• Em Lagoa Real, Rui Costa assina ordem de serviço para Adutora do Algodão

    Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    02/06/2021 - 14:00


    LAGOA REAL

    - Na manhã desta quarta-feira (02), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), esteve na cidade de Lagoa Real, onde assinou uma ordem de serviço para ampliação da Adutora de Algodão, que irá beneficiar com água potável os moradores da própria Lagoa Real, além do distrito de Ibitira, que fica localizado na cidade de Rio do Antônio. Conforme informações do governo da Bahia, ao todo, serão R$ 29 milhões em investimentos oriundos da Codevasf e da Embasa, sendo que os trabalhos serão gerenciados pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (SIHS). A cerimônia contou com a participação do prefeito de Lagoa Real, Pedro Cardoso (MDB), do deputado estadual Vitor Bonfim (PR) e do prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar (PDT), além de outras lideranças locais.

  • Motocicleta adulterada e droga são apreendidas em Palmas de Monte Alto

    Foto: Divulgação | PM-BA Foto: Divulgação | PM-BA
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    02/06/2021 - 12:00


    PALMAS DE MONTE ALTO

    - Na terça-feira (01), um homem de 31 anos foi preso na cidade de Palmas de Monte Alto, por ser apanhado com droga e em posse de uma motocicleta com chassi adulterado. Segundo informações da Polícia Militar (PM), a ação policial ocorreu no bairro Bonfim, por volta das 23h45, durante uma abordagem. O suspeito estava acompanhado de mais uma pessoa, mas esta última conseguiu fugir. Com o indivíduo foi apreendido a quantia em espécie de R$ 280, além de uma porção de substância análoga à maconha. Diante dos fatos, o homem foi encaminhado juntamente com o material apreendido para a Delegacia de Polícia Civil de Guanambi, onde medidas cabíveis foram adotadas.

  • Polícia apreende aparelhos eletrônicos na BR-030, em Caetité

    Foto: Divulgação | Polícia Militar Foto: Divulgação | Polícia Militar
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    02/06/2021 - 10:30


    CAETITÉ

    - Na última segunda-feira (31), um grupo de policiais do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), que compõe o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) da Bahia, apreendeu cerca de 1.467 produtos eletrônicos, durante uma vistoria em um ônibus interestadual, que trafegava pela BR-030, trecho entre Caetité e Guanambi. Segundo informou as autoridades policiais, as mercadorias possuíam “notas fiscais divergentes”, ou seja, com incongruências em relação aos produtos. Entre os itens confiscados, estão carregadores de celular, aparelhos sonoros e fones de ouvido, entre outros. Ainda conforme a polícia, a mercadoria teria saído de São Paulo e seguiria para Buritirama, que fica localizada no Vale do São Francisco, e logo após seria entregue em São Félix do Coribe, no oeste da Bahia. Todo material foi apreendido e o responsável encaminhado a Delegacia de Polícia Territorial (DPT) de Caetité.

  • Após assembleia, Sindicato dos Professores descarta greve e discute reajuste salarial

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Adele Robichez

    02/06/2021 - 09:34


    Segundo categoria, último aumento do salário ocorreu em 2019 e patronal não prevê um novo em 2021

    BAHIA

    - O Sindicato dos Professores do Estado da Bahia (Sinpro-Ba) decidiu, em uma assembleia realizada na última quarta-feira (1º), não decretar greve. Foi a terceira reunião com a mesma pauta que terminou pela categoria negando a paralisação. Por outro lado, o posicionamento contra o retorno presencial nas escolas particulares foi mantido. Uma próxima reunião ocorrerá no dia 9 de junho, desta vez sem votar o indicativo de greve. A principal questão a ser discutida na próxima assembleia se refere à “necessidade de reajuste da categoria”. De acordo com informações do sindicato, o último foi em maio de 2019. Além disso, afirma que o sindicato patronal indicou que não haverá um aumento salarial. Em contrapartida, os professores informam que trabalharam “de modo muito mais intenso” durante a pandemia da Covid-19. Na ata da reunião, divulgada pelo sindicato, os professores também justificam a permanência das aulas remotas por conta da alta ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em Salvador e na Bahia, que tem se mantido acima de 80% nas últimas semanas. Em entrevista a Rádio Metrópole, o coordenador geral do Sinpro, Allysson Mustafa, reforçou que os indicadores estão acima dos considerados como limites pela prefeitura para permitir a abertura das escolas.

  • Com novos documentos, Anvisa analisa aprovação da Sputnik V nesta semana

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Adele Robichez

    02/06/2021 - 09:30


    Bahia formalizou, em abril, compra de 9,7 milhões de doses junto ao Fundo Soberano Russo

    BAHIA

    - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve analisar, ainda nesta semana, a nova documentação enviada pelo Instituto Gamaleya, da Rússia, para a aprovação da vacina Sputnik V. Caso ela seja concedida, o imunizante poderá ser adicionado ao Programa Nacional de Imunização (PNI). “Esperamos que haja boa vontade e sensibilidade da agência para que a gente consiga ter esta aprovação nessa semana”, escreveu o governador da Bahia, Rui Costa (PT), na noite desta terça-feira (1º), nas suas redes sociais. Na primeira análise, em abril, a Anvisa negou, em decisão unânime, a importação emergencial de quase 30 milhões de doses da vacina russa contra covid-19, solicitada por 14 estados. De acordo com o órgão, a empresa fabricante não enviou os relatórios necessários para a análise de qualidade necessários para aprovação. Por conta disso, a compra de 9,7 milhões de doses da vacina Sputnik V, formalizada pelo Governo da Bahia, não pôde avançar. O primeiro lote com doses do imunizante chegaria ao estado no mês de abril.

  • Guanambi registra mais 50 novos de coronavírus em 24 horas

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    02/06/2021 - 09:00


    GUANAMBI

    - Conforme boletim epidemiológico divulgado na noite de ontem (01), pela Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-Gbi), nas últimas 24 horas, mais 50 novos casos de coronavírus foram registrados no município. Com isso, o número de casos ativos chegou a 326, dos quais 45 guanambienses estão internados. Ao todo, são 7.909 casos confirmados, sendo que destes 7.501 são de casos curados. Com 577 pessoas aguardando resultado de teste, em Guanambi, 82 vidas foram perdidas por conta da Covid-19.

  • Brumado registra mais uma morte por Covid-19

    Foto: Reprodução | Wikipédia Commons Foto: Reprodução | Wikipédia Commons
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    02/06/2021 - 08:00


    BRUMADO

    - Conforme boletim epidemiológico divulgado ontem (01) pela Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau-Bdo), mais uma pessoa morreu em decorrência da Covid-19 na cidade. Foi o óbito de número 174 em Brumado, desde o início da pandemia. Boletim epidemiológico: 115 pessoas aguardam resultado de teste; 8.615 casos confirmados; 13 pessoas hospitalizadas; 13 casos registrados nas últimas 24 horas; 193 casos e 8.248 casos curados.

  • Agência bancária no sul da Bahia é explodida; ataque é 24º no estado

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Juliana Rodrigues

    02/06/2021 - 07:00


    Caso aconteceu em unidade do Banco Bradesco na cidade de Santa Cruz da Vitória

    BAHIA

    - Mais uma agência bancária foi explodida na Bahia na madrugada desta quarta-feira (2). O ataque foi realizado por volta das 1h15, na cidade de Santa Cruz da Vitória, no sul do estado. Parte da unidade ficou destruída, mas não há registro da quantia de dinheiro levada. A agência explodida é do Banco Bradesco. A rede elétrica próxima ao estabelecimento foi atingida, o que causou a interrupção da energia na região. Os suspeitos não foram capturados, mas deixaram para trás um explosivo com um celular. Uma equipe do Bope de Salvador foi acionada para analisar a bomba. No ano de 2021, já são mais de 24 ataques a agências na Bahia. No mês passado, quatro registros foram feitos no estado. O último caso aconteceu em Salvador, no bairro de Stella Maris, em uma agência da Caixa Econômica Federal.

  • Governo de Guanambi proíbe venda de bebida alcoólica a partir desta quarta

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por André Uzêda

    02/06/2021 - 07:00


    No mesmo decreto, a prefeitura também vetou o funcionamento de bares, lanchonetes e restaurantes.

    GUANAMBI

    - A prefeitura de Guanambi resolveu aumentar as restrições para conter a Covid-19. A partir desta quarta-feira (2), a venda de bebida alcoólica, incluindo por entrega em domicílio, ficará suspensa. A medida vale das 19h30 desta quarta até as 5h da próxima segunda-feira (7). No mesmo decreto, a prefeitura também vetou o funcionamento de bares, lanchonetes e restaurantes. Esses estabelecimentos poderão trabalhar na forma de entrega em domicílio. O restante do comércio poderá abrir. A gestão também vedou a prática de qualquer atividade esportiva coletiva. No caso das academias, elas podem funcionar desde que limitada a ocupação máxima de 50%. Eventos que gerem aglomeração seguem suspensos. Em Guanambi, o toque de recolher vai das 20h às 5h. Até a noite desta terça-feira (1°), o município acumulava 7.909 casos confirmados de novo coronavírus, sendo que 326 ativos – aqueles que podem infectar outras pessoas – e 82 óbitos.

  • Em Lagoa Real, Rui assina ordem de serviço para ampliação da Adutora do Algodão

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    01/06/2021 - 21:44


    LAGOA REAL

    - O governador Rui Costa estará nesta quarta-feira (2), às 9h, no município de Lagoa Real, no sudoeste do estado, onde vai assinar a ordem de serviço para ampliação da Adutora do Algodão (3ª etapa), beneficiando a sede do município e o Distrito de Ibitira, localizado na cidade de Rio do Antônio. Serão investidos R$ 29 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC/Saneamento), provenientes da Codevasf e da Embasa. Os trabalhos serão coordenados pela Embasa, entidade vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (SIHS).

  • Fiocruz vai produzir 110 milhões de doses com IFA nacional

    Foto: Divulgação | Fiocruz Foto: Divulgação | Fiocruz
    Por Juliana Rodrigues

    01/06/2021 - 21:10


    Contrato para a transferência tecnológica foi assinado nesta terça; entrega começa em outubro

    BRASIL

    - A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai produzir 110 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford com o IFA nacional. O contrato para a transferência de tecnologia do Ingrediente Farmacêutico ativo foi assinado nesta terça-feira (1°), em ato que contou com as participações do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A entrega, antes prevista para começar em agosto, será iniciada no último trimestre deste ano. “Muito brevemente poderemos até estar exportando essa vacina. O mundo só estará seguro depois que grande parte, ou quase a totalidade da população mundial, tiver sido imunizada”, declarou o Bolsonaro, na solenidade. Com o insumo importado, a Fiocruz forneceu até o momento 47,6 milhões de vacinas. No evento, o presidente também falou sobre a Copa América, que teve nesta terça a sua realização no país reafirmada e tendo como subsedes o Distrito Federal e os estados do Mato Grosso, Goiás e Rio de Janeiro. Com informações da CNN Brasil e da Veja.

  • Bahia registra 4.280 novos casos e 88 mortes por Covid-19 em 24 horas

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Geovana Oliveira

    01/06/2021 - 19:00


    Taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes adultos com Covid é de 84% no estado

    BAHIA

    - A Bahia registrou 4.280 novos casos de Covid-19 e 88 mortes pela doença nas últimas 24 horas, segundo boletim divulgado nesta terça-feira (1º) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e o registro foram realizados hoje. No total, o estado contabiliza 1.016.480 casos confirmados da doença desde o início da pandemia, com 21.329 mortes. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com Covid é de 84% no estado. Às 12h desta terça-feira, 168 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 109 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. A Sesab alerta que este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.

  • Caetité registra mais 19 casos de coronavírus em 24 horas

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    01/06/2021 - 18:15


    CAETITÉ

    - Conforme boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (01), pela Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-Cte), no município, 167 pessoas estão com a Covid-19 em fase de tratamento(casos ativos), sendo que 19 casos foram registrados nas últimas 24 horas. Ao todo, já foram confirmados 2.351 casos, dos quais 2.157 são de curados. Em Caetité, 102 pessoas estão aguardando resultado de teste, enquanto 7 caetiteenses seguem hospitalizados. Na cidade, desde o início da pandemia, 27 vidas foram perdidas por conta da Covid-19.

  • Prefeito de Livramento decreta Corpus Christi como “Feriado Religioso Nacional”

    Foto: Reprodução | Redes Sociais Foto: Reprodução | Redes Sociais
    Por Tiago Rego | Sudoeste Bahia

    01/06/2021 - 16:00


    LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA

    - O prefeito de Livramento, Ricardinho Ribeiro (Rede), em publicação no Diário Oficial do Município (DOM), na segunda-feira (31), estabeleceu o dia de Corpus Christi como sendo feriado nacional. A data católica simboliza a eucaristia, e é adotada em algumas cidades como ponto facultativo. “O PREFEITO MUNICIPAL DE LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA, ESTADO DA BAHIA, no uso de uma de suas atribuições legais, em especial as que lhes são conferidas pela Lei Orgânica Municipal. DECRETA: Artigo 1° - Fica, por este Ato Administrativo, Decretado Feriado Religioso Nacional de Corpus Christi no Município de Livramento de Nossa Senhora, no dia 03 de junho de 2021 (sic)”, diz trecho do decreto. Portanto, se o decreto fosse obedecido, em todo território nacional seria feriado, o que não acontece na prática.

  • Feira de Agricultura Familiar de Caetité é antecipada

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    01/06/2021 - 15:00


    CAETITÉ

    - Em virtude do feriado de Corpus Christi que acontece na próxima quinta-feira (03), mesmo dia em que acontece semanalmente a Feira de Agricultura Familiar de Caetité, a Prefeitura Municipal antecipou o evento  para a próxima quarta-feira (02). A prefeitura afirmou que somente a data foi alterada, mas que horários e local continuam os mesmos. Na feira são comercializados produtos hortifrutigranjeiros, bolos, biscoitos, frutas e verduras, livres de agrotóxicos, e cerca de 40 comerciantes participam da atividade.