• Região: Advogada é agredida com cabo de vassoura por filho de cliente

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Juliana Rodrigues

    03/06/2021 - 09:30


    Caso foi divulgado pela Subseção de Vitória da Conquista da Ordem dos Advogados do Brasil, que repudiou o ocorrido

    SUDOESTE DA BAHIA

    - Uma advogada denunciou ter sido agredida com um cabo de vassoura e empurrões pelo filho de uma cliente, em Condeúba, região sudoeste da Bahia. O caso foi divulgado nesta quarta-feira (2) pela Subseção de Vitória da Conquista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio da Comissão de Defesa das Prerrogativas. Segundo a OAB, o caso aconteceu na manhã da última terça-feira (1º), após a advogada Rennê Cássia Pereira descobrir que a cliente dela, de 65 anos, se encontrava em cárcere privado, na casa do próprio filho, que tem 36 anos. Ela relatou à Ordem que pediu apoio da Polícia Militar e Civil para que ambas pudessem assisti-la, mas não teve respostas no primeiro momento. Em seguida, a própria advogada e o esposo da cliente foram em sua busca. Ao chegarem ao local, ela foi agredida. Após o ocorrido, o homem foi levado à delegacia da Polícia Civil para ser ouvido e depois foi liberado. A OAB lamentou o ato de violência, que classificou como "inaceitável e intolerável", e disse que buscará junto aos órgãos competentes a aplicação da Justiça como punição ao autor das agressões.

  • Cocaína avaliada em 1,4 milhão é achada em carro abandonado em Ibotirama

    Foto: Divulgação | SSP-BA Foto: Divulgação | SSP-BA
    Por Juliana Rodrigues

    03/06/2021 - 09:00


    Droga estava dividida em 48 tabletes estampados com o escudo do Paris Saint-Germain, dentro de uma mala

    REGIÃO

    - Cinquenta quilos de cocaína, avaliados em aproximadamente R$ 1,4 milhão, foram encontrados por equipes da 28ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Ibotirama), na noite de quarta-feira (2). Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA), os entorpecentes, divididos em 48 tabletes, estavam dentro de uma mala, em um carro abandonado, no centro da cidade de Ibotirama, região Oeste da Bahia. Alguns tabletes estavam estampados com o escudo do time francês Paris Saint-Germain. O comandante da unidade, o major PM Anderson Ronni, afirmou que as guarnições receberam a informação de um veículo com entorpecentes. “O carro estava abandonado, próximo a uma instituição financeira, com a chave no painel. Durante buscas, localizamos os 48 tabletes de cocaína. Realizamos rondas, mas não encontramos nenhum suspeito”, contou o major. As drogas e o carro, do modelo Fiat Mobi, foram encaminhados para a Delegacia Territorial (DT) de Ibotirama. O delegado titular, Jailson Teixeira, informou que o veículo não tem restrição de roubo. “Entramos em contato com o proprietário. Ele informou que vendeu o veículo, mas a transferência do valor ainda não tinha sido realizada. Estamos investigando o caso”, completou.

  • Jornalistas são mantidos em grupo prioritário de vacinação pelo TJ-BA

    Foto: Divulgação | TJ/BA Foto: Divulgação | TJ/BA
    Por Juliana Rodrigues

    02/06/2021 - 22:30


    Decisão teve mobilização do Sinjorba

    BAHIA

    - O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) negou o mandado de segurança feito pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) no qual tentava impedir a vacinação dos profissionais de imprensa, aprovado no último dia 18 de maio pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Na decisão, o desembargador José Cícero Landim Neto, presidente da Turma de Uniformização de Jurisprudência das Turmas Recursais do TJ-BA, afirmou que as considerações apresentadas pelo MP “não estão fundamentadas em critérios técnicos e científicos” e que “priorizar os profissionais de comunicação não significa deixar de vacinar grupos prioritários que seguem no calendário de vacinação pois verifica-se escalonamento da vacinação obedecendo o Plano Nacional de Operacionalização da vacina contra a covid-19”. Além disso, o desembargador Ladim Neto reiterou ainda que “a definição de grupos prioritários para a vacinação é uma decisão que está na esfera do mérito administrativo do ente estatal, restringindo-se a intervenção do Poder Judiciário neste caso somente em caso de violação da legalidade e razoabilidade”. A decisão ocorreu após uma mobilização realizada pelo Sindicato dos Jornalistas na Bahia (Sinjorba) que se manifestou contra a tentativa do MP de retirar os profissionais de comunicação do grupo prioritário de vacinação. Para o presidente do sindicato, Moacy Neves, “agora, com a decisão do TJ/BA, não há razão alguma para não vacinar os profissionais de comunicação que estão na linha de frente no combate à Covid, do mesmo modo que policiais, bombeiros e professores”, afirmou.

  • Polícia desarticula quadrilha responsável por explosões em bancos da Bahia

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Gabriel Amorim

    02/06/2021 - 22:28


    Oito integrantes do grupo que atua por todo o estado foram identificados em ação do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco)

    BAHIA

    - A principal quadrilha responsável pelos assaltos à banco que tomaram conta no interior baiano desde o mês de abril foi desarticulada depois de uma ação comandada pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). Ao todo, em 2021, 28 ataques a bancos com explosivos já foram registrados no estado. “Temos evidências para acreditar que boa parte dessas ocorrências registradas no nosso estado em 2021 foi orquestrada por essa quadrilha. Os esforços de investigação seguem no sentido de identificar se temos ainda outros membros remanescentes desse grupo que ainda não foram capturados”, diz o diretor do Draco, José Bezerra Júnior, em coletiva vitual para a imprensa. Ao todo, oito suspeitos foram identificados. Sete foram encontrados após um cerco armado pelas equipes da Polícia na cidade de Maracás. Na abordagem realizada aos suspeitos, cinco acabaram mortos em confronto. A última prisão, daquele identificado como líder da quadrilha, foi realizada no último dia 22 na cidade de Osasco, em São Paulo. Equipes baianas realizaram a ação na cidade paulista e o suspeito já foi transferido para o Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador. A identidade do suspeito não foi revelada. “É um indivíduo que as investigações apontam que foi pessoalmente executar alguns dos ataques”, explica Bezerra. Ainda segundo o diretor do Draco, as ações com explosivos no interior baiano ocorridas até o dia 7 de maio, quando três agências foram atacadas na cidade de Correntina, no interior baiano teriam sido realizadas pela quadrilha. Questionado pela reportagem, o delegado aponta uma possível relação dos presos com os ataques registrados a agências da Caixa Econômica Federal no fim de maio. “As investigações relacionadas a essas ocorrências ainda estão em curso. Há uma possibilidade dessas duas ocorrências da capital realmente serem de remanescentes, que realmente tenham alguma ligação com esse grupo”, explicou. Ainda segundo o diretor, ainda não é possível apontar relação do de membros remanescentes do grupo com os ataques mais recentes registrados nesta quarta-feira (2). “Sobre as ocorrências de hoje ainda é precoce dizer se há ligação já que as investigações começaram hoje”, concluiu.

  • Guanambi chega ao 83º óbito por conta da Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    02/06/2021 - 21:45


    GUANAMBI

    - Segundo informou a Secretaria de Saúde de Guanambi (Sesau-Gbi), na noite desta quarta-feira (02), mais uma pessoa foi vitimada fatalmente pela Covid-19, no município. Trata-se, portanto, do 83º óbito da cidade de Guanambi, desde o início da pandemia. A vítima é do sexo feminino, tinha 46 anos e tinha histórico de comorbidades (Diabetes Mellitus), e estava internada no Hospital Geral de Guanambi, onde aguardava regulação para hospital de referência. Com o agravamento do quadro, a mulher veio a óbito no HGG, no dia de hoje. Boletim epidemiológico: 570 pessoas aguardam resultado de teste; 371 casos ativos; 8.002 casos confirmados; 7.548 recuperados; 36 internados e 93 novos casos em 24 horas.

  • Brumado tem 13 pessoas internadas por conta da Covid-19

    Foto: Reprodução | Wikipédia Commons Foto: Reprodução | Wikipédia Commons
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    02/06/2021 - 20:00


    BRUMADO

    - A Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau-Bdo) divulgou na noite desta quarta-feira (02), os números do quadro pandêmico de Brumado. São estes: 13 pacientes internados; 14 casos em 24 horas; 8.629 casos confirmados; 8.263 casos curados e 192 casos ativos. A Sesau-Bdo retirou do boletim a informação referente a quantidade de pacientes que aguardam resultado de teste. Em Brumado, desde o início da pandemia, 174 pessoas foram a óbito em consequência de complicações causadas pela doença.

  • Bahia registra 4.887 novos casos e 93 mortes por Covid-19 em 24 horas

    Foto: Reprodução | AFP Foto: Reprodução | AFP
    Por Luciana Freire

    02/06/2021 - 19:30


    Taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes adultos com Covid é de 85% no estado

    BAHIA

    - A Bahia registrou 4.887 novos casos de Covid-19 e 93 mortes pela doença nas últimas 24 horas, segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (2) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e o registro foram realizados hoje. No total, o estado contabiliza 1.021.367 casos confirmados da doença desde o início da pandemia, com 21.422 mortes. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com Covid é de 85% no estado, o que representa um crescimento de 1% nas últimas 24h.

  • Caetité registra 27 novos casos de coronavírus

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    02/06/2021 - 18:30


    CAETITÉ

    - Segundo informou a Secretaria de Saúde de Caetité (Sesau-Cte), nesta quarta-feira (02), em atualização de boletim epidemiológico, mais 27 novos casos de coronavírus foram registrados na cidade. Com isso, houve um acréscimo no número de casos ativos, que agora é da ordem de 175. Já são 2.378 contaminações no município, ao passo que 2.176 são de casos curados. Em Caetité, 99 pessoas aguardam resultado, ao mesmo tempo que 8 pacientes estão internados. Na cidade, desde o início da pandemia, 27 vidas foram perdidas para a Covid-19.

  • Variante da Covid-19 vinda do Reino Unido é detectada em Cândido Sales

    Foto: Reprodução | Getty Images Foto: Reprodução | Getty Images
    Por Adele Robichez

    02/06/2021 - 17:00


    CÂNDIDO SALES

    - A Secretaria de Saúde do município de Cândido Sales informou, em uma nota técnica divulgada nesta terça-feira (1º), que a variante VOC B.1.1.7 da Covid-19 foi detectada em um paciente da cidade. O resultado foi obtido através de um exame laboratorial, feito por sequenciamento genético, realizado no dia 4 de maio. Segundo o comunicado da prefeitura, o paciente foi curado e recebeu alta. Além disso, a nota informa que todas as medidas sanitárias estão sendo tomadas. Os contatos foram rastreados e os suspeitos encontram-se isolados para evitar a disseminação da cepa “Alfa”, de acordo com a nova nomenclatura da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mesmo com os cuidados, a prefeitura alerta para o reforço das ações de proteção por parte da população, como o uso de máscaras, higiene das mãos, distanciamento social e, em caso de suspeita, o isolamento e testagem para diagnóstico da doença. 

  • Prefeitura de Caetité endurece regras sanitárias de combate à Covid-19

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    02/06/2021 - 16:00


    CAETITÉ

    - O Decreto Municipal da Prefeitura de Caetité nº 77, de 01 de junho de 2021, endurece as medidas preventivas de combate ao coronavírus, em virtude do aumento de casos registrados no mês passado, além da proximidade dos festejos juninos. Conforme consta no Decreto, fica proibido o atendimento presencial para consumo no local em bares, restaurantes, lanchonetes, pastelarias, barracas e quiosques localizados no distrito de Brejinho das Ametistas e adjacências, sendo permitido, no entanto, o funcionamento para retirada no local até as 18h, e ou a entrega em domicilio de alimentos até às 24h. Na sede, bares, restaurantes, pastelarias e lanchonetes poderão funcionar até às 19h30, e para entrega em domicílio de alimentos até às 24h. Nas demais localidades fica permitido o funcionamento dos bares e restaurantes até às 18h. Atos religiosos poderão ocorrer, desde que não extrapole a capacidade de 30% do templo. Eventos como shows e demais eventos recreativos, sejam estes públicos ou privados, estão proibidos. No caso de atividades físicas, será permitido a realização de caminhadas e demais práticas esportivas, desde que realizadas das 5h até às 20.

  • Em Lagoa Real, Rui Costa assina ordem de serviço para Adutora do Algodão

    Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Mauri Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    02/06/2021 - 14:00


    LAGOA REAL

    - Na manhã desta quarta-feira (02), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), esteve na cidade de Lagoa Real, onde assinou uma ordem de serviço para ampliação da Adutora de Algodão, que irá beneficiar com água potável os moradores da própria Lagoa Real, além do distrito de Ibitira, que fica localizado na cidade de Rio do Antônio. Conforme informações do governo da Bahia, ao todo, serão R$ 29 milhões em investimentos oriundos da Codevasf e da Embasa, sendo que os trabalhos serão gerenciados pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (SIHS). A cerimônia contou com a participação do prefeito de Lagoa Real, Pedro Cardoso (MDB), do deputado estadual Vitor Bonfim (PR) e do prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar (PDT), além de outras lideranças locais.

  • Motocicleta adulterada e droga são apreendidas em Palmas de Monte Alto

    Foto: Divulgação | PM-BA Foto: Divulgação | PM-BA
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    02/06/2021 - 12:00


    PALMAS DE MONTE ALTO

    - Na terça-feira (01), um homem de 31 anos foi preso na cidade de Palmas de Monte Alto, por ser apanhado com droga e em posse de uma motocicleta com chassi adulterado. Segundo informações da Polícia Militar (PM), a ação policial ocorreu no bairro Bonfim, por volta das 23h45, durante uma abordagem. O suspeito estava acompanhado de mais uma pessoa, mas esta última conseguiu fugir. Com o indivíduo foi apreendido a quantia em espécie de R$ 280, além de uma porção de substância análoga à maconha. Diante dos fatos, o homem foi encaminhado juntamente com o material apreendido para a Delegacia de Polícia Civil de Guanambi, onde medidas cabíveis foram adotadas.

  • Polícia apreende aparelhos eletrônicos na BR-030, em Caetité

    Foto: Divulgação | Polícia Militar Foto: Divulgação | Polícia Militar
    Por Redação do Sudoeste Bahia

    02/06/2021 - 10:30


    CAETITÉ

    - Na última segunda-feira (31), um grupo de policiais do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), que compõe o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) da Bahia, apreendeu cerca de 1.467 produtos eletrônicos, durante uma vistoria em um ônibus interestadual, que trafegava pela BR-030, trecho entre Caetité e Guanambi. Segundo informou as autoridades policiais, as mercadorias possuíam “notas fiscais divergentes”, ou seja, com incongruências em relação aos produtos. Entre os itens confiscados, estão carregadores de celular, aparelhos sonoros e fones de ouvido, entre outros. Ainda conforme a polícia, a mercadoria teria saído de São Paulo e seguiria para Buritirama, que fica localizada no Vale do São Francisco, e logo após seria entregue em São Félix do Coribe, no oeste da Bahia. Todo material foi apreendido e o responsável encaminhado a Delegacia de Polícia Territorial (DPT) de Caetité.

  • Após assembleia, Sindicato dos Professores descarta greve e discute reajuste salarial

    Foto: Reprodução | Agência Brasil Foto: Reprodução | Agência Brasil
    Por Adele Robichez

    02/06/2021 - 09:34


    Segundo categoria, último aumento do salário ocorreu em 2019 e patronal não prevê um novo em 2021

    BAHIA

    - O Sindicato dos Professores do Estado da Bahia (Sinpro-Ba) decidiu, em uma assembleia realizada na última quarta-feira (1º), não decretar greve. Foi a terceira reunião com a mesma pauta que terminou pela categoria negando a paralisação. Por outro lado, o posicionamento contra o retorno presencial nas escolas particulares foi mantido. Uma próxima reunião ocorrerá no dia 9 de junho, desta vez sem votar o indicativo de greve. A principal questão a ser discutida na próxima assembleia se refere à “necessidade de reajuste da categoria”. De acordo com informações do sindicato, o último foi em maio de 2019. Além disso, afirma que o sindicato patronal indicou que não haverá um aumento salarial. Em contrapartida, os professores informam que trabalharam “de modo muito mais intenso” durante a pandemia da Covid-19. Na ata da reunião, divulgada pelo sindicato, os professores também justificam a permanência das aulas remotas por conta da alta ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em Salvador e na Bahia, que tem se mantido acima de 80% nas últimas semanas. Em entrevista a Rádio Metrópole, o coordenador geral do Sinpro, Allysson Mustafa, reforçou que os indicadores estão acima dos considerados como limites pela prefeitura para permitir a abertura das escolas.

  • Com novos documentos, Anvisa analisa aprovação da Sputnik V nesta semana

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Adele Robichez

    02/06/2021 - 09:30


    Bahia formalizou, em abril, compra de 9,7 milhões de doses junto ao Fundo Soberano Russo

    BAHIA

    - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve analisar, ainda nesta semana, a nova documentação enviada pelo Instituto Gamaleya, da Rússia, para a aprovação da vacina Sputnik V. Caso ela seja concedida, o imunizante poderá ser adicionado ao Programa Nacional de Imunização (PNI). “Esperamos que haja boa vontade e sensibilidade da agência para que a gente consiga ter esta aprovação nessa semana”, escreveu o governador da Bahia, Rui Costa (PT), na noite desta terça-feira (1º), nas suas redes sociais. Na primeira análise, em abril, a Anvisa negou, em decisão unânime, a importação emergencial de quase 30 milhões de doses da vacina russa contra covid-19, solicitada por 14 estados. De acordo com o órgão, a empresa fabricante não enviou os relatórios necessários para a análise de qualidade necessários para aprovação. Por conta disso, a compra de 9,7 milhões de doses da vacina Sputnik V, formalizada pelo Governo da Bahia, não pôde avançar. O primeiro lote com doses do imunizante chegaria ao estado no mês de abril.