer tipo de evento que coloque em risco a vida”, concluiu o tenente-coronel Eduardo Viana Moreira Júnior. O responsável pelo evento, acompanhado de um policial militar que também participava da festa, foi encaminhado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista.

  • Caetité registra 13 novos casos de coronavírus nesta segunda-feira

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    10/05/2021 - 18:30


    CAETITÉ

    - Em atualização de boletim epidemiológico feita pelo Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-Cte), no fim da tarde desta segunda-feira (10), mais 13 novos casos de coronavírus foram registrados no município. Portanto, o quadro pandêmico da cidade ficou assim: 37 casos ativos; 2.035 casos confirmados; 1.977 casos curados; 27 casos suspeitos; 5 pacientes internados e 4 aguardam coleta de material. Em Caetité, desde o início da pandemia, 23 vidas foram interrompidas por conta da doença.

  • Guanambi deverá criar Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    10/05/2021 - 17:00


    GUANAMBI

    - Por meio de recomendação do Ministério Público Estadual (MPE), que estabeleceu prazo de 180 dias, a cidade de Guanambi deverá criar um Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas. A ação tem como objetivo reduzir os impactos que o abuso de álcool e o consumo de drogas ilícitas acarretam na vida em sociedade. A recomendação foi expedida após instauração de um procedimento administrativo que identificou que as comunidades terapêuticas Obras Sociais Dionísio Vilas Boas (OSDVB), Bom Samaritano, Amigos do Resgate e Comunidade Terapêutica Guanambi estão atuando de forma precária. Segundo a promotora de Justiça, Tatyane Miranda, uma política pública antidrogas deve abarcar direito a moradia, renda, cultura, lazer, esporte, acolhimento e, por assim dizer, a garantir a recuperação e a consequente inserção do indivíduo acometido por males causados pela dependência química.

  • ACM Neto reafirma que único projeto para 2022 é disputar o governo da Bahia

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Geovana Oliveira

    10/05/2021 - 15:52


    Presidente nacional do DEM rebateu as declarações dadas por Rodrigo Maia à Rádio Metropole

    POLÍTICA

    - O ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, rebateu nesta segunda-feira (10) a afirmação de Rodrigo Maia que teria intenção de ser vice na chapa de Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições presidenciais de 2022.  “Todos sabem que o meu desejo é disputar o governo do estado”, disse, em nota. Neto chamou de "fake news" a declaração do seu ex-correligionário, dada nesta segunda-feira (10), à Rádio Metropole. "Não tenho muita informação, mas é minha análise. É como vejo a construção do Democratas nesse momento, muito próximo do Planalto. E se minha análise estiver certa, [João] Roma é candidato a governador da Bahia", disse Maia. De acordo com ACM Neto seu projeto político para o ano que vem está longe de Brasília: ser candidato ao governo da Bahia. "Todos sabem que o meu desejo é disputar o governo do estado. Ainda não me coloco como pré-candidato, pois o momento é de tratarmos do enfrentamento à pandemia, mas esse é o único projeto, conforme já disse publicamente em diversas ocasiões", rebateu.

  • Ivana aplaude programa "Comércio Forte, Cidade Valorizada" promovido pela prefeitura de Urandi

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    10/05/2021 - 15:25


    POLÍTICA

    - A deputada Ivana Bastos parabenizou o prefeito de Urandi, Warlei Oliveira, e toda equipe da gestão municipal pela implantação do pacote de medidas que visa minimizar os efeitos da Covid no município, em especial o incentivo à valorização do comércio, indústria e prestação de serviços locais instituído pelo Programa "Comércio Forte, Cidade Valorizada". O Projeto de Lei 008/2021, de autoria do poder executivo, foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito. A iniciativa, que institui um programa de apoio, fortalecimento e incentivo ao comércio local, busca também evitar que os consumidores Urandienses saiam do município para realizar compras em outros municípios para evitar a proliferação do vírus da Covid 19, além de otimizar e contribuir para o aumento da arrecadação tributária própria do município. Como funciona - A Campanha consiste em premiar os consumidores, produtores e usuários de serviços municipais.A prefeitura vai realizar premiação em 08 sorteios mensais e consecutivos até a data limite de 15 de dezembro de 2021. Para isso, a população terá que solicitar em suas compras realizadas no comércio local,  a nota fiscal, o que proporciona aos comerciantes, indústrias, prestadores de serviços e produtores rurais, um aumento na sua renda, através de um incentivo nas vendas, pois a cada compra realizada o consumidor poderá ser premiado. Os cupons fornecidos deverão ser colocados pelos participantes na urna localizada na sede da Prefeitura Municipal. Os cupons não contemplados no 1º sorteio concorrerão nos demais sorteios, até o final da campanha. Os sorteios acontecerão na sede da prefeitura de Urandi até o décimo quinto dia de cada mês, aberto ao público, sendo transmitido por meio das redes sociais. Segundo a deputada Ivana Bastos, a ação é um grande exemplo de como gerenciar crises, ajudar o município e a população. "Toda equipe da gestão de Urandi está de parabéns por pensar e executar propostas que contribuam para o fortalecimento do comércio nesse momento crítico em que vivemos. Acredito que esse programa deverá ser seguido por outras prefeituras", afirmou Ivana.

  • Livramento registra três mortes por Covid-19 em um único fim de semana

    Foto: Tiago Rego | Sudoeste Bahia Foto: Tiago Rego | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    10/05/2021 - 14:00


    LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

    - No último fim de semana (08, 09), já que a Secretaria de Saúde de Livramento de Nossa Senhora (Sesau-Lvto) só divulga os dados da pandemia de segunda a sexta-feira, três pessoas foram mortas, em decorrência da Covid-19. A informação foi confirmada pela Sesau-Lvto apenas nesta segunda-feira (10).Com os óbitos, Livramento chegou a 57 perdas em virtude da doença. No município, 76 pessoas estão em fase de tratamento da Covid-19, enquanto a pasta monitora 51 casos suspeitos.

  • Motorista sobrevive após capotar carro na BR-030, em Malhada

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    10/05/2021 - 11:30


    MALHADA

    - Um condutor identificado preliminarmente como sendo Genésio Nascimento, perdeu a direção de um automóvel que conduzia, e capotou, na BR-030, trecho entre Julião e Malhada, no último sábado (08). Conforme informações obtidas pelo Sudoeste Bahia (SB), Genésio havia saído de Iuiú e seguia para Malhada. Apesar do susto e da gravidade do acidente, a vítima teve apenas prejuízos materiais. Genésio estava sozinho no automóvel. O referido trecho possui inconsistências no asfalto, como pequenas ondulações e desníveis, o que pode ter contribuído para o acidente.

  • "ACM Neto deve ser vice na chapa de Bolsonaro", diz Rodrigo Maia

    Foto: Reprodução  Foto: Reprodução
    Por André Uzêda

    10/05/2021 - 10:30


    Ex-presidente da Câmara disse que não guarda mágoas de ACM Neto, mas falou em "traição" e "ação pelas costas"

    POLÍTICA

    - O ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que ACM Neto (DEM) pode ser candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (sem partido). "Não tenho muita informação, mas é minha análise. É como vejo a construção do Democratas nesse momento, muito próximo do Planalto. E se minha análise estiver certa, Roma é candidato a governador da Bahia", afirmou. A declaração foi dada durante entrevista à Rádio Metropole, nesta segunda-feira (10). Embora diga que não "guarda mágoas" do atual presidente nacional do Democratas e ex-prefeito de Salvador, Maia por diversas vezes alfinetou ACM Neto. Os dois se tornaram desafetos políticos depois da eleição na Câmara dos Deputados, quando o DEM deixou de apoiar Baleia Rossi (MDB-SP), candidato apoiado pelo ex-presidente da Casa, e adversário de Arthur Lira (PP-AL), aliado do Palácio do Planalto. "ACM Neto achou que ia enganar a todos e fez acordo com o Planalto", disse Maia, antes de completar: "Mandei mensagem dizendo que iríamos sair mal do processo. Mas só depois compreendi que ele queria que eu saísse mal do processo. Ele fez tudo pelas minhas costas. Depois me pediu que fizesse uma visita. Mas eu disse a ele que seria uma visita ruim. Não tinha mais o que conversar com ele. Quem acompanhou o processo sabe que ele traiu. Ele demontou nosso bloco por dentro", disse. Rodrigo Maia disse que considerava ACM Neto um grande prefeito, mas também um político muito pramático e "pouco afeito a questões ideológicas". Ainda segundo Maia, em Brasília, agora todos sabem que "ele é um político que só olha o próprio umbigo". Perguntado sobre a relação entre ACM Neto e João Roma (Republicanos), hoje ministro da Cidadania de Bolsonaro, o político carioca afirmou que acredita que o democrata trabalhou para seu ex-aliado ser ministro, mas "depois voltou atrás". "Na minha opinião, ele queria que Roma fosse ministro. Trabalhou efetivamente, mas depois recuou pra valer com medo da repercussão. ACM Neto não tem coragem de assumir Bolsonaro porque a rejeição é muito grande na Bahia. Depois ele tentou tirar João Roma, mas ele prevaleceu", diz. Rodrigo Maia também comentou sobre o porquê de não ter dado prosseguimento aos pedidos de impeachment que recebeu contra o presidente Jair Bolsonaro. "Ele tinha apoio suficiente na Câmara para barrar o processo. E qualquer vitória seria um fortalecimento dele. Ele radicalizaria o processo. Se você faz um processo de impeachment e o presidente ganha, ainda mais um que trabalha nos extremos, ele se fortalece e muito", afirmou.

  • Sudoeste da Bahia: operação da PM prende dois homens suspeitos de assalto a banco

    Foto: Divulgação | 93ª CIPM Foto: Divulgação | 93ª CIPM
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    10/05/2021 - 10:00


    SUDOESTE DA BAHIA

    - No último domingo (09), nas cidade de Lajedo do Tabocal e Maracás, em operação realizada pela Polícia Militar (PM), dois homens suspeitos de assalto a banco foram presos. Conforme informações da 93ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), foi realizada uma blitz nas entradas das referidas cidades, que resultou na prisão dos suspeitos. Na ação policial, foram apreendidos três carros, R$ 89 mil em espécie e munições. Além dos materiais anteriormente citados, a polícia apreendeu notas rasgadas e cinco aparelhos celulares. A referida operação visa conter a onda de assalto e ataque a bancos, que tem assolado a Bahia nos últimos meses. No caso do sudoeste baiano, as cidades de Tanque Novo, Lagoa Real e Jequié tiveram ocorrências de explosões em agências bancárias neste ano; Tanque Novo em fevereiro, Jequié também em fevereiro e Jequié no mês de março.

  • Homem é assassinado e mulher é baleada na zona rural de Iuiú

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    10/05/2021 - 09:00


    A mulher não possui ligação com a vítima e passava de carro pelo local no momento do crime

    IUIÚ

    - Na noite do último domingo (09), por volta das 21h30, na Rua Duque de Caxias, no distrito de Pindorama, na cidade de Iuiú, um homem de 44 anos de idade, identificado como Aguinaldo Dias Alves, foi morto a tiros de arma de fogo. Uma mulher de nome Jayne Montalvão Gomes, 20 anos, que passava de carro pelo local, foi atingida no ombro por um dos disparos. Segundo informações da Polícia Militar (PM), o suspeito de ser o autor do homicídio foi identificado preliminarmente como sendo Alan, conhecido como “Feu, filho de Gean”, que disparou contra os ombros, queixo e peito da vítima, que morreu na hora. Populares acionaram a PM, que esteve no local, realizou o registro da ocorrência e posteriormente empreendeu rondas no intuito de localizar o suspeito, mas sem sucesso. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) preservou a cena do crime, além de ter realizado o levantamento cadavérico, encaminhando o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi, onde será necropsiado. No caso de Jayne, esta por sua vez, recebeu atendimento médico do  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), sendo conduzida para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). Vale ressaltar que Jayne não possui ligação com Aguinaldo. Um inquérito policial será instaurado para que se investigue as razões do crime.

  • Reclamado por som alto, homem agride cidadão e desacata PM em Rio de Contas

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    10/05/2021 - 07:50


    RIO DE CONTAS

    - Na tarde do último domingo (09), por volta das 14h, no distrito de Mato Grosso, na Praça Santo Antônio, na cidade de Rio de Contas, um morador da localidade foi vítima de agressão física, após reclamar sobre o volume de um som automotivo, que estava gerando perturbação ao sossego alheio, além de promover aglomerações, em um bar da localidade. A Polícia Militar (PM) foi comunicada sobre o caso e, ao chegar no local, pôde constatar a veracidade do fato. A vítima da agressão informou aos PMs sobre o autor, que foi imediatamente abordado. No entanto, o agressor resistiu aos procedimentos policiais e, assim, uma confusão se formou do lado externo do comércio. Quatro homens agrediram os policiais, incluindo o dono do estabelecimento, mas a situação foi contida com a chegada de reforços. Diante dos fatos, os envolvidos, entre eles o dono do som e o proprietário do bar, foram conduzidos para a Delegacia de Polícia de Livramento, onde medidas judiciais foram tomadas.

  • Guanambi chega a 69 mortes em decorrência da Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    09/05/2021 - 20:45


    GUANAMBI

    - Morreu no dia de ontem (08), na cidade de Guanambi, uma mulher de 36 anos, portadora de comorbidades, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. Conforme informou a Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-Gbi), por meio de nota de pesar, a então paciente havia dado entrada no Pronto Atendimento Covid-19 (PA), no último dia 23, sendo transferida para um leito de UTI, no Unacon, em Caetité, no dia 25, onde permaneceu internada, mas não resistiu às complicações da doença. Foi o óbito de número 69 pela Covid-19 na cidade. Boletim epidemiológico: 23 casos positivos em 24 horas; 209 aguardam resultado de teste; 31 pacientes internados; 6.658 casos registrados; 6.359 curados e 230 ativos.